book_icon

Nobreak favorece eficiência em projetos de energia solar

Dispositivo evita interrupções não planejadas e reduz custos nas operações fotovoltaicas e modelos isolados

Nobreak favorece eficiência em projetos de energia solar

Apesar dos impactos causados pela pandemia, o mercado solar brasileiro segue em crescimento e com excelentes perspectivas. De acordo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), só no ano passado, foram quase R$ 16 bilhões de novos investimentos, com a instalação de cerca de 3.152,9 megawatts (MW) de fonte solar fotovoltaica.

Quando não há energia convertida disponível para uso, o modelo on-grid passa a ser alimentado pela rede elétrica pública

Em razão desse cenário, empresas do setor solar já têm discutido e procurado alternativas visando acompanhar esse crescimento e melhorar o desempenho operacional, aumentar a eficiência energética, evitar interrupções não planejadas e reduzir custos desses projetos.

Na visão de Pedro Al Shara, CEO da TS Shara, a aplicação do nobreak tem se mostrado uma boa alternativa para melhorar a eficiência dos sistemas de energia fotovoltaica. Conhecido como fonte de alimentação ininterrupta (UPS), o equipamento é responsável por entrar em ação caso a irradiação solar captada seja insuficiente para abastecer o local ou algum agente externo interfira no funcionamento dos sistemas on-grid e off-grid que integram esse ecossistema.

“Quando não há energia convertida disponível para uso, o modelo on-grid passa a ser alimentado pela rede elétrica pública. Nessa hora, o nobreak fica responsável por filtrar a eletricidade que chega aos aparelhos eletrônicos do local, protegendo-os dos distúrbios como curto-circuito ou sobtensão. Já no sistema off-grid, o nobreak atua fornecendo a energia necessária, armazenada previamente em suas baterias, para garantir o fornecimento em períodos sem sol ou durante a noite”, explica Al Shara.

Além disso, outro ponto importante é lembrar que sistemas de energia desatualizados afetam a operação e aumentam a probabilidade de erros e tempo de inatividade não planejado. “Por isso, instalar uma rede de nobreaks que forneça acesso e suporte instantâneos a informações operacionais críticas, por exemplo, é uma boa estratégia para administrar esses sistemas, em que os impactos derivados dessa carência retardam tanto as ações das empresas como as dos usuários finais”, finaliza Al Shara.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.