book_icon

No desenvolvimento de software, o trabalho remoto veio para ficar

Estas são as profissões de tecnologia que os trabalhadores remotos estão procurando

No desenvolvimento de software, o trabalho remoto veio para ficar

Os profissionais de tecnologia estão com sorte: no seu setor o trabalho remoto parece ter vindo para ficar, pelo menos para novas contratações. E é que as ofertas de trabalho remoto que mais se proliferam com a pandemia estão relacionadas com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e, muito especialmente, com o desenvolvimento de software nas suas múltiplas áreas.

A rede social profissional também destaca desenvolvedores Android e iOS e gerentes de projeto em sua lista dos dez trabalhos remotos mais solicitados  

Assim, a consultoria de recrutamento, Robert Walters destaca que, com a pandemia, o número de ofertas de trabalho que passaram a incluir alguns dias de trabalho remoto por semana aumentou exponencialmente, e atualmente representariam cerca de 80% das propostas de trabalho no setor de tecnologia que oferecem no Brasil. E deles, quase metade seria completamente remota.

DevOps, engenheiros de software e devs FrontEnd e BackEnd, os que mais crescem remotamente
Entre os desenvolvedores, Robert Walters afirma que os perfis para os quais as opções remotas mais aumentaram são os engenheiros DevOps, engenheiros de software e desenvolvedores FrontEnd e BackEnd.

De acordo com as ofertas que tem observado em todo o mundo, a profissão tecnológica em que mais cresceu a procura de colaboradores remotos foi o engenheiro DevOps, com um aumento de 166% em resultado da pandemia, seguido dos engenheiros de software (aumento de 110%) e desenvolvedor Java (aumento de 100%). Outros cargos remotos altamente demandados são desenvolvedor web (aumento de 100%) e consultor SAP (aumento de 60%).

Os dados do LinkedIn, por outro lado, indicam que a profissão tecnológica com as ofertas de trabalho mais remotas foi a de engenheiro de software, seguida do engenheiro Full Stack e desenvolvedor FrontEnd, embora não ofereçam cifras concretas. A rede social profissional também destaca desenvolvedores Android e iOS e gerentes de projeto em sua lista dos dez trabalhos remotos mais solicitados.

Mudança de mentalidade
Os porta-vozes dessas empresas explicam que o aumento das ofertas remotas foi motivado pela pandemia, mas não será temporário. Eles ressaltam que muitas empresas aprenderam que podem ter seus trabalhadores remotamente e continuar produzindo os mesmos, principalmente em profissões relacionadas ao campo digital, por isso preveem que muitas manterão um modelo de primeiro trabalho remoto flexível.

No entanto, eles também não querem se precipitar, porque também estão cientes de que algumas empresas vão começar a regredir em sua flexibilidade de trabalho, especialmente a partir dos próximos meses, quando a pandemia pode estar sob controle. Essas empresas, explicam, vão oferecer modelos híbridos, mas com uma carga de escritório maior do que o trabalho remoto.
Por isso, recomendam que os profissionais leiam muito bem as condições do contrato antes de assiná-lo, para garantir que uma oferta de trabalho à distância em agosto de 2021 não se transforme em retorno ao escritório em janeiro de 2022.
.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.