book_icon

Cloud Computing está entre as prioridades de investimento em tecnologia

A tecnologia tem ganhado importância cada vez maior no cotidiano das empresas e dos profissionais, principalmente depois da pandemia

Cloud Computing está entre as prioridades de investimento em tecnologia

Mais do que nunca, a gestão tecnológica passou a ser crítica para a sustentabilidade das organizações e é possível notar que será ainda mais relevante nos próximos anos.

O levantamento anual IT Snapshot – que retrata as tendências e prioridades do setor de Tecnologia da Informação no País e é promovido pela Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação – revelou que, entre as tendências de TI, o tema de adoção de Cloud vem avançando na agenda de prioridades das companhias: 24% das empresas entrevistadas já movimentaram-se integralmente ou de maneira significativa no que diz respeito à migração da infraestrutura e das aplicações para a nuvem (13% e 11%, respectivamente). Além disso, cerca de 28% está em estágio avançado de migração, embora ainda não possuam equipes dedicadas para essa tarefa.

Cerca de 28% está em estágio avançado de migração, embora ainda não possuam equipes dedicadas para essa tarefa  

Em contrapartida, 25% das empresas têm planos de migração, mas ainda não executaram e 22% não têm um plano estruturado, tendo migrado apenas algumas poucas aplicações.

O levantamento indica que entre os aspectos que influenciaram a expansão da Nuvem nas empresas estão a necessidade de flexibilidade e escalabilidade (73%) e o ganho de velocidade de resposta (58%). Enquanto isso, 48% dos respondentes sinalizaram como influenciadores os aspectos de redução de custos com Hardware e Software.

Entre as aplicações mais presentes na nuvem destacam-se soluções de colaboração e de produtividade, com 86% e 78%, respectivamente. Infraestrutura e aplicações em SaaS foram adotadas por, respectivamente, 50% e 47%, e outras aplicações e plataformas, como PaaS e serviços gerenciados, têm níveis de migração abaixo de 40%.

Apesar do avanço no uso de Cloud Computing, o estudo mostra que o conhecimento das equipes de tecnologia em relação à virtualização e migração de aplicações para a nuvem ainda é baixo: apenas 26% das empresas entrevistadas usam o conceito de contêineres (modelo de virtualização, com o objetivo de implantar e executar aplicativos distribuídos) e outras 10% estão em fase de testes.

Em relação ao futuro, a pesquisa aponta que o Disaster Recovery (DR) na Nuvem e aplicações em SaaS estão entre os serviços a serem contratados no modelo Cloud nos próximos 12 meses, citados por 31% e 20%, respectivamente.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.