book_icon

Grupo Prysmian entrega cabo óptico para Infovia 00 do Programa Norte Conectado

Cabo vai conectar inicialmente Macapá-AP a Santarém-PA

Grupo Prysmian entrega cabo óptico para Infovia 00 do Programa Norte Conectado

Empresa  mundial que atua em cabos de energia e telecomunicações, o Grupo Prysmian concluiu, dentro do prazo estipulado em fevereiro, a entrega do cabo óptico submarino de 770 Km que será utilizado para construir a Infovia 00 do Programa Norte Conectado.

Fabricado na Alemanha, o cabo foi transportado de navio até o Amapá. No Porto de Santana, uma equipe da empresa responsável pela instalação do cabo trabalhou ininterruptamente por sete dias para fazer manualmente o transbordo do cabo do navio para a balsa de lançamento.

O cabo de 48 fibras ópticas G652D foi especialmente projetado pelo Grupo para não impactar o ambiente subfluvial, atingindo uma vida útil de 25 anos nestas condições. O projeto prevê transmitir neste cabo múltiplos canais de 100 Gigabits por segundo (Gb/s).

A expectativa é iniciar a operação da Infovia 00, que será administrada por um consórcio de operadoras e provedores, até fevereiro de 2022

Com o cabo já acoplado à balsa, o Programa Norte Conectado tem a expectativa de receber, dentro de um mês, a licença ambiental do IBAMA para iniciar o lançamento do cabo no leito do Rio Amazonas e seus afluentes.

Nesta etapa inicial conhecida como Infovia 00, o cabo vai conectar Macapá à cidade de Santarém no Pará. De lá, a rede segue em direção a Manaus e depois até Tabatinga, ambas no Amazonas – somando quase 10 mil Km de infovias. A expectativa é iniciar a operação da Infovia 00, que será administrada por um consórcio de operadoras e provedores, até fevereiro de 2022.

O Programa Norte Conectado é uma iniciativa do Ministério das Comunicações com o apoio das pastas do Turismo e da Ciência, Tecnologia e Inovações, cuja implementação e operação do projeto piloto está sob responsabilidade da organização social Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP.

Passando por cerca de 60 municípios, o Programa vai beneficiar quase 10 milhões de pessoas no Norte do País, ampliando e melhorando o acesso à Internet de Banda Larga de serviços públicos de Gestão pública, Educação, Segurança e Saúde. O projeto é visto não só como uma iniciativa de inclusão digital, mas também como um modelo de integração nacional e desenvolvimento social.

cabo de 48 fibras ópticas G652D

Grupo Prysmian

Infovia 00

Macapá-AP a Santarém-PA

Programa Norte Conectado

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | PRÊMIO A ESCOLHA DO LEITOR

As indicações do usuário

Leia nessa edição sobre carreira

CÓDIGO ABERTO

Kubernetes rumo à Nuvem

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

LEGISLAÇÃO

Importações desafiam as empresas

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

COMUNICAÇÕES

5G: Será que agora vai?

Outubro | 2021 | #51 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento