book_icon

Senac São Paulo forma jovem aprendiz em áreas de tecnologia

Aprendizagem Técnica em Informática prepara jovens e oferece oportunidade de inserção no mercado de trabalho

Senac São Paulo forma jovem aprendiz em áreas de tecnologia

As empresas, independentemente da área de atuação, normalmente buscam por mão de obra qualificada, principalmente as companhias especializadas. No setor de TI, é possível encontrar oportunidades até mesmo aos jovens na faixa etária dos 14 a 24 anos, que raramente possuem experiências profissionais, por meio da Aprendizagem Técnica em Informática do Senac São Paulo. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, segundo relatório divulgado recentemente pela Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o setor TI e Comunicação segue em expansão e continua gerando novos empregos.

Somente no primeiro trimestre de 2021, por exemplo, foram gerados mais de 50 mil novos postos de trabalho, sendo que no mesmo período do ano passado foram cerca de 17 mil. O relatório informa ainda que há uma demanda reprimida, resultado da falta de talentos qualificados, mesmo com as altas remunerações na área e para suprir a necessidade do setor, seria necessária uma contratação média de 70 mil profissionais por ano até 2024.

O Programa Senac de Aprendizagem é gratuito para as empresas contribuintes do Senac. Para participar, a empresa contrata o jovem e o inscreve nas opções de cursos disponíveis de acordo com cada unidade da rede ou admite um aluno da instituição

Gabriela Mendes é estudante do Aprendizagem Técnica em Informática do Senac São Paulo e quer seguir na carreira de tecnologia como desenvolvedora. Atualmente, trabalha na área de TI em uma empresa como jovem aprendiz e conta como o curso tem sido essencial para o início de sua vida profissional. “Após participar de um projeto parceiro do Senac São Paulo fui indicada para trabalhar em uma empresa que, após ter o conhecimento do meu interesse pela área de TI, me transferiu de setor e me inscreveu no Aprendizagem Técnica em Informática do Senac. Para mim, isso foi muito importante, porque além de ter uma formação técnica, posso colocar em prática todo o conteúdo teórico aprendido em sala de aula”, destaca Gabriela.

O cenário de pandemia da Covid-19 evidenciou ainda mais a área de TI e mostrou como a tecnologia está presente no dia a dia das pessoas. Segundo Daniel Santos, docente do curso Aprendizagem Técnica em Informática, este período influenciou as empresas a buscarem por menor aprendiz especializado. “Muitas empresas foram forçadas a se adaptarem rapidamente a um novo ecossistema e ambiente social atípico. A tecnologia se tornou uma ferramenta estratégica “sine qua non” para qualquer negócio, tanto para dar continuidade às prestações de serviços quanto para se manterem competitivos. A escassez de profissionais de TI impulsionou a formação de novos talentos e a busca de empresas e startups por parcerias na área tecnológica”, afirma o docente.

A oferta de vagas para jovens que ainda estudam é escassa e muitos, por necessidade, optam por qualquer emprego que muitas vezes ocasiona o abandono dos estudos e uma futura regressão, frustação e eventuais problemas sociais. O impacto do Programa Senac de Aprendizagem na vida desses jovens é muito positivo, pois traz estímulo e dá esperança a um dos maiores desafios para quem ainda é menor de idade e busca por uma colocação no mundo do trabalho. “A grande frustação de quem estuda é que as empresas sempre pedem experiência. Com o Programa Senac de Aprendizagem, o aluno tem oportunidade de trabalhar em um local parceiro da instituição, que tem um olhar mais acolhedor e social”, finaliza Daniel.

Apoio

Para atender esta demanda crescente do mercado, o Senac São Paulo promove a inserção social de jovens com idade de 14 a 24 anos incompletos (não há limite máximo de idade se o aprendiz possuir algum tipo de deficiência), capacitando aprendizes e desenvolvendo competências voltadas à profissionalização e à cidadania, por meio de cinco opções de cursos dentro do Programa Senac de Aprendizagem:

• Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo;

• Aprendizagem Técnica em Informática;

• Aprendizagem Ensino Médio Técnico em Administração, Aprendizagem Ensino Médio Técnico em Informática e Aprendizagem Ensino Médio Técnico em Multimídia.

O Programa Senac de Aprendizagem é gratuito para as empresas contribuintes do Senac. Para participar, a empresa contrata o jovem e o inscreve nas opções de cursos disponíveis de acordo com cada unidade da rede ou admite um aluno da instituição (do Técnico em Informática ou Ensino Médio Técnico em Informática). A jornada semanal do aprendiz durante o programa é dividida entre as aulas do curso e a prática na empresa, seguindo cronograma combinado entre empresa, jovem e Senac.

Serviço
www.sp.senac.br/aprendizagem.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.