Os compradores da minivan Toyota Sienna, que no Brasil é importada, não recebem mais o manual impresso, mas um aplicativo com todas as informações e que conta com a ajuda de um assistente virtual. O seu desenvolvimento foi feito pelo Google Cloud e Dominik Wee, diretor de Manufatura e Industria da empresa, contou no blog da companhia como tudo ocorreu. Ele observa que, assim como as enciclopédias foram substituídas pelo Google e os CDs de músicas pelos serviços de streaming, o mesmo deve ocorrer com os manuais de veículos.
“Queríamos trazer o mesmo nível de acessibilidade para um tipo específico de publicação: o manual impresso do carro. Foi assim que mudamos o manual em papel para se tornar uma experiência digital ativada por voz de fácil acesso para os proprietários do novo Sienna. Isso ajudou o recurso a se tornar tão moderno e útil”, escreveu o executivo. “Versões digitais, como um arquivo PDF, são um bom começo. Porém, não são mais do que documentos planos reformatados. Em más condições visuais na beira de uma estrada, a última coisa que um motorista quer fazer é olhar para um telefone ou rolar páginas de um texto minúsculo. E, semelhante aos manuais impressos, as versões digitais não facilitam conversas contínuas e em tempo real entre motoristas e montadoras quando é mais importante; muitas vezes são apenas textos e imagens e, na melhor das hipóteses, desenhos esquemáticos”, observou.
“Com isso em mente, decidimos elevar e personalizar o manual do carro criando uma experiência de manual do proprietário digital ativada por voz, tudo com a tecnologia do Google Cloud. Um assistente baseado em voz foi a escolha certa porque, como parecia a opção mais intuitiva e natural, especialmente durante a condução. Na verdade, 51% dos adultos americanos usaram um assistente de voz enquanto dirigem, e 95% de todos os motoristas esperam usar um assistente de voz nos próximos três anos”, contou Wee. “Agora estamos colocando essa tecnologia na estrada ao equipar o Toyota Driver’s Companion para o novo modelo 2021 Toyota Sienna. Acessível através do aplicativo Toyota existente, este companheiro oferece assistência em tempo real, a qualquer hora do dia. Os motoristas podem fazer perguntas e o acompanhante fornecerá respostas úteis de maneira eficiente e conveniente, de voz a percursos 3D e ambientes exploráveis”, completou.
Inteligência
Uma voz virtual facilmente acessível por meio do aplicativo permite que os usuários façam perguntas sobre seu Sienna 2021, como “qual é a altura do meu carro?” e receba respostas imediatas por voz, display ou entrada interativa. O manual se conecta automaticamente ao número de registro do veículo adquirido para criar uma experiência totalmente personalizada , com curadoria específica para o motorista. Por exemplo, se uma luz desconhecida no painel aparecer, o Toyota Driver’s Companion pode ajudar a identificar o significado do alerta.
Pontos de acesso interativos em todo o interior do veículo permitem que os motoristas explorem a cabine virtualmente. Os motoristas podem descobrir as funcionalidades dos botões, encontrar mostradores específicos e aprender mais sobre as funções do carro, como deslizar bancos ou abrir portas para se aclimatar com seu novo veículo.
APIs com tecnologia de Inteligência Artificial do Google Cloud tornam o acesso a informações específicas do veículo fácil e sem esforço, aproveitando o processamento de linguagem natural do Google. A API Google Cloud DialogFlow serve como árvore de decisão, que fornece inteligência tanto para encontrar uma resposta para uma pergunta, ou seja, como o Companion responde às perguntas do usuário final. E a APIs Text-to-Speech, chamada Wavenet, cria a voz realista do Companion. “A nossa API Speech-to-Text ‘escuta’ a voz do usuário e encontra as informações corretas para criar respostas. Isso significa que um motorista pode fazer uma pergunta de várias maneiras e o Companion ainda responderá com a resposta certa. Nossa plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis Firebase coleta insights analíticos que ajudam a melhorar a experiência geral e os serviços para OEMs e motoristas”, afirma Wee.
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