book_icon

Star One D2, satélite da Embratel é anunciado

Novo satélite tem capacidade sem precedentes e será o grande destaque da frota da Embratel

Star One D2, satélite da Embratel é anunciado

A Embratel anuncia o lançamento bem-sucedido do Star One D2, satélite que garantirá oferta de nova capacidade satelital no Brasil e na América Latina. O Star One D2 está equipado com Bandas C, Ku, Ka e X. A Banda Ku será utilizada especialmente para ampliar as capacidades direcionadas para o parque brasileiro de antenas parabólicas, demandas TV por Assinatura e de conectividade de empresas. Já a Banda Ka será grandemente utilizada na ampliação de backhaul de telefonia celular, assim como para aumentar a performance de aplicações de dados, vídeo e Internet do mercado empresarial.

A Banda Ku também poderá ser usada para a migração de sinais de TVRO, atualmente transmitidos em Banda C, de modo a atender essa condição prevista na futura implementação do 5G no Brasil

“Estamos muito felizes com o lançamento bem-sucedido do Star One D2, o maior satélite que já construímos e que irá reforçar ainda mais a nossa liderança de mercado, proporcionando mais recursos para as telecomunicações do Brasil e da América Latina”, afirma José Félix, presidente da Claro no Brasil, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo. “Reforçamos com o anúncio de hoje nosso compromisso com o país e com a região”, diz Félix.

O Star One D2 complementa a frota da Embratel composta por cinco satélites em órbita geoestacionária (Star One D1, C1, C2, C3 e C4). Com potência de 19,3 KW e pesando 7 toneladas, o Star One D2 ocupa a posição orbital de 70° W e está equipado com 28 transponders (receptores e transmissores de sinais) em Banda C, 24 transponders em Banda Ku e payloads em Banda Ka e Banda X.
“O novo satélite ampliará nossa atuação com clientes da região e fornecerá mais capacidade para transmissões de dados em geral e para nossa estrutura de telefonia celular (backhaul), ajudando na ampliação dos serviços móveis”, afirma José Formoso, CEO da Embratel.

A capacidade do novo satélite é impressionante. Com a Banda Ka, o Star One D2 atenderá às demandas de backhaul de telefonia celular e ainda complementará cobertura semelhante disponível no Star One D1, ampliando as ofertas de Internet e Banda Larga empresarial em grande parte do território brasileiro, além de permitir o uso de aplicações corporativas com transmissão de dados de alta qualidade.

As Bandas C e Ku complementarão ainda as ofertas de dados, vídeo e Internet de alta velocidade para órgãos do Governo e grandes empresas que atuam no México e nas Américas do Sul e Central, além de expandir as redes de backhaul celular já existentes em Banda Ku por meio de outros satélites da frota da Embratel. A Banda Ku também poderá ser usada para a migração de sinais de TVRO, atualmente transmitidos em Banda C, de modo a atender essa condição prevista na futura implementação do 5G no Brasil. Possibilitará ainda a transmissão de sinais de TV por Assinatura. Já a Banda C garantirá a manutenção e a distribuição de sinais para possibilitar o aumento da oferta de conteúdos de afiliadas de grandes emissoras de TV no segmento de broadcast.

“Ampliaremos nossas ofertas incluindo aplicações de entretenimento, telemedicina, agronegócio e tele-educação”, afirma Gustavo Silbert, Diretor-Executivo da Embratel, enfatizando que a empresa já atende com seus serviços satelitais as maiores empresas do Brasil e da América Latina, as principais emissoras de TV, canais independentes, bancos e companhias que utilizam sinais de televisão, rádio, telefonia, Internet e dados.

Os serviços do Star One D2 já podem ser contratados por empresas e órgãos do governo. “As entregas começam a valer a partir do início da fase de operação comercial do satélite, que ocorrerá já a partir de outubro 2021”, diz Lincoln Oliveira, Diretor da Unidade de Satélites da Embratel.

O Star One D2 será controlado a partir do maior e mais moderno centro de operações de satélites do Brasil e da América Latina, localizado em Guaratiba (Rio de Janeiro – Brasil). Como líder e precursora de soluções via satélite na América Latina, a Embratel foi a primeira empresa no mundo a receber a certificação ISO pelos serviços de controle disponibilizados a partir de seu centro. O Sistema de Gestão de Qualidade do Serviço de Controle de Satélites do centro de Guaratiba possui a certificação ISO 9001:2015, posicionando a companhia como uma das mais confiáveis do mundo por conta de sua moderna tecnologia e de sua equipe altamente capacitada.

A Embratel também é credenciada de acordo com as normas do Inmetro (Brasil), da Ansi-Rab (Estados Unidos) e RVA (Holanda), além de participar ativamente na Space Data Association (SDA), principal instituição que presta serviços de vigilância espacial para as operadoras de satélites.

O Star One D2 foi construído pela Maxar e foi lançado pela Arianespace.

Bandas C

Embratel

Gustavo Silbert

José Félix

José Formoso

Ka e X

Ku

Lincoln Oliveira

Star One D2

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | GESTÃO

A doce ditadura da Governança de Dados

Leia nessa edição sobre carreira

CARREIRA

Profissões do futuro

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SETORIAL

Área pública: desafios e lucros

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

LEGISLAÇÃO

LGPD Ano Um: uma construção inacabada

Setembro | 2021 | #50 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento