book_icon

Como o Sistema de Gestão Empresarial pode ajudar em momentos de crise

O uso do ERP na gestão de processos e análise de dados traz inúmeros benefícios para as empresas e tornou-se ainda mais estratégico nos últimos anos devido ao aumento de informações produzidas.

O sucesso de uma empresa pode ser percebido a partir de um conjunto de vários fatores. O tamanho da base de clientes, a qualidade dos serviços e o investimento em inovação estão, certamente, entre os principais e ajudam a explicar o êxito de um negócio. A maneira como as empresas usam a tecnologia para aprimorar a qualidade de seus produtos e conquistar novos clientes também tem um papel fundamental na expansão de qualquer companhia.

Outro ponto importante que ajuda a explicar tal êxito é a maneira como as empresas lidam com as crises e os desafios de seu segmento. Recentemente, a pandemia da Covid-19 provocou mudanças profundas no ambiente corporativo, causando vários problemas para muitos negócios. Fato é que, diante de um cenário de enorme competitividade e mudanças contínuas, é necessário estar preparado para suportar tais crises.

Apoio estratégico do ERP
Há tempos a tecnologia vem ganhando destaque no cenário corporativo. Para além do aperfeiçoamento de processos, cuja execução foi otimizada, o aumento da produção e armazenamento de informações pelas empresas elevou ainda mais o protagonismo dessas soluções. Diante dessas mudanças, adotar um software de gestão tornou-se uma ação necessária para o crescimento e sobrevivência de um negócio.

Além de identificar pontos de aprimoramento e, até mesmo, onde é possível cortar custos, o ERP tem uma atuação estratégica na gestão de informações, auxiliando as empresas diretamente na tomada de decisões baseadas em dados. É importante destacar que a gestão de informações pode ser externa ou interna. Assim, as empresas podem tanto analisar dados dos seus clientes, quanto das equipes para, a partir dessas análises, tomar decisões mais assertivas e com chances mínimas de falhas.

Em síntese, a tomada de decisões pautada em dados é mais eficiente porque baseia-se em insumos coletados nos próprios sistemas das empresas, sendo, portanto, mais assertiva que outras estratégias a partir de informações subjetivas. Exatamente por isso, o ERP desempenha um papel fundamental dentro das organizações, pois coleta, integra e armazena tais dados de forma segura, munindo as lideranças com relatórios precisos sobre os dados.

Gestão eficiente e integração
Um modelo de negócios enrijecido é um grande problema para qualquer empresa. Além de dificultar a atuação de forma ágil e efetiva, pode também elevar os custos operacionais das organizações. Adotar um sistema de ERP minimiza esse problema, pois o software de gestão permite uma integração entre os setores, centralizando as informações em uma única plataforma e proporcionando maior flexibilidade às equipes, que podem operar de qualquer lugar.

A integração e centralização das informações evita falhas como duplicidade de informações e permite uma atuação mais ágil na execução dos processos. Com isso, os gestores têm maior controle sobre as equipes, além de diagnósticos detalhados, periodicamente, com sugestões de medidas e ações a serem adotadas para tornar o ambiente corporativo mais eficiente.

Para além disso, uma solução de gestão proporciona muitas vantagens para sua empresa que, em tempos de crise, tornam-se ainda mais importantes. O uso estratégico de dados na tomada de decisões, bem como a qualidade e eficiência na execução dos processos trazem maior competitividade às empresas que investem nestas soluções. Dessa forma, elas conseguem manter-se estáveis mesmo em tempos de mudanças e turbulências no mercado.

Por fim, é importante reforçar que o investimento em um sistema de gestão empresarial é essencial para a saúde financeira do seu negócio. Além de minimizar os impactos de crises, atuando, essencialmente, na melhoria contínua dos processos, segurança de dados e produção de relatórios para a tomada de decisões amparada em dados, o ERP traz mais competitividade para sua companhia.

Por Fernando Brolo, sales partner na logithink.

 

ERP na gestão de processos

Sistema de Gestão Empresarial

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | PRÊMIO A ESCOLHA DO LEITOR

As indicações do usuário

Leia nessa edição sobre carreira

CÓDIGO ABERTO

Kubernetes rumo à Nuvem

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

LEGISLAÇÃO

Importações desafiam as empresas

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

COMUNICAÇÕES

5G: Será que agora vai?

Outubro | 2021 | #51 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento