book_icon

Entenda na prática como funciona o conceito ‘plug and play’ para soluções ópticas

Sem a necessidade de abertura da caixa, a expectativa é que a redução no tempo gasto para uma ativação seja de 25%, o que pode possibilitar um aumento dos mesmos 25% na quantidade de ativações por dia

Entenda na prática como funciona o conceito ‘plug and play’ para soluções ópticas

O conceito plug and play, ou plugar e usar em tradução livre, utilizado em soluções ópticas pré-conectorizadas da Fibracem, tem sido considerado inovador para o mercado de Telecomunicações. Com a promessa de levar fibra óptica aos assinantes de uma forma mais rápida, algumas dúvidas ainda rondam os profissionais desse segmento. E a pergunta que não quer calar, é: como essa tecnologia realmente funciona?

De acordo com o gerente Técnico da Fibracem, indústria brasileira especializada no setor de Comunicação Óptica, Sebastião Rezende, na prática, com o conceito Precon os cabos dos assinantes são fornecidos para as caixas terminais ópticas pré-conectorizadas já com o conector AirBond em uma das extremidades prontas e testadas de fábrica, o que garante maior segurança de rede e elimina a necessidade de manutenção posterior nos conectores. Segundo ele, isso agiliza e reduz consideravelmente o tempo gasto para instalação, pois possibilita que o instalador precise apenas conectar o cabo na CTOP.

Redução do tempo gasto para instalação e melhor custo-benefício são algumas das vantagens proporcionadas pela tecnologia

“Tarefas como a abertura da caixa, decapar a fibra com a remoção do acrilato, a clivagem e a limpeza, que antes poderiam inclusive influenciar a confiabilidade da instalação, não serão mais necessárias, pois o conceito tem por objetivo facilitar o trabalho operacional do instalador evitando montagens de conectores de campo”, afirma.

Ganhos operacionais
Sem a necessidade de abertura da caixa, a expectativa é que a redução no tempo gasto para uma ativação seja de 25%, o que consequentemente pode possibilitar um aumento dos mesmos 25% na quantidade de ativações por dia. “O instalador terá à disposição produtos com grau de proteção IP67, tanto no caso da CTO Aircase quanto da CTO Airfit, ou seja, equipamentos mais seguros que outros modelos já disponibilizados no mercado”, comenta. “Além disso, haverá uma melhora na velocidade de lançamento de rede e garantia de nível de sinal”, acrescenta.

Sebastião ressalta também, quem em relação ao comprimento de cabos necessários para realizar uma conexão, atualmente existem rolos com opções de comprimento padrão e que cabe ao instalador escolher o cabo que terá menor sobra.

Inspiração para o conceito Plug and Play
De acordo com o CEOO e fundador da Fibracem, Luiz Bitencourt, a busca constante em acompanhar e antecipar as demandas do mercado de Telecomunicações foi fator primordial para lançar produtos com o conceito Precon. “A inspiração desta solução converge com a necessidade de agilidade e confiabilidade nas ativações, aspectos necessários às montagens de redes ópticas com qualidade e eficiência”, finaliza.

conceito Plug and Play

Fibracem

Luiz Bitencourt

plugar e usar

PRECON

Sebastião Rezende

soluções ópticas pré-conectorizadas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | PRÊMIO A ESCOLHA DO LEITOR

As indicações do usuário

Leia nessa edição sobre carreira

CÓDIGO ABERTO

Kubernetes rumo à Nuvem

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

LEGISLAÇÃO

Importações desafiam as empresas

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

COMUNICAÇÕES

5G: Será que agora vai?

Outubro | 2021 | #51 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento