book_icon

Softwares de engenharia asseguram eficiência na Automação Industrial

Além dos softwares do pacote iQ Works 2, a Mitsubishi Electric oferece também uma série de outros programas e recursos para ajudar os profissionais a programarem e configurarem os dispositivos da melhor maneira possível

Softwares de engenharia asseguram eficiência na Automação Industrial

A Mitsubishi Electric, empresa mundial na fabricação, comercialização e venda de equipamentos elétricos e eletrônicos, disponibiliza o pacote de softwares MELSOFT iQ Works 2 para operação de seu portifólio de hardawe, como CLPs, IHMs, inversores de frequência, servo acionamentos e robôs industriais.

No cenário da Indústria 4.0, o avanço da automação industrial está diretamente ligado ao uso de softwares de engenharia, indispensáveis para o desempenho, configuração e parametrização dos hardwares. A correta configuração e integração de todos os equipamentos poderá garantir a eficiência, confiabilidade e controle dos processos.

As séries de CLP iQ-F e iQ-R contam com uma função de acesso chamada WebServer e um dos recursos da mesma é o acesso a páginas web próprias onde podemos conferir informações das CPUs sem a necessidade do software de programação

Para que a automação industrial libere seu valor, ela deve ser implementada como uma solução abrangente que englobe todos os processos, permitindo que as informações fluam por todas as suas partes. O valor agregado da automação da Indústria 4.0 não se concentra mais apenas em sua eficiência e lucratividade, mas em uma flexibilidade crescente e melhoria substancial da qualidade dos processos de fabricação, reduzindo significativamente as margens de erro da tarefa. Por isso a necessidade de contar com softwares específicos para uma eficiente estratégia de automação.

Integrados e amigáveis
Totalmente integrados, os softwares do pacote MELSOF iQ Works 2 têm interface de usuário amigável e recursos adicionais de compartilhamento de projeto. O resultado? Programas que otimizam o projeto do sistema, reduzem tarefas repetitivas e, também, contribuem para a redução do custo total de propriedade (TCO).

O MELSOFT Navigator – software de gerenciamento pacote- junto com os softwares de programação e diagnóstico de CLPs GX Works3 e GX Works2; servo acionamentos MT Works2, design de telas de IHMs GT Works3/GT Designer 3; robôs RT ToolBox3 mini e parametrização de inversores FR Configurator2, facilita o desenvolvimento da arquitetura do sistema e atua como a interface entre cada software. Suas funcionalidades incluem configuração e diagnóstico de todo sistema.

Além dos softwares do pacote iQ Works 2, a Mitsubishi Electric oferece também uma série de outros programas e recursos para ajudar os profissionais a programarem e configurarem os dispositivos da melhor maneira possível. As séries de CLP iQ-F e iQ-R contam com uma função de acesso chamada WebServer e um dos recursos da mesma é o acesso a páginas web próprias onde podemos conferir informações das CPUs sem a necessidade do software de programação. Basta utilizar um navegador em um computador, tablet, celular ou smart TV. Esta primeira função se chama System Web Page. Além disso, é possível criar telas personalizadas com imagens, representações e monitoramento de variáveis em linguagem HTML/CSS através do software User Web Page Design Tool para gerar as telas de User Web Page.

A Mitsubishi Electric também possui softwares para sistemas supervisórios completos que se integram com a plataforma MELSOFT iQ Works 2 para o controle completo de plantas e processos de Automação.

Serviço
www.mitsubishielectric.com.br/softwares

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.