book_icon

Segundo a IDC, vendas mundiais de PCs e tablets estão desacelerando

Mercado enfrenta problemas de abastecimento e logística, ao mesmo tempo em que os consumidores estão preferindo gastar com viagens e lazer

Segundo a IDC, vendas mundiais de PCs e tablets estão desacelerando

A IDC revisou os números de seu relatório Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker, que indicam agora que as remessas mundiais de PCs devem crescer 14,2%, para 347 milhões de unidades em 2021. Isso é abaixo da previsão da IDC de maio de crescimento de 18%. Entre as razões estão as dificuldades nas cadeias de suprimentos e desafios logísticos. O mercado de tablets também deve crescer em 2021, mas a um ritmo muito mais lento de 3,4%.

“Continuamos a acreditar que os mercados de PCs e tablets têm oferta restrita e que a demanda ainda existe”, disse Ryan Reith, vice-presidente de Programa da Worldwide Mobile Device Trackers da IDC. “O prolongamento da escassez de fornecimento combinado com problemas logísticos contínuos estão apresentando à indústria alguns grandes desafios. No entanto, acreditamos que a grande maioria da demanda de PCs não é perecível, especialmente nos setores de negócios e educação”, comentou.

Uma desaceleração do mercado é inevitável. No entanto, mesmo quando isso ocorrer, o mercado total disponível para dispositivos de computação pessoal será significativamente maior do que teria sido se não fosse pelos meses gastos trabalhando, aprendendo, jogando e conectando-se a esses dispositivos durante a pandemia

Durante todo o período de previsão de 2021-2025, os PCs tradicionais, incluindo desktops, notebooks e estações de trabalho, deverão ter uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 3,2%, enquanto os tablets deverão diminuir 1,5%. Apesar das restrições de fornecimento de curto prazo relacionadas a painéis e CIs, os notebooks continuarão sendo o principal motor do crescimento futuro dos PCs.

Os dispositivos de computação pessoal desempenharam um papel fundamental na vida de muitos consumidores nos últimos dezoito meses, permitindo que os indivíduos trabalhem, aprendam, joguem e se conectem de casa, apesar das restrições na mobilidade e do distanciamento social. Embora os casos de Covid-19 estejam ressurgindo, eventualmente um nível de normalidade retornará. Mesmo assim, a IDC espera que os dispositivos de computação pessoal mantenham um papel central na vida pessoal da maioria.

“Quanto vale essa nova centralidade do PC?” perguntou Linn Huang, vice-presidente de Pesquisa de Dispositivos e Monitores da IDC. “Em novembro de 2019, publicamos nossa última previsão pré-pandemia, que se estendia até 2023. Naquela conjuntura, projetávamos um mercado total de 367 milhões de unidades em 2023. Hoje, esperamos mais de meio bilhão de unidades de dispositivos de computação pessoal a serem vendidos até esse ano. Então, quanto vale esse centro de computação? Uma visão simplificada sugeriria cerca de 135 milhões de unidades ou 37% a mais do que a previsão original do mercado”, calculou.

Nos últimos anos da previsão, os gastos do consumidor deverão se reequilibrar em viagens e lazer – as categorias de gastos que mais sofreram durante os vários estágios de bloqueio – e longe da tecnologia. Além disso, os fortes desempenhos trimestrais ao longo do ano passado acabarão por alcançar o mercado e conduzir a comparações inacessíveis. Em suma, uma desaceleração do mercado é inevitável. No entanto, mesmo quando isso ocorrer, o mercado total disponível para dispositivos de computação pessoal será significativamente maior do que teria sido se não fosse pelos meses gastos trabalhando, aprendendo, jogando e conectando-se a esses dispositivos durante a pandemia.

O relatório Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker da IDC reúne dados coletados em mais de 90 países e fornece informações detalhadas, oportunas e precisas sobre o mercado global de dispositivos de computação pessoal. Isso inclui dados e percepções sobre as tendências globais em torno de desktops, notebooks, tablets e estações de trabalho. Além de uma análise criteriosa, o programa fornece dados trimestrais de participação de mercado e uma previsão de cinco anos por país. A pesquisa inclui análises históricas e de tendências de previsões.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.