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Balanço mostra que a Lenovo mais do que dobrou o lucro líquido

Relatório mostra resultados recorde no primeiro trimestre de seu ano fiscal, com forte crescimento na receita, que alcançou quase US$ 17 bilhões, um aumento de 27% ano a ano

Balanço mostra que a Lenovo mais do que dobrou o lucro líquido

O Lenovo Group anunciou resultados recorde no primeiro trimestre de seu ano fiscal. As oportunidades criadas pela digitalização acelerada, transformação inteligente e atualizações de TI nos dispositivos, infraestrutura e aplicações em todo o mundo continuam a impulsionar o aumento na lucratividade sustentável e de longo prazo do grupo.

Aproveitando essas oportunidades, o desempenho da Lenovo apresentou uma melhoria significativa na lucratividade ano a ano, e o lucro antes do imposto de renda quase dobrou para US$ 650 milhões (+96%), e o lucro líquido também mais que dobrou (+119%), enquanto a margem de lucro líquida atingiu 2,8%, a maior em muitos anos. A receita do grupo para o primeiro trimestre continuou com forte crescimento para US$ 16,9 bilhões, um aumento de 27% ano a ano.

Vamos aprimorar ainda mais a nossa excelência operacional; e manteremos o compromisso com a inovação verde e cidadania corporativa para aumentarmos a nossa lucratividade sustentável no longo prazo

Para o futuro, a empresa enxerga oportunidades continuadas de crescimento sustentável e aumento na lucratividade nos negócios, em áreas como soluções verticais, soluções de infraestrutura, PCs premium e outros dispositivos além de tablets, smartphones, computação integrada e outros dispositivos inteligentes. Adicionalmente, a inovação continuará ajudando a gerar um crescimento sustentável e lucrativo. No primeiro trimestre, a Lenovo aumentou os gastos com P&D em 40% ano a ano, e ao longo dos próximos três anos investirá mais em inovações, dobrando seus investimentos em P&D.

Esse trimestre, pela primeira vez a empresa divulga os resultados sob a nova estrutura de negócios do grupo anunciada no início do ano: Grupo de Soluções e Serviços (SSG), Grupo de Soluções em Infraestrutura (ISG), e Grupo de Dispositivos Inteligentes (IDG)

“A acelerada transformação digital e inteligente gerou importantes oportunidades no mercado global, que a Lenovo está aproveitando com sucesso enquanto nos transformamos de uma empresa de dispositivos em uma provedora de serviços e soluções. A prova está no nosso desempenho – apenas neste trimestre dobramos a lucratividade ano a ano e a margem de lucro líquido atingiu o nível mais alto em muitos anos”, disse Yuanqing Yang, chairman e CEO da Lenovo. “Para o futuro, continuaremos a aumentar os investimentos em P&D, com o objetivo de dobrá-los ao longo dos próximos três anos; vamos aprimorar ainda mais a nossa excelência operacional; e manteremos o compromisso com a inovação verde e cidadania corporativa para aumentarmos a nossa lucratividade sustentável no longo prazo”, afirmou.

Grupo de Soluções e Serviços (SSG)

O setor está se transformando, pois os clientes precisam de serviços de TI mais sofisticados e geram enormes oportunidades para as soluções e serviços gerenciados, inclusive o modelo por assinatura as-a-Service. De acordo com as estimativas, o mercado de serviços em TI valerá mais de US$ 1 trilhão até 2025. Esta área de negócios teve os seguintes destaques no período:

• Crescimento significativo na receita no 1º Tri (38% ano a ano para US$ 1,18 bilhão) em três segmentos chave de SSG (serviços de suporte, serviços gerenciados/as-a-Service, soluções verticais) com uma margem operacional de 22%, bem acima dos negócios tradicionais de hardware.
• A lucratividade dos serviços de suporte aumentou quase três pontos ano a ano; a receita de serviços gerenciados/as-a-Service atingiu um crescimento de duplo dígito ano a ano, e o valor dos contratos para soluções verticais atingiu um crescimento de triplo dígito ano a ano.
• O grupo foi bem sucedido em vários negócios novos e relevantes de cidade inteligente e varejo inteligente, além de soluções de Nuvem híbrida usando a PI da Lenovo.
• Com este cenário, a Lenovo aumentará a taxa de penetração nos serviços de suporte e aproveitará a crescente base de instalação de dispositivos, principalmente quando ocorrer a retomada do crescimento do setor comercial. Para as-a-Service, a empresa está investindo fortemente em recursos, plataformas e ferramentas, além de ganhar escala com o desenvolvimento de soluções verticais que podem ser repetidas usando a própria PI da Lenovo e através de parcerias estratégicas.
• As margens significativamente mais altas dos três principais segmentos para o SSG vão gerar maior lucratividade para o grupo como um todo nos trimestres e anos vindouros.

Grupo de Soluções em Infraestrutura (ISG)

A infraestrutura de TIC é a base para a transformação digital e inteligente e a previsão é que a infraestrutura de TIC representará um mercado de aproximadamente US$ 250 bilhões até 2025. Após investir na criação de uma base sólida, a Lenovo está bem posicionada como provedora completa de TIC.

• O ISG apresentou uma receita recorde de US$ 1,8 bilhão, superou o mercado por seis trimestres consecutivos, e conquistou os melhores resultados em cinco anos.
• Atualmente, é a nº 3 no mercado global de Servidores x86 e nº 2 em armazenamento convencional.
• Os negócios com margem mais alta – armazenamento, software e soluções de Nuvem Híbrida – continuam o sólido crescimento ano a ano, e as Soluções de Nuvem Híbrida têm crescimento de duplo dígito ano a ano.
• O Grupo continuará a investir no crescimento da empresa com uma visão de tornar-se o maior provedor de soluções de infraestrutura para Data Centers, aumentando os investimentos em computação Edge, soluções de Nuvem híbrida e a convergência entre as redes 5G e a Nuvem. A empresa continuará a fortalecer os recursos de produção e o design interno, aprimorando o desempenho e expandindo as parcerias estratégicas para gerar mais soluções.
• Os investimentos em andamento na competitividade global do ISG aumentarão ainda mais a produtividade e a competitividade geral do grupo empresarial.

Grupo de Dispositivos Inteligentes (IDG)

A pandemia modificou a forma das pessoas viverem e trabalharem, e os PCs retornaram ao centro da vida digital. O ciclo de atualização dos PCs encurtou, a taxa de penetração aumentou e a demanda total por PCs até pelo menos 2025 permanecerá pelo menos nos níveis atuais, com uma rápida recuperação na demanda comercial. Ao mesmo tempo, espera-se uma alta no mercado de IoT (Internet das Coisas) de 11% da CAGR até 2025. E novas oportunidades nos outros segmentos além dos PCs estão aumentando rapidamente.

• Primeiro trimestre teve recorde em lucro e receita, com lucro de US$ 1,1 bilhão (crescimento de 43% ano a ano) e receita de US$ 14,7 bilhões (28% ano a ano), impulsionada por uma combinação entre o desempenho sólido em PCs e o crescente desempenho nos outros segmentos além dos PCs, atualmente responsáveis por 18% da receita total do IDG.
• O Preço de Venda Médio e a lucratividade mantêm a tendência de alta, graças aos investimentos contínuos nos segmentos de PCs premium e de alto crescimento como Games, Estações de Trabalho, Thin & Light (Finos e Leves).
• A Lenovo consolidou a sua 2ª posição no mercado global de tablets Android e o segmento de smartphones apresentou um crescimento acima de 60% na receita ano a ano – atualmente, é um negócio saudável e autossustentável, com margem operacional recorde para o trimestre de quase 5%.
• A Lenovo continuará a investir em dispositivos mais inteligentes, tecnologias de componentes e plataformas computacionais da próxima geração.
• A Lenovo aproveitará a sua grande base de clientes para promover vendas cruzadas de outros produtos além de PCs, e impulsionar o crescimento da lucratividade sustentável.
• Aumento nas despesas com P&D no 1º Tri de 40% ano a ano, com o compromisso de dobrar os investimentos em P&D ao longo dos próximos três anos.
• Recentemente, a empresa subiu 65 posições, classificando-se em nº159 na lista da Fortune Global 500 – a sua mais alta colocação de todos os tempos

Serviço
www.lenovo.com

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