book_icon

Como promover a inclusão em ambiente de trabalho híbrido, segundo o Gartner

O trabalho híbrido afeta quatro dos elementos que constituem a inclusão: tratamento justo, diversidade, pertencimento e confiança

Como promover a inclusão em ambiente de trabalho híbrido, segundo o Gartner

Organizações que gerenciam efetivamente a transição para um ambiente de trabalho híbrido e empregam iniciativas sustentáveis ​​podem aumentar a inclusão em 24%, de acordo com o Gartner. Antes da pandemia de Covid-19, muitas das formas pelas quais as organizações fomentavam a inclusão eram projetadas para um mundo principalmente local, incluindo grupos de recursos de funcionários (ERGs) e seu patrocínio de eventos presenciais. O trabalho híbrido afeta quatro dos elementos que constituem a inclusão: tratamento justo, diversidade, pertencimento e confiança.

“A inclusão pode ser comprometida em um ambiente de trabalho híbrido devido à falta de visibilidade”, disse Ingrid Laman, vice-presidente de Consultoria na Prática de RH do Gartner. “Em um ambiente de trabalho híbrido, o tratamento injusto pode não ser verificado, pois os funcionários têm menos visibilidade de como os outros são tratados; a confiança pode diminuir devido à falta de transparência”, afirmou.

No escritório é fácil se apresentar a um colega sênior quando você se depara com ele, mas no mundo híbrido, as organizações devem facilitar o esforço necessário para participar de programas de rede e ajudar a facilitar as conexões

O Gartner recomenda que os líderes de RH adotem iniciativas de inclusão sustentável que se concentrem em abordar os elementos de exclusão que os funcionários vivenciam regularmente por meio das seguintes estratégias:

Treinamento e relatórios de microagressões
Para lidar com o tratamento injusto no ambiente de trabalho híbrido, os líderes devem começar criando consciência e equipando os funcionários com as habilidades para identificar e lidar com microagressões. Microagressões são indignidades verbais, comportamentais ou ambientais que insultam grupos tradicionalmente marginalizados. Os esforços atuais de treinamento e desenvolvimento concentram-se amplamente no preconceito inconsciente; no entanto, para realmente promover a inclusão, todos os funcionários precisam entender como ter empatia com as experiências de grupos marginalizados, como identificar microagressões e, mais importante, como prevenir e impedir que as microagressões aconteçam ou aumentem.

Programas de Mentoria de Diversidade
Lidar com a falta de transparência e suporte de carreira de talentos sub-representados é a chave para promover a inclusão no ambiente de trabalho híbrido. Os desafios mais abrangentes para aumentar a diversidade são de natureza organizacional – falta de transparência nos planos de carreira, os próximos passos para promoção e falta de mentores/apoio de carreira tornam difícil para talentos sub-representados ascenderem a posições mais sêniores. Os empregadores precisam fornecer uma infraestrutura de rede viável, que permita que os talentos sub-representados construam redes com foco no crescimento e que os mentores entendam melhor as barreiras ao avanço que estão enfrentando.

“No escritório é fácil se apresentar a um colega sênior quando você se depara com ele, mas no mundo híbrido, as organizações devem facilitar o esforço necessário para participar de programas de rede e ajudar a facilitar as conexões”, disse Laman.

Programas de Bem-estar Físico e Financeiro
Pertencimento está relacionado ao sentimento dos funcionários de que suas organizações se preocupam com eles e investem em seu bem-estar geral. A pesquisa do Gartner mostra que os candidatos e funcionários valorizam o fato de serem cuidados por suas organizações. Para promover o sentimento de pertencimento em um ambiente de trabalho híbrido, as organizações devem identificar as necessidades dos diferentes tipos de funcionários, a fim de continuar a investir na combinação certa de programas de bem-estar físico e financeiro. Os funcionários que trabalham remotamente ou em um arranjo híbrido podem precisar aproveitar programas de bem-estar físico para evitar que se sintam isolados e excessivamente sedentários. Os funcionários cujas famílias podem ter sido afetadas adversamente pela pandemia podem precisar alavancar programas de bem-estar financeiro.

Relatórios de métricas de diversidade
Oferecer transparência e relatar o progresso da diversidade, equidade e inclusão (DEI) é uma forma de aumentar a confiança. Nos últimos 18 meses, muitas organizações se comprometeram formal e publicamente a aumentar a diversidade, melhorar a inclusão e enfrentar a desigualdade. As organizações agora precisam criar transparência sobre como estão progredindo em direção a esses objetivos. Métricas focadas em representação, mobilidade de talentos, rotatividade e inclusão ajudam os funcionários – e líderes – a compreender o estado atual de sua organização e as oportunidades de melhoria, e responsabilizar os indivíduos pelo progresso.

Serviço
www.gartner.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.