book_icon

EuNerd aponta cinco dicas para os profissionais de TI em tempos de crise

Com vagas em aberto, manter-se atualizado com as novidades é uma das principais dicas para a recolocação profissional

EuNerd aponta cinco dicas para os profissionais de TI em tempos de crise

A Associação das Empresas de TI e TIC (Brasscom) informou que até 2024 o Brasil terá 70 mil vagas na área de TI. O mercado percebeu que a tecnologia é fundamental para a sobrevivência e crescimento das empresas, mas para tanto, é preciso se adaptar. Com isso, Daniel Tutida, sócio fundador e atual CEO da EuNerd, plataforma que gerencia e conecta os melhores profissionais de TI às empresas, dá algumas dicas de como os profissionais de tecnologia podem driblar a crise causada pela pandemia do coronavírus e manter – ou conseguir – um emprego:

1. Proatividade
Sabe aquela história de “pensar fora da caixa”? Pois é! Mostrar interesse pelo assunto e descobrir soluções diferentes podem fazer um profissional de TI ter sucesso na sua função. “Acima de tudo, é importante saber lidar com pessoas, liderar projetos e pensar em soluções. Busque alternativas para ajudar o seu cliente, sempre!”, explica Tutida.

2.Rede de contatos
Assim como em qualquer profissão, é importante ter um bom “networking”, a famosa rede de contatos. Fazer amizade com chefes e colegas de profissão para que eles possam te indicar para uma vaga futura é um dos caminhos mais fáceis para a recolocação profissional.

Hoje em dia, o uso das redes sociais também pode ajudar. O LinkedIn, por exemplo, é uma das ferramentas mais indicadas para a troca de experiências com profissionais da área. Use e abuse da mídia!

3. Estude sempre!
Para Tutida, é muito importante estar atento às novidades de tecnologias e aplicativos que surgem. “O mercado de tecnologia está em constante evolução. Separe um tempo para aprimorar suas habilidades e ter novas certificações. Graduação em Tecnologia da Informação, pós graduação/ MBA, cursos extras e até mesmo a participação em palestras sobre o tema são essenciais ”, diz.

Só não esqueça de atualizar essas informações no currículo, ok?

4. Conheça o mercado
De acordo com a pesquisa feita pela iMonitor IT, o Mercado de TI no Brasil poderá crescer 20% ainda em 2021. “O segredo para ser um exímio profissional de TI é acompanhar as tendências e demandas das necessidades dos consumidores. Dedique um tempo do seu dia para ler sites especializados em tecnologia, por exemplo. Isso é essencial para oferecer sempre as soluções tecnológicas corretas para o cliente”, explica o CEO da EuNerd.

5. Busque referências internacionais
Manter-se atualizado com o que acontece na área de tecnologia é essencial! Ainda de acordo com a Brasscom, o Brasil é o 7º maior produtor de tecnologia da informação e telecomunicações (TIC). Estados Unidos, China e Japão ocupam os primeiros lugares.

Além das novidades que ocorrem por aqui, é importante buscar referências também no mercado mundial. Tutida dá a dica: as áreas em maior crescimento em TI são desenvolvimento de software, ciência de dados e engenharia de dados. Então, pesquise tudo que puder sobre as tendências internacionais. Ter referências nunca é demais, esteja sempre um passo à frente!

 

 

Associação das Empresas de TI e TIC (Brasscom)

Daniel Tutida

EuNerd

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | GESTÃO

A doce ditadura da Governança de Dados

Leia nessa edição sobre carreira

CARREIRA

Profissões do futuro

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SETORIAL

Área pública: desafios e lucros

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

LEGISLAÇÃO

LGPD Ano Um: uma construção inacabada

Setembro | 2021 | #50 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento