Quando falamos de futuro do trabalho, surgem muitas questões sobre qual regime funcionará: as empresas continuarão no home office? O híbrido vai ser uma saída? Os escritórios voltarão a ser ocupados?
A empreendedora Mariana Achutti, fundadora da Sputnik, aponta que para o retorno aos escritórios, os colaboradores e líderes terão que desenvolver algumas habilidades como as listadas a seguir.
Adaptabilidade
Atualmente, a adaptabilidade é uma das soft skills mais desejadas pelos recrutadores. Ela foi importante no manejo dos funcionários do escritório para o home office, e agora, será importante para fazer o caminho inverso, já que novas dinâmicas serão construídas de volta para o escritório.
Empatia
A empatia é uma ferramenta fundamental para vivermos em sociedade, assim, não poderia ser diferente dentro do mundo corporativo. A empatia é o que faz você se colocar no lugar de um terceiro na mesma situação para tentar entender a posição dele. Essa soft skill é fundamental para líderes, sendo uma peça-chave para uma gestão de pessoas feita com qualidade.
Colaboração
Colaborar é trabalhar em conjunto em prol de algo maior. Pessoas que trabalham bem de forma coletiva são essenciais para criar um grupo de alto rendimento. Isso sempre foi muito necessário para trabalhar em escritórios e as empresas procuram isso nos funcionários visando um ambiente harmonioso e sistêmico, principalmente durante momentos de incertezas.
Organização e planejamento
Essa habilidade é indispensável no dia-a-dia, o time organizado poupa tempo e se torna mais eficiente. Além disso, quando se tem tudo sob controle, a rotina de trabalho fica menos suscetível a erros, deixando seu tempo de trabalho ainda mais eficiente. Para preparar os times e as equipes, principalmente caso a empresa escolha pelo modelo híbrido de trabalho, será necessária muita organização e planejamento relacionado ao remanejamento do espaço físico.
Resiliência
O mundo corporativo muitas vezes nos tira da zona de conforto e traz desafios nem sempre bem-vindos. A resiliência é a capacidade de se recuperar depois de enfrentar adversidades, em um contexto de mudanças radicais nas dinâmicas corriqueiras, a resiliência passa a ser uma soft skill quase obrigatória dentro dos escritórios, pois ter um bom controle emocional é fundamental diante de imprevistos que podem surgir na rotina de trabalho.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo