A indústria brasileira perde um pouco do otimismo que havia no primeiro semestre. O lançamento de produtos em agosto recuou 10% em relação a julho, de acordo com o Índice GS1 de Atividade Industrial, apurado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. A mesma tendência ocorre na comparação com o mesmo mês de 2020, com queda de 18,5%. No entanto, o acumulado de 12 meses do índice apresenta crescimento de 3,9%.
“A desaceleração na intenção de lançamento de produtos normalmente observada a partir de setembro chegou mais cedo este ano. Com um segundo mês de queda, retornamos ao patamar de abril do índice, o que sugere um arrefecimento no otimismo do empresariado e moderação para o lançamento de produtos”, comenta Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.
Índice por setores:
Índice por regiões do País:
Elaboração: GS1 Brasil com o apoio da 4E Consultoria
Entenda o Índice GS1
Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.
ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
Todo 1º dia útil do mês
Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
Número Índice (Base: média de 2012 = 100)
Serviço
/www.gs1br.org
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo