book_icon

Metalúrgica usa impressora 3D na produção de peças náuticas

O equipamento Taurus AF3 350, fornecido pela revenda Virtual Automação, trabalha 24 horas por dia e trouxe diversos benefícios para o processo de produção da Xexeumar

Metalúrgica usa impressora 3D na produção de peças náuticas

A Xexeumar Metalúrgica Náutica possui uma história de mais de 40 anos envolvida e focada especialmente no mercado náutico e conta com um portfólio com mais de 1 mil produtos desenvolvidos e construídos por meio de sua principal matéria-prima: o aço inoxidável. A produção de ferramentas e acessórios náuticos conta com máquinas de última geração e uma recente inovação que já está fazendo a diferença no aumento de sua produtividade: a aquisição da impressora 3D Taurus AF3 350, fornecida pela revenda catarinense Virtual Automação, Gold Partner da Autodesk, e pertencente ao Grupo Grapho, de Porto Alegre (RS).

O uso da 3D Taurus AF3 350 já é responsável pela produção de 50 modelos de peças fundidas, entre elas: componentes do articulador do braço do toldo, o destorcedor para corrente articulado, dobradiça de seis furos, suporte do mastro bandeira, cunho retrátil e o suporte para vara de pesca (conforme as fotos identificadas abaixo), todas elas de alta complexidade e nível de detalhamento.

De acordo com Márcio Freitas, proprietário da Xexeumar Metalúrgica Náutica, a Virtual Automação apresentou uma solução inédita que vem revolucionando o modelo de negócios. Já são 65 projetos em andamento utilizando o processo de impressão 3D na impressora 3D Taurus AF3 350. “Em apenas dois meses de uso, ela tem sido utilizada praticamente 24 horas por dia em nosso favor e já podemos ter projetos novos, como o destorcedor de correntes de ancoragem, kit de acionamento do extintor de emergência e capas de dobradiças, entre vários outros. No total, 50 modelos já estão prontos”, comemora Freitas.

“O nosso objetivo é fornecer soluções que elevem à qualidade dos produtos e a satisfação total dos clientes em novos desenvolvimentos, o que implica em rapidez e assertividade no fornecimento de cada peça que eles solicitam”, explica Ivan Vieira, projetista responsável pelo uso da impressora 3D Taurus na Xexeumar, explicando que o equipamento transforma seus desenho e projetos modelados em 3D no software de engenharia em uma peça impressa. “Um dos benefícios importantes é que através da impressora da 3D Taurus, algumas peças já saem prontas e totalmente articuladas, como o destorcedor para corrente, por exemplo”, comenta.

Ele explica que no processo tradicional de fundição, feito de forma terceirizada, cada pedaço de uma peça vinha em separado. Já com a impressora o ganho de tempo é infinitamente superior, porque ela se encarrega de construir as várias partes da peça em um mesmo processo de impressão. “Outra vantagem interessante na utilização da 3D Taurus AF 350 é a perfeição da peça, que sai pronta tal qual o desenho que desenvolvemos em 3D no computador”, acrescenta Vieira.

A escolha pela impressora 3D Taurus se deu pelas suas características técnicas. É uma impressora de fato robusta e com especificações de um equipamento de classe industrial. “O modelo por nós escolhido é a versão de entrada, a mais simples, e que já nos proporciona diferenciais fantásticos comparados a outras impressoras de fabricação nacional”, afirma Vieira.

Já Luiz Borges, outro projetista da Xexeumar lembra que há peças que às vezes é necessário alterar uma dimensão, como por exemplo, aumentar apenas 10 milímetros. Em um caso como este na impressora é possível executar essa alteração sem a necessidade de repetir a impressão. Então nota-se que é possível não só criar uma peça nova ou apenas mudar alguma parte da peça atendendo a necessidade específica de cada cliente.

Serviço
www.virtualautomacao.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.