book_icon

Zenvia aponta cinco elementos para empresas estruturarem comunicação multicanal eficiente

Comunicação na era digital é muito mais rápida, ampla e diversificada; especialista da Zenvia aponta elementos para obter sucesso nessa estratégia

Zenvia aponta cinco elementos para empresas estruturarem comunicação multicanal eficiente

O consumidor está cada vez mais conectado, e utilizando os meios digitais para se relacionar com as marcas. Exemplo disso foi detectado na última pesquisa TIC Domicílios 2020, realizada pela Cetic.br|NIC.br e divulgada no último dia 18 de agosto. O levantamento mostrou que 90% das pessoas das classes D e E acessam a internet exclusivamente pelo celular, enquanto que na classe C esse volume é de 58%. Além disso, o estudo mostrou que houve um aumento de 10 pontos percentuais (pp) na realização de transações financeiras online em 2020 em relação ao ano anterior, somando 43%, com destaque para o crescimento das classes C (13 pp) e D/E (10 pp).

Esse cenário mostra a importância de como as empresas devem pensar a experiência do consumidor nos canais digitais. “Um atendimento ao cliente de qualidade e pautado em resolver as suas principais necessidades é fundamental para criar uma experiência positiva, em toda a jornada do cliente, da pré venda ao suporte”, ressalta Raphael Godoy, CMO da Zenvia, plataforma de comunicação que empodera as empresas a criar experiências únicas de comunicação para seus clientes.

É de suma relevância que a empresa busque sempre inovar em relação aos processos, equipamentos e softwares utilizados para a comunicação nos diferentes canais  

De acordo com o executivo da Zenvia, a comunicação na era digital é muito mais rápida, ampla e diversificada. Por essa razão, os meios que já existiam foram aprimorados e novos outros surgiram, aumentando a conexão entre pessoas e empresas. “A comunicação multicanal amplifica a voz do consumidor e, quando bem utilizada pelas empresas, reforça a reputação da marca. Afinal de contas, que consumidor não gosta de se sentir ouvido de forma prática e rápida, no canal de comunicação de sua preferência?”, exemplifica Godoy.

De modo a auxiliar as marcas que ainda seguem no processo de estruturação de uma comunicação multicanal eficiente, o especialista da Zenvia aponta cinco elementos fundamentais e necessários para o êxito de sua implementação. Veja:

Acompanhe a inovação dos canais
É de suma relevância que a empresa busque sempre inovar em relação aos processos, equipamentos e softwares utilizados para a comunicação nos diferentes canais. Para transformar e aprimorar essas plataformas. Portanto, é necessário estar sempre atualizado.

Analise o público
Outro passo fundamental consiste em fazer um levantamento apurado sobre o perfil do seu público consumidor. É necessário compreender bem quem é a sua persona — a representação de seu cliente ideal —, suas preferências, desejos, dores e necessidades.

Assegure a integração plena e efetiva dos canais
Depois de efetuar a segmentação do público, você será capaz de saber em quais canais concentrar seus maiores esforços — como redes sociais, SMS, e-mail e chatbots. Mas não é só isso: você precisa garantir que todos os meios utilizados estejam devidamente integrados às suas estratégias de comunicação.

Produza conteúdo relevante
Uma comunicação multicanal realmente eficiente deve estar sempre ligada à produção de conteúdos úteis e relevantes para o seu público. Na maior parte das vezes, eles devem estar conectados ao serviço ou produto oferecido pela sua empresa.

Alie treinamento à estratégia
Para obter resultados satisfatórios com a comunicação multicanal, é preciso aliar o treinamento da equipe à melhoria e ampliação dos canais e a qualidade dos produtos e/ou serviços. Sem produtos de qualidade, não há base de sustentação para os processos comunicativos.

 

comunicação multicanal

Raphael Godoy

Zenvia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | GESTÃO

A doce ditadura da Governança de Dados

Leia nessa edição sobre carreira

CARREIRA

Profissões do futuro

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SETORIAL

Área pública: desafios e lucros

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

LEGISLAÇÃO

LGPD Ano Um: uma construção inacabada

Setembro | 2021 | #50 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento