book_icon

Para atrair talentos, everis investe em ambiente desafiador e colaborativo

Profissionais de cibersegurança estão entre os profissionais mais requisitados e cobiçados do mercado. Consultoria aposta em um ambiente desafiador, colaborativo e diverso, com pessoas de diferentes gerações, formações acadêmicas e gêneros, para atrair e manter uma equipe de primeira linha

Para atrair talentos, everis investe em ambiente desafiador e colaborativo

O Brasil sofreu mais de 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no ano passado 2020, segundo dados do relatório FortiGuard Labs, laboratório de ameaças da Fortinet. Todos os anos, os volumes e a variedade de ciberataques crescem. A criatividade dos criminosos está sempre evoluindo, assim como se ampliam a necessidade e os investimentos das empresas dos mais diversos setores para se proteger.

Diante dessa realidade, mesmo durante a crise econômica e sanitária, com números de desemprego assustadores, a demanda por profissionais de segurança da informação só cresce. Eles estão cada dia mais disputados pelo mercado. Mas quem é este profissional de cibersegurança? Quais são os fatores determinantes para que sejam atraídos e se mantenham em uma empresa? Esta fórmula secreta ninguém sabe ao certo. A única certeza é que os talentos que se destacam na área encontram muitas portas abertas e costumam ser criteriosos na escolha da melhor casa para entrar.

É realmente instigante para os cibertalentos trabalharem em sinergia com os colegas em projetos de soluções de Inteligência Artificial, Internet das Coisas, RPA, Realidades Aumentada, Virtual e mista aplicadas aos negócios  

“O segmento de segurança da informação tem se tornado cada vez mais valioso para empresas privadas e públicas, porque garantir a proteção dos dados corporativos e das informações pessoais de clientes, parceiros e colaboradores é fundamental e estratégico para a sobrevivência de qualquer negócio”, afirma Andréa Thomé, diretora de Cibersecurity da everis Brasil. De acordo com a executiva, felizmente, percebe-se também o crescimento do interesse de talentos de diferentes áreas por se especializarem em cibersegurança.

Andréa foi contratada há quase um ano para estruturar a área de Cibersegurança da everis Brasil, consultoria multinacional de negócios e TI do Grupo NTT Data, a fim de atender às demandas dos clientes brasileiros. Hoje, a área conta com 25 profissionais, sete recém-contratados. Há sete vagas abertas a ser preenchidas. “Contratar talentos é sempre desafiador por sermos uma integradora e por termos agora de lidar com quatro gerações atuantes no mercado (Baby Boomers, X, Y ou Millenium e a recém-chegada geração Z). Temos talentos provenientes de todas elas e ainda procuramos promover a diversidade, com pessoas de diferentes formações e gêneros, que trazem valores e visões de mundo diferentes e precisamos manter todos instigados a dar o seu melhor”, diz a diretora da everis.

A equipe de Cibersecurity da everis Brasil é composta por profissionais de diversas formações e experiências: há especialistas em TI e segurança, claro, mas também conta com advogados, engenheiros, profissionais de marketing, recursos humanos e vendas. Na América Latina, a área é relativamente nova também e conta com 80 talentos, mantendo também a diversidade de integrantes.

Atrativos da everis para os talentos da área de segurança
A everis é a consultoria do Grupo NTT Data no Brasil, referência mundial em Tecnologia e Telecomunicações, o que permite que os profissionais participem de projetos com grandes desafios de segurança no país e no exterior, além de poder interagir com especialistas de outras áreas de negócios e tecnologia. “Só esse fato já é um atrativo para os talentos, mas recebemos muitos currículos de pessoas que se interessam por integrar nossos quadros por receberem indicações de profissionais da everis”, diz Andréa.

Além disso, os profissionais da área de ciber podem atuar em colaboração com outras áreas da everis. “É realmente instigante para os cibertalentos trabalharem em sinergia com os colegas em projetos de soluções de Inteligência Artificial, Internet das Coisas, RPA, Realidades Aumentada, Virtual e mista aplicadas aos negócios” diz Andrea. “Isto permite que eles possam colocar em prática a criatividade para desenvolver aplicações de segurança e, simultaneamente, aprimorar conhecimentos sobre tecnologias disruptivas.”

Os novos colaboradores podem se beneficiar com os planos de carreira da everis, tanto para quem pretende chegar à liderança como para aqueles que preferem seguir nas áreas técnicas. Outro aspecto valorizado é o programa everflex, que possibilita aos colaboradores, por meio de um sistema de pontuação, personalizar o pacote de benefícios, de forma que atenda às necessidades de cada colaborador.

Outros benefícios são: everisWay, que oferece coaching com um profissional experiente da everis; Equilibra, uma série de iniciativas para incentivar os colaboradores a fazer pausas durante a jornada do trabalho; Smart Working, que motiva as melhores práticas do trabalho remoto em equipe e de ergonomia do local de trabalho. Além disso, se a família crescer, eles podem contar com o everbaby, cujo objetivo é apoiar os talentos everis e seus dependentes durante a gestação, desde o pré-natal até um ano depois do nascimento da criança.

Como reter e motivar os talentos de segurança
Manter os profissionais de cibersegurança motivados e dedicados a solucionar problemas, que afetam os resultados das empresas e, muitas vezes, as vidas das pessoas, não é fácil, porque a disputa por eles no mercado é forte e as tentações para que se arrisquem em novos desafios, seja empreendendo ou aceitando outras ofertas, são grandes. “Porém, mesmo neste cenário competitivo, temos profissionais que preferem ficar conosco e construir uma carreira sólida. Eles dizem que o motivo para ficar é termos um ambiente desafiador e inspirador, no qual existe muita colaboração entre as pessoas, que são incentivadas a crescer profissionalmente por meio do intercâmbio de conhecimentos com os colegas e gestores, além de muitas horas de treinamentos”, diz Andréa.

“Nós, profissionais de segurança da informação, somos movidos por desafios, que nos fazem analisar sempre a causa e as consequências das falhas e invasões, e nos sentimos gratificados por proteger o patrimônio e os valores dos nossos clientes e consumidores”, diz Andrea. “Por isso, acredito que estamos sempre em busca de novos projetos, que nos motivem a nos superar e a colaborar com a equipe, com as empresas e a sociedade. Esta postura converge com o propósito da everis e faz com que apostar no crescimento de acordo com o plano de carreira da companhia seja bem interessante.”

Serviço
www.nttdata.com

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.