A Salesforce, provedora global de soluções em CRM, lançou a sétima edição de seu relatório State of Marketing com base em uma pesquisa com milhares de líderes de marketing em todo o mundo. O relatório conclui que os profissionais de marketing brasileiros permanecem otimistas sobre o futuro de suas organizações, apesar das mudanças e desafios sem precedentes no passado recente. O relatório também revela um investimento significativo em ferramentas, tecnologias e canais, que se tornaram indispensáveis em uma era de conectar-se com os clientes de qualquer lugar.
Para 66% dos profissionais de marketing do mundo todo haverá um aumento na receita de suas organizações nos próximos 12 a 18 meses, e 77% dizem que seu trabalho oferece mais valor do que há um ano. Novos desafios estão surgindo e 61% dos profissionais de marketing brasileiros concordam que as expectativas do cliente são mais difíceis de atender do que há um ano. Para se adaptarem, os profissionais de marketing estão tendendo para as transformações digitais que iniciaram antes da pandemia. Na verdade, 92% dos profissionais de marketing do Brasil dizem que a pandemia mudou sua estratégia de engajamento digital e 91% dizem que ela mudou seu mix de canais de marketing.
“Ao longo de pouco mais de um ano, os profissionais de marketing do Brasil navegaram por mudanças no comportamento do cliente que normalmente ocorrem ao longo de muitos anos”, disse Daniel Hoe, vice-presidente de Marketing da Salesforce na América Latina. “Os insights do relatório State of Marketing deste ano fornecem uma boa referência para o que mudou, o que é consistente e para onde vão a arte e a ciência do marketing daqui para a frente”, afirmou.
As tendências reveladas no relatório State of Marketing foram coletadas em uma pesquisa com mais de 8,2 mil líderes de marketing em 37 países e seis continentes, incluindo 300 do Brasil. Entre os insights estão:
• À medida que os clientes se tornam digitais, o marketing acelera. Os profissionais de marketing estão acelerando suas transformações digitais. Vídeo é o canal de marketing que mais aumentou de valor no Brasil durante a pandemia.
• A colaboração impulsiona a era do mercado em qualquer lugar. Não mais ligada a escritórios, uma força de trabalho distribuída está reavaliando como envolver não apenas os clientes, mas uns aos outros. E 79% das organizações de marketing brasileiras estão adotando novas políticas em relação ao trabalho remoto.
• O gerenciamento de dados está se tornando mais complexo à medida que as fontes se multiplicam. Os profissionais de marketing brasileiros esperam um aumento de 30% entre 2021 e 2022 no número de fontes de dados que usam.
• Métricas e KPIs continuam a evoluir. À medida que seu trabalho se torna mais estratégico e valioso para a empresa em geral, os profissionais de marketing estão reavaliando o que é sucesso. Cerca de 70% dos CMOs ao redor do mundo alinham seus KPIs com os do CEO.
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