book_icon

Qualcomm e ZTE atingem resultados de referência 5G mmWave

Altas velocidades alcançadas utilizando a operadora de largura de banda de 200MHz em NR-DC demonstrando progresso rumo à comercialização 5G mmWave na China

Qualcomm e ZTE atingem resultados de referência 5G mmWave

A Qualcomm Technologies e a ZTE anunciaram que, para dar suporte às necessidades de teste do grupo de promoção IMT-2020(5G) para largura de banda da operadora de 200 MHz e do 5G mmWave, as empresas apresentaram com sucesso os recursos necessários em antecipação aos lançamentos de 5G mmWave na China. Os testes foram concluídos usando um dispositivo de teste fator-forma, um smartphone com o carro-chefe Snapdragon X65 Modem-RF System e equipamento de infraestrutura de rede ZTE mmWave AAU.

Isso marca a primeira conexão na China usando 5G NR autônomo Dual-Connectivity(NR-DC ou FR1 + FR2 DC) com uma operadora de 200 MHz na banda de 26 GHz(n258) mmWave, junto com uma operadora de 100 MHz na banda de 3,5 GHz (N78), atingindo uma velocidade de downlink de pico de mais de 2,43 Gbps usando um único dispositivo. Nos testes, as empresas também alcançaram um pico de velocidade de downlink de mais de 5 Gbps usando um único dispositivo empregando agregação de operadoras, com quatro de 200 MHz na banda de 26 GHz (n258) mmWave e testaram com sucesso duas operadoras de 200 MHz mmWave no uplink. O uso de autônomo (SA) que usa uma rede 5G Core (5GC) permite recursos como divisão de rede e latência mais baixa.

Como um componente da ‘Nova Infraestrutura’, o mmWave é um meio importante para a indústria de comunicações atender ao requisito de capacidade de rede para casos de uso em setores-chave  

“A China tem impulsionado o desenvolvimento do 5G em uma trajetória estável e o mmWave será o foco principal do 5G no futuro”, disse Wen Ku, vice-presidente do conselho e secretário-geral da China Communications Standards Association (CCSA). “Para a próxima etapa do 5G, devemos aproveitar totalmente as vantagens da tecnologia 5G mmWave para desbloquear maiores benefícios e capacitar uma sociedade digital inteligente. O CCSA apoiará e promoverá o desenvolvimento da tecnologia mmWave para experiências aprimoradas de rede 5G na China. ”

“Este último marco com a ZTE ressalta o importante progresso em direção à comercialização de 5G mmWave na China para liberar todo o potencial do 5G e impulsionar a adoção do mmWave globalmente”, disse Yan Chenwei, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos da Qualcomm Technologies.  “A Qualcomm Technologies está na vanguarda da comercialização 5G mmWave e estamos entusiasmados em ver os benefícios desta tecnologia revolucionária ao possibilitar novos usos e oportunidades para o ecossistema móvel na China.”

“Como um componente da ‘Nova Infraestrutura’, o mmWave é um meio importante para a indústria de comunicações atender ao requisito de capacidade de rede para casos de uso em setores-chave. Temos o prazer de trabalhar com a Qualcomm Technologies para atingir esse marco, que estabelece uma base de validação de tecnologia para a comercialização de 5G mmWave ”, disse Tang Xue, vice-gerente geral de produto RAN da ZTE Corporation. “Com oportunidades 5G mais amplas habilitadas pela mmWave, vamos nos juntar com parceiros para impulsionar continuamente o desenvolvimento do mmWave, criar as melhores experiências e inaugurar uma era 5G maravilhosa.”

5G mmWave é um aspecto chave do padrão global 5G. Ele permite que as operadoras de telefonia móvel usem um vasto espectro de recursos em bandas acima de 24 GHz para oferecer capacidade de rede massiva e desempenho multi-Gigabit – até 10 Gbps com o Snapdragon X65, que é importante para ajudar as operadoras a atender às demandas diárias de dados – em indústrias, empresas e cenários de consumo.

Seja permitindo a colaboração com colegas usando aplicativos baseados em Nuvem, ou permitindo uma videoconferência tranquila em uma estação de trem lotada, suportando transmissões de vídeo de TV profissional ao vivo, e ainda conectando máquinas e sensores em uma fábrica ou fornecendo capacidade de processamento escalonável e armazenamento no escritório – experiências cotidianas superiores são construídas em 5G mmWave.

Na verdade, a análise da GSMA Intelligence em 2021 mostra que as implantações 5G mmWave e sub-6 são mais econômicas do que sub-6 apenas em uma variedade de cenários, incluindo ambientes urbanos densos e corporativos. O ecossistema global 5G mmWave está agora maduro, com mais de 120 dispositivos 5G mmWave comerciais e pré-comerciais suportando a tecnologia, incluindo smartphones, PCs, hotspots, módulos e equipamentos nas instalações do cliente (CPE), de acordo com GSA.

A implantação comercial do 5G mmWave continua ganhando impulso. Existem implantações comerciais de 5G mmWave nos Estados Unidos e no Japão. Redes comerciais de 5G mmWave também estão ativas na Austrália, sudeste da Ásia e Europa. A China está conduzindo testes de ponta a ponta de 5G mmWave para acelerar a maturidade da tecnologia e do produto, o que permite que a indústria abra caminho para a comercialização de 5G mmWave.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.