book_icon

Três perguntas que você deve fazer sobre uma solução SD-WAN

SD-WAN é o assunto do momento. E com razão, porque é uma tecnologia fantástica que melhora o desempenho das aplicações, permitindo que as empresas ampliem o uso de serviços de internet de banda larga mais rápidos e mais baratos, além de conexões MPLS privadas, ao mesmo tempo que oferece qualidade superior de experiência ao usuário final.

Ao contrário das abordagens tradicionais centradas em roteadores, o gerenciamento de conexões WAN é extremamente simples – e automatizado – com SD-WAN. Isso significa menos tempo gasto na execução de comandos CLI (Command Line Interface, ou Interface de Linha de Comando) complexos e na solução de problemas de deficiências de rede. Dito isso, se um fornecedor lhe disser que essa tecnologia impressionante é “gratuita”, você possivelmente irá levantar as sobrancelhas, se perguntando onde ele quer chegar.

Para mim, a palavra “grátis” vem com um pouco de cautela. À primeira vista, parece atraente. No entanto, por experiência própria, se algo parece bom demais para ser verdade, geralmente é. Voltando ao SD-WAN, gratuito nem sempre significa gratuito, e é importante olhar para os custos ocultos. É fundamental entender qual funcionalidade você está recebendo “gratuitamente” e o que requer licenciamento adicional para uma solução completa.

Ao avaliar qualquer solução SD-WAN, aqui estão algumas questões-chave a considerar – ou perguntar ao fornecedor – para garantir que você tenha uma visão completa sobre os recursos existentes:

A solução inclui recursos de gerenciamento abrangentes ou uma licença adicional é necessária para dar suporte à orquestração?

A solução de base inclui recursos analíticos de ponta a ponta?

Se as funções de rede adicionais estiverem ativadas, o hardware citado tem recursos de computação e memória suficientes para suportá-los?

Ou seja: uma plataforma SD-WAN avançada oferece benefícios operacionais e financeiros atraentes em relação às soluções SD-WAN que entregam apenas recursos básicos.

Por Karan Singh Dagar, product marketing manager da Aruba

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.