book_icon

Transformação Digital sob o olhar competitivo: é questão de sobrevivência?

Agilidade na execução de processos, segurança e eficiência são algumas das vantagens mais conhecidas da Transformação Digital, mas há outras igualmente importantes e que são fundamentais na melhoria de performance das empresas. É necessário compreender que a jornada digital das companhias é, antes de tudo, uma necessidade. As mudanças rápidas de cenário, o perfil de público mais exigente e flexibilidade exigem uma atuação estratégica e ágil das empresas, que só é possível com a utilização de ferramentas tecnológicas.

Dessa forma, o investimento constante em tecnologia deve ser percebido não apenas como uma tendência, mas como uma condição indispensável para as empresas seguirem relevantes em seus segmentos de atuação. Por isso, independentemente do tamanho, todos os negócios devem olhar com atenção para o tema, buscando sempre extrair novas oportunidades a partir da utilização de ferramentas digitais.

Ainda nesta perspectiva, vale lembrar que a Transformação Digital é para todos os negócios. Dentro da sua realidade operacional e financeira, as empresas definem quais soluções implementar e quais modelos de negócios utilizar. Mas não podem deixar de lado o investimento em tecnologia, sob o risco de perderem clientes e posição no mercado.

Eleva o nível de competitividade
Nos últimos anos, a competitividade no âmbito corporativo aumentou de forma exponencial. O avanço tecnológico permitiu o surgimento de novos modelos de negócios, bem como o aperfeiçoamento dos que já existiam e investiram em tecnologia. Diante do cenário de mudanças, as empresas passaram a operar com mais agilidade e margens mínimas de falhas.

Além disso, diferentemente do passado, o preço não é mais o único fator determinante na escolha de um produto. Devido à variedade de ofertas, outros aspectos, como atendimento, qualidade e eficiência na entrega, passaram a influenciar a decisão final do cliente. Aliado a isso, soma-se, ainda, o perfil mais exigente do público, que deseja não apenas um produto, mas uma experiência inovadora e de valor.

Por isso, a Transformação Digital é essencial para superar tais desafios. A implementação de recursos tecnológicos no ambiente corporativo, permitirá, dentre outros benefícios, o aprimoramento da gestão, integração entre as equipes, além da redução de custos e falhas operacionais, tornando o negócio mais competitivo e digital.

Melhoria de performance e desempenho
No ambiente organizacional, de modo geral, tudo está interligado. Ou seja, para elevar o desempenho externo, por exemplo, é necessário, muitas vezes, melhorar a performance interna antes. Assim, o apoio de recursos de automação, análise de dados e digitalização de processos assume um pilar central na estratégia das empresas, contribuindo com ganhos de escalabilidade de processos e melhoria de desempenho.

Ainda no contexto mercadológico, pautado pelo dinamismo e competitividade, a utilização dessas soluções no dia a dia, traz mais segurança para as equipes, uma vez que são mais eficientes na realização de atividades. Mas não apenas isso, a implementação de recursos tecnológicos caminha em sintonia com as expectativas do público e mercado, que desejam produtos de qualidade e inovadores.

Por fim, é preciso enfatizar, novamente, que o processo de Transformação Digital é imprescindível. Seja para manter a competitividade das empresas ou para otimizar as operações, fato é que, com o apoio da tecnologia, as companhias estão mais bem preparadas para lidar com as rápidas mudanças de cenário, crises, além de terem melhores condições de desenvolver seus serviços de acordo com o perfil do público, o que é fundamental para conquistar novos clientes atualmente.

Por Fernando Brolo, sales partner na logithink.

Fernando Brolo

Sales Partner na logithink

Transformação Digital

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | GESTÃO

A doce ditadura da Governança de Dados

Leia nessa edição sobre carreira

CARREIRA

Profissões do futuro

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SETORIAL

Área pública: desafios e lucros

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

LEGISLAÇÃO

LGPD Ano Um: uma construção inacabada

Setembro | 2021 | #50 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento