book_icon

Soluções tecnológicas no suporte de segurança pública

No ano passado, o País registrou um aumento de 10% na violência contra policiais, num total de 198 de policiais assassinados em serviço ou de folga com relação a 2019. Da mesma forma que a escalada de violência aumenta na sociedade, a segurança pública também sofre com a criminalidade. Mas como proteger melhor os policiais?

A resposta pode estar na tecnologia. As bodycams ou câmeras corporais utilizadas em conjunto com as viaturas inteligentes, também dotadas de câmeras internas e externas, têm por objetivo registrar as ocorrências contra os policiais e ao mesmo tempo proteger a população contra abuso de autoridade. Estas câmeras funcionam como testemunho do trabalho de segurança, coibindo excessos de ambos os lados.

As atuais tecnologias de vídeo monitoramento são capazes de funcionar como um centro de acesso aos dados. Por exemplo, no caso de uma blitz de trânsito que tem o objetivo de identificar veículos com restrições de circulação, o gravador mobile com Inteligência Artificial associado às câmeras de monitoramento instaladas na viatura conseguem fazer a leitura automática das placas dos veículos e identificar em poucos segundos veículos com IPVA atrasado, ou ainda com mandados de busca e apreensão. Além disso, as câmeras externas da viatura realizam o reconhecimento facial do condutor do veículo, enquanto a autoridade checa a documentação do motorista e esta avaliação já indica se há casos judiciais junto ao condutor. Esta tecnologia de análise de dados é aplicada por um equipamento (NVR) pequeno e embarcado dentro da viatura, que funciona mesmo offline e pode armazenar até 50.000 placas de veículos ou faces.

Desta forma, um conjunto de soluções de vídeo monitoramento dotado de Inteligência Artificial, pode auxiliar as autoridades a avaliar estes automóveis e seus ocupantes de uma maneira mais ágil e assertiva

Expansão da segurança
O uso da tecnologia em veículos ainda oferece outras aplicações como o monitoramento de estacionamentos rotativos, por meio de validação das placas dos veículos estacionados, ou de operações policiais, tornando a viatura policial uma fonte geradora de provas de delitos, estas podendo ser utilizadas como provas judiciais incontestáveis.

A solução mobile embarcada na viatura pode ainda fazer do veículo um hotspot de conectividade wireless, sendo que a viatura passa a ser um ponto de conectividade para bodycams e celulares, por exemplo. Com isso, oferece suporte estratégico e tático para operações, sendo que as imagens podem ser visualizadas em telas que oferecem a visão total do monitoramento realizado.

O principal ganho da aplicação destas soluções pelas autoridades nacionais é o rastreamento das ações policiais, funcionando também como uma barreira virtual e um incentivo para atitudes pacíficas. Ao monitorar o que está acontecendo, evita-se maus tratos, abuso da força policial com registro mesmo em deslocamento, pois trata-se de uma plataforma que abrange imagens da câmera do policial (bodycam) e do veículo (dentro e fora). Estas câmeras não podem ser desligadas e enviam informações em tempo real.

Há um crescente aumento da demanda por estas soluções, uma tendência que inclui as empresas de transportes, que utilizam funcionalidades inteligentes condicionais, como por exemplo, a implementação que permite que o veículo seja acionado somente para o motorista designado, por meio de reconhecimento facial.

Além disso, as soluções inteligentes de vídeo monitoramento aplicadas em veículos promovem a análise do comportamento do condutor gerando alertas para o motorista e para uma central, caso este esteja apresentando sinais de fadiga, ou falando ao celular, fumando, ou ainda, dirigindo de maneira perigosa, com manobras bruscas e velocidade acima da regulamentada pela via. Monitora também a aproximação rápida de outro veículo ou objetos, diminuindo o risco de colisões. Também pode ter um botão de pânico para alertar o centro de comando caso ocorra algum problema, permitindo que o veículo seja monitorado e rastreado em tempo real.

O monitoramento veicular é uma tendência, seja para autoridades, empresas ou para o transporte público, para garantir a segurança pública, fornecer provas de delitos e abusos, rastrear e gerar base de dados. A maioria das soluções apenas grava e rastreia, mas o mercado já oferece opções com um nível superior de tecnologia em conexão e inteligência de dados.

Reduzir a violência urbana envolve muito mais que tecnologia, englobando aspectos econômicos e sociais. Porém, são ferramentas que a curto e médio prazos podem sim ajudar a inibir e a diminuir os altos índices de criminalidade.

Por Lucas Kubaski, diretor de soluções da Dahua Technology.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.