book_icon

Projetores Epson dão brilho ao Museu da Língua Portuguesa

Atrás das experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos que encantam os visitantes estão 50 projetores da marca

Projetores Epson dão brilho ao Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa, reconstruído após o incêndio que o atingiu em dezembro de 2015, foi reinaugurado em 31 de julho. Um dos primeiros museus totalmente dedicados a um idioma, instalado na cidade com o maior número de falantes de português no mundo, na histórica Estação da Luz, o Museu celebra a língua como elemento fundador da nossa cultura. Por meio de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos, apoiados por 50 projetores da marca Epson, o visitante é conduzido a um mergulho na história e na diversidade do idioma falado por 261 milhões de pessoas em todo o mundo.

Para criar uma atmosfera imersiva e promover a interação, foram utilizados projetores de ultracurta distância e projetores profissionais com fonte de luz laser de alta luminosidade, que permitem criar ambientes repletos de experiências e movimento para inserir o visitante no centro da instalação. Quando combinados, os equipamentos criam a sensação de trânsito contínuo por universos de palavras, luzes e imagens, ajudando a transmitir a mensagem das obras.

É a segunda vez que a Epson se une ao Museu da Língua Portuguesa para a criação de espaços que cativem o público e permitam a exibição criativa dos conteúdos. “Estamos muito contentes em poder apoiar novamente o Museu da Língua Portuguesa com tecnologias que possibilitam ainda mais interatividade, imersão e aproximação com o público. A vídeo projeção é uma ferramenta que permite criar um clima que eleva a experiência do visitante e a forma como se relaciona com o conteúdo. É uma experiência de troca e inclusão facilitada pela tecnologia”, explica Gerlinde Lesk, gerente de Produtos da Epson.

Em sua exposição de longa duração, o Museu terá experiências inéditas e outras anteriormente existentes, que marcaram o público em seus 10 anos de funcionamento (2006-2015). Continuam no acervo as principais experiências, como a instalação “Palavras Cruzadas”, que mostra as línguas que influenciaram o português no Brasil; e a “Praça da Língua”, espécie de ‘planetário do idioma’ que homenageia a língua portuguesa escrita, falada e cantada, em um espetáculo imersivo de som e luz.

Rua da Língua 

A instalação que se estende por toda a Grande Galeria – mimetizando a linha do trem da Estação da Luz alguns andares abaixo – teve seu conteúdo todo renovado. Para convidar o visitante a refletir sobre a linguagem na vida urbana contemporânea, as telas “se transformam” por meio de vídeo projeção em paredes, murais, outdoors.

Para isso foram utilizados 36 projetores Epson PowerLite 700U, que projetam imagens Full HD de poesia-relâmpago dos fragmentos verbais eruditos e populares: expressões, provérbios, pichações, poemas, propaganda, inscrições anônimas da grande cidade, em desenhos surpreendentes. Através das projeções de ultracurta distância, a combinação das imagens projetadas pelos equipamentos ao longo do corredor permite criar a sensação de estar andando em um espaço cheio de movimento, como em uma rua. O visitante é convidado a transitar em uma viagem contínua pela experiência da língua.

Beco das palavras  

Uma das experiências que se mantiveram no Museu, com tecnologia renovada, é o Beco das Palavras, instalação que convida o visitante à interatividade, em espaço composto por 3 unidades de projetores Powerlite 1780W, que criam imagens Full HD de até 130 polegadas com cores vivas e alto brilho. Nas mesas interativas, o público deve formar palavras, descobrindo, de forma lúdica, a origem das palavras da língua portuguesa e os mecanismos secretos com que nossa língua pode sempre se renovar. A consultoria é do linguista Mário Viaro, com roteirização de Marcelo Tas.

Nós da língua

A instalação “Nós da Língua Portuguesa”, novidade na exposição e que amplia a presença da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no Museu, tem duplo objetivo. De uma parte, mostrar a presença estabelecida da língua portuguesa no mundo: o idioma é falado hoje em cinco continentes por 261 milhões de pessoas. De outra, mapear suas novas movimentações.  Foi concebida a partir de textos e consultoria de especialistas e escritores como o angolano José Eduardo Agualusa e o moçambicano Mia Couto.

A instalação audiovisual foi criada com um equipamento desenvolvido especialmente para sinalização e artes visuais, o projetor laser Epson Lightscene EV-105, que permite projetar conteúdos de digital signage em praticamente qualquer superfície e material, inclusive em curvas e cantos. Em formato de spot de luz, os dois projetores instalados no espaço criam uma atmosfera imersiva que exibe os pontos em comum e a diversidade que marcam a língua portuguesa no mundo.

Quando combinados, os equipamentos permitem por meio do recurso Edge Blending sobrepor imagens sem que ocorra mais claridade nos pontos de sobreposição, o que cria uma projeção contínua e dinâmica. Com isso, o visitante navega pelos diferentes rostos e sotaques, imagens históricas, conflitos, paisagens, culturas e formas de comunicação que compõem as identidades dos países.

O que pode a língua   

No auditório, o público é convidado a mergulhar em um filme poético sobre o desenvolvimento da linguagem e seu poder criador, concebido e dirigido por Carlos Nader.  As paredes recebem projeções de imagens feitas com dois equipamentos Epson Pro L1200U. Os projetores têm fonte de luz laser que permitem até 20 mil horas de projeção ininterrupta e trazem a tecnologia avançada 4K Enhancement para alta resolução de imagem, ideal para a exibição de conteúdos audiovisuais com qualidade de exposição em museus.

Praça da Língua 

Uma das experiências originais do Museu, a Praça da Língua, espécie de ‘planetário do idioma’, mantém parte do seu conteúdo, homenageando a língua portuguesa escrita, falada e cantada em um espetáculo imersivo de som e luz. Para criar essa atmosfera 360º são utilizados quatro vídeo projetores Epson Pro L1405U, com fonte de luz laser e lentes motorizadas para adaptação a espaços dinâmicos. O resultado é um ambiente imersivo repleto de movimento, cores, luzes e sons por todas as paredes.

Fotos: Ana Mello

Serviço

www.epson.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.