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Transformação cultural inspira crescimento da Melhoramentos no segundo trimestre

Com maior foco em pessoas desde a mudança de gestão, as novas ações já impactam nos resultados da empresa no 2º trimestre e reforçam a importância da felicidade no trabalho em um ambiente cada vez mais acolhedor e propício às inovações e atração contínua de talentos

Transformação cultural inspira crescimento da Melhoramentos no segundo trimestre

Desde 2019, a Melhoramentos – companhia de capital aberto que atua diretamente ou por meio de suas controladas, nos segmentos Editorial, Florestal e Patrimonial – vive um novo modelo de gestão. Essa transformação incluiu o reposicionamento da marca, redefinição de propósitos, valores e atuação em novos negócios, desenvolvimento produtos que tragam impactos positivos para o meio ambiente, para ampliação da cultura e educação. A partir daí, a empresa inicia nova fase dessa transformação: fazer da Melhoramentos a melhor experiência profissional para seus mais de 350 colaboradores e que já apresenta resultados positivos. As mudanças já se refletem nos resultados da empresa, que apresentou crescimento de 108% nas vendas no 2º trimestre e aumento de 53% na receita líquida.

Os reflexos da mudança também aparecem nos resultados da primeira Pesquisa de Clima realizada pela empresa, para medir a satisfação dos colaboradores com relação a nove grandes dimensões: empoderamento, reconhecimento & feedback, satisfação, bem-estar, conexão com os colegas, conexão com líder, crescimento pessoal, cultura, embaixadores e satisfação. Com participação de 84% dos colaboradores que responderam às 96 perguntas, a Melhoramentos atingiu a média de 4 pontos no resultado geral, sendo 5 a nota máxima. Além disso, os resultados da pesquisa vão orientar novas ações e iniciativas elaboradas entre gestores e equipes para a empresa atingir a nota máxima em cada dimensão.

Nosso objetivo é olhar para as nossas pessoas como nosso grande valor  

Com o foco em suas pessoas, a Melhoramentos desenvolveu uma série de ações alinham os objetivos do colaborador aos da empresa, entre elas:
 Apoio e monitoramento na pandemia: foram criadas duas frentes de apoio, uma para cuidados com a integridade física dos colaboradores, com distribuição de kit (máscaras, álcool em gel); fechamento do escritório; monitoramento diário de casos e suspeitas.

A segunda frente, foca nos cuidados com a integridade psicológica dos colaboradores, a partir da criação do ‘termômetro de humor dos times’; painel de celebrações com as equipes; cuidado com novos integrantes; lives das lideranças, “Café com CEO” e o Programa “Você Melhor”, com apoio de profissionais de saúde e psicólogos trazendo temas sobre: Saúde Emocional; Saúde Financeira; O sabor das Emoções; Ergonomia; Exercício físico e Qualidade de Vida; O Lucro da Felicidade; Vida saudável através da Nutrição; Yoga e Meditação.

 Melhor Ação: programa criado para promover a mudança na vida dos vizinhos das unidades da empresa em situação de risco social, indicados por colaboradores, em duas frentes: assistencial, prestando apoio pontual no período de maior vulnerabilidade (pandemia) com doação de cestas básicas; e desenvolvimento social, para ajudá-los a encontrar estabilidade e implementar planos de ação para sair da situação de fome de forma sustentável.

O programa já atende a 70 famílias indicadas e acompanhadas quinzenalmente por 30 colaboradores voluntários, além dos 8 colaboradores que coordenam a ação e organizam a arrecadação e distribuição das cestas básicas e cartão alimentação. Além disso, a empresa está voltada para ações sociais e tem intensificado as campanhas de doação de sangue e agasalho.

Programa Movimentos: tem como objetivo estimular e desenvolver os novos Comportamentos e Competências dos colaboradores, evidenciando mudanças internas, os movimentos da Melhoramentos e impulsionar a mudança de mindset, mostrando que todo mundo tem a sua importância para a empresa. Para isso, a Melhoramentos elegeu os ‘Embaixadores da Transformação’, que são colaboradores de diversas áreas responsáveis por disseminar os Comportamentos e Competências por meio de seus grupos, como exemplo o ‘Programa Mais Valor’, iniciativa de reconhecimento aos colaboradores que representam os valores da Melhoramentos no seu dia a dia e que contribuem para o propósito da empresa: “Fazer crescer para Melhorar o Amanhã!”. A cada dois meses, os colaboradores indicarão um colega de trabalho a ser reconhecido. O colaborador eleito com maior número de indicações em cada grupo, será referência e participará dos processos de onboarding com os novos colaboradores e, ainda poderá ser membro do programa Movimentos.

 Painel de Felicidade: uma ferramenta de apoio ao gestor no home office, para acompanhamento do humor e bem-estar dos times. Esse “termômetro” é uma alerta para que o gestor possa atuar quando alguém do time aponta que não está bem, trazendo mais proximidade e engajamentos das pessoas;

 Olimpíada: interna com os maiores participantes da plataforma. Isso aumentou nosso engajamento na plataforma para quase 90% do time usando o feed;

 Painel de celebrações e feedbacks: integrado com o modelo de avaliação de competências – internamente conhecido como “modelo de valorização profissional”;

 Programa Integra (lives, pesquisas concursos): a partir do valor: “Inspiramos confiança agindo com integridade”, o programa tem por objetivo promover o diálogo sobre os temas destacados nas palavras-chaves (respeito, transparência, cuidado, empatia, ética e diversidade) por meio das lives de reconhecimento, que informam toda a empresa os colaboradores promovidos, com um discurso do gestor para cada um deles. Além disso, concursos, enquetes, pesquisas, “Café com CEO” são utilizados para disseminar a cultura do respeito em toda Companhia;

 Onboarding: criado para garantir que novos colaboradores conheçam a cultura organizacional, por meio de um processo de aprendizagem rápido e efetivo. O programa dura três meses com acompanhamento e envolvimento de todas as áreas da empresa.

Recentemente, a empresa lançou seu Relatório de Sustentabilidade 2020 , onde aponta inúmeros avanços nas práticas de crescimento sustentável e responsável. Desenvolvido no padrão GRI (Global Reporting Initiative), o documento destaca a nova estratégia corporativa da Melhoramentos, alinhada aos princípios ESG, com o foco em apoiar a agenda global e intensificar o impacto positivo para colaboradores, comunidade e meio ambiente.

“A Melhoramentos está promovendo não apenas uma mudança de gestão, mas uma verdadeira transformação cultural. Nosso objetivo é olhar para as nossas pessoas como nosso grande valor. Para isso, queremos fazer da empresa o melhor ambiente para elas se desenvolverem, aprenderem coisas novas todos os dias e, principalmente encontrarem a felicidade no trabalho. Acreditamos que a soma desses elementos se reflete na sustentabilidade dos nossos negócios”, destaca a diretora Jurídica, de Sustentabilidade e de Pessoas da Melhoramentos, Karin Neves.

Serviço
www.melhoramentos.com.br

 

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