book_icon

Agência Casa Mais desenvolve treinamentos virtuais de Gamificação 3D para trabalhos de risco

Contratada pela GE Healthcare, Agência Casa Mais desenvolveu treinamentos virtuais 3D para pré-manutenção e içamento de equipamentos hospitalares pesados

Agência Casa Mais desenvolve treinamentos virtuais de Gamificação 3D para trabalhos de risco

Já imaginou realizar a pré-manutenção de equipamentos de tomografia computadorizada ou, ainda, o içamento de equipamentos pesados, de onde você estiver, da forma mais realista? Pois tudo isso é possível com o trabalho desenvolvido por profissionais como o empreendedor Fabio Costa e sua equipe, por meio da REUNI, plataforma virtual que permite a realização de reuniões, treinamentos, aulas e visitas a imóveis de modo totalmente imersivo

CEO da Agência Casa Mais, empresa pioneira em Realidade Virtual no Brasil, Costa conta que foi procurado pela GE Healthcare – empresa global no mercado de produtos e serviços para diagnóstico, tratamento e monitoramento de pacientes, bem como no desenvolvimento e na fabricação de produtos biofarmacêuticos – para desenvolver, com sua equipe, treinamentos virtuais para tarefas de risco. Algo que se tornou extremamente necessário, especialmente nos tempos de pandemia e da consequente necessidade de isolamento social.

A realização de tais treinamentos virtuais é fundamental, pois, seja em hospitais ou laboratórios de exames, os riscos para todos os envolvidos em processos de manutenção são eminentes  

O trabalho foi desenvolvido para dois projetos da GE: o primeiro, realizado em território nacional, é destinado aos profissionais que precisam realizar os procedimentos pré-manutenção de equipamentos de tomografia computadorizada, em português. Já o segundo, em inglês, foi pedido pela GE Healthcare do Reino Unido, após comprovação do sucesso do treinamento virtual brasileiro. Este é voltado para os profissionais responsáveis pelo içamento de maquinário pesado, para entregar ao cliente. De acordo com Fernando Burgo, EHS Manager América  Latina na GE Healthcare, os dois treinamentos foram o primeiro passo para que a empresa possa seguir no desenvolvimento de novos projetos que utilizem realidade virtual e aumentada, algo já almejado pela GE antes mesmo da pandemia da Covid-19.

A realização de tais treinamentos virtuais é fundamental, pois, seja em hospitais ou laboratórios de exames, os riscos para todos os envolvidos em processos de manutenção são eminentes. Por isso, esses ambientes devem ter foco de cuidados extremos e recorrentes. No caso do treinamento criado pela GE Healthcare para os colaboradores internos, a ideia é evitar riscos de contaminação biológica e acidentes oriundos da radiação e da eletricidade.

Para isso, o treinamento virtual gamificado utilizado pela plataforma REUNI torna a experiência bem realista. O treinamento conta com diversas fases, devidamente organizadas. Inicialmente, é preciso que o profissional – utilizando o seu personagem virtual 3D e comandos de teclado e mouse – escolha os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) corretamente para cada uma das tarefas. O treinamento é detalhado e orienta o usuário, até mesmo, a colocar devidamente o seu dosímetro, bem como desligar o equipamento de tomografia, utilizando controles via computador.

Os profissionais também passam por outras fases, desde a limpeza do local, para eliminação de riscos biológicos, até a preparação do painel elétrico, para que a manutenção possa ser realizada. As orientações são feitas por voz, sons, texto e indicações gráficas, tornando o treinamento ainda mais didático. Por fim, ao terminar cada uma das tarefas, o usuário se dirige até uma enfermeira, que apresenta para ele os resultados, indicando os erros e acertos.

Já o treinamento virtual para içar equipamentos foi realizado em inglês, com o intuito de ser disponibilizado para todas as unidades da empresa no mundo. Trata-se de outro procedimento de extrema importância, considerando que muitos equipamentos pesados, presentes em hospitais e clínicas, necessitam ser içados para estarem em andares mais altos. Contudo, é preciso seguir uma série de normas corretamente, que visam a proteção individual e coletiva. Além disso, é preciso manter a integridade do veículo e do equipamento, assim como do local no qual ele vai ser instalado. Por isso, a GE Healthcare optou pelo treinamento virtual para tal processo, com foco nos prestadores de serviço.

Pelo computador, o usuário dá início à tarefa em uma simulação virtual 3D de um escritório, onde faz a checagem de materiais e de itinerário. Depois desse ponto, o treinamento segue em uma rua virtual. Neste caso, o equipamento que precisa ser içado é um magneto de ressonância magnética e o usuário consegue entender, logo que o caminhão chega até o local, os detalhes de como a caixa deve ser posicionada na carroceria do veículo. A seguir, são demonstrados os procedimentos para checagem de distâncias, do caminhão e do guindaste, assim como a forma correta de retirar a caixa do equipamento. O treinamento passa por outras fases, como a checagem de EPIs dos profissionais envolvidos, checagem de cordas, isolamento do local (que é feito pelo próprio usuário), colocação na gaiola, içamento e entrega no local, com a utilização de guias e correntes.

Burgo ressalta que, para o desenvolvimento dos projetos, houve uma grande colaboração entre a GE Healthcare e a Agência Casa Mais, que recebeu da empresa todos os procedimentos e detalhes dos treinamentos, bem como avaliou todo o material, a todo o tempo, para entender se estava tudo correto antes do lançamento. A Agência Casa Mais ficou responsável por utilizar os mais modernos recursos de Gamificação 3D, usando a plataforma REUNI para solidificar a demanda do cliente. Esse trabalho contou, inclusive, com a criação de cenários, equipamentos, personagens e objetos em 3D, além dos locais virtuais.

Costa e sua equipe explicam que desenvolveram todo o trabalho, focados, também, na mensuração dos resultados. “Não adianta apenas termos um treinamento virtual gamificado esteticamente agradável e fácil de navegar se a empresa não conseguir medir, de forma analítica, os resultados”. Ele explica que foi criada uma página administrativa, na qual os gestores da GE acessam o sistema de estatísticas do treinamento em tempo real.

Até o momento, os projetos têm gerado resultados positivos: “Os times que estão realizando os treinamentos estão gostando muito. É um foco diferente, é inovador”, diz Burgo. Ele explica, ainda, que as interações colocadas estão muito relacionadas ao dia a dia de campo dos profissionais. “Não tenho dúvidas de que isso vai impactar positivamente na prevenção de acidentes.” Segundo ele, esses projetos não somente abriram portas para os treinamentos virtuais, mas também apontaram para uma mudança na plataforma de capacitação online da empresa. Trata-se, então, apenas do começo de muitas transformações.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.