book_icon

HPE amplia o portfólio 5G com solução automatizada de gerenciamento

O software de automação 5G totalmente integrado simplifica as operações e reduz o risco para redes 5G, fatias e serviços com o gerenciamento inovador de infraestrutura da HPE e tecnologias de automação baseadas em AI / ML

HPE amplia o portfólio 5G com solução automatizada de gerenciamento

A Hewlett Packard Enterprise acaba de anunciar uma solução de software 5G que adiciona gerenciamento automatizado totalmente integrado ao portfólio 5G existente da HPE. A solução inclui o HPE 5G Automated Assurance e um novo recurso 5G para o HPE Service Director, que, juntos, simplificam o gerenciamento de redes 5G e reduzem os riscos de implantação por meio de um sistema closed-loop totalmente automatizado. O novo software de automação monitora e orquestra as funções de rede (NFs), infraestrutura, slices e serviços, agindo automaticamente nos problemas detectados para garantir a continuidade da aplicação. O software é pré-integrado com as soluções 5G abertas da HPE, incluindo o HPE 5G Core Stack, além de aproveitar tecnologias de código aberto e oferecer APIs abertas para integração com soluções de vários fornecedores.

Embora o 5G traga grandes melhorias em termos de largura de banda, latência e número de dispositivos e serviços suportados, ele também apresenta grande complexidade e riscos operacionais para as operadoras de telecomunicações. Os padrões 5G foram projetados para abranger plataformas Cloud-native que utilizam software desagregado e componentes de hardware de vários de fornecedores. Como resultado disso, as telecoms que implantam redes 5G deverão gerenciar e manter vários segmentos de rede, milhares de máquinas virtuais e centenas de funções de rede virtual/contêineres (VNFs / CNFs) em milhares de sites.

O software é pré-integrado com as soluções 5G abertas da HPE, incluindo o HPE 5G Core Stack, além de aproveitar tecnologias de código aberto e oferecer APIs abertas para integração com soluções de vários fornecedores  

O software de automação 5G da HPE reduz o risco de gerenciar uma rede 5G composta por vários fornecedores, provendo recursos de automação que vão desde o gerenciamento de infraestrutura até a automação dos slices, utilizando componentes de software abertos e seguros. As operadoras podem implantar a solução de automação 5G em conformidade com padrões ETSI, 3GPP e outros, combinando-a com orquestração para ativar um processo de closed-loop totalmente automatizado. Sempre que novas funções de rede, slices e serviços forem implantados, ele automaticamente envolve o monitoramento, que detecta degradações de serviço e aciona automaticamente o reparo, o dimensionamento ou a otimização da infraestrutura e dos serviços.

A solução de automação 5G integrada da HPE foi projetada para inúmeros casos de uso do 5G, apresentando inovações importantes, como orquestração baseada em intenção, assurance baseada em AI / ML, CNF on boarding, gerenciamento automatizado de fatias de rede e elasticidade da infraestrutura. Essa nova solução de software 5G se junta ao portfólio de software HPE 5G com o HPE 5G Core Stack , o HPE Open RAN Solution Stack e soluções de ponta, incluindo o HPE Edge Orchestrator . Ele se baseia no legado da HPE como fornecedor líder de soluções de garantia de serviço, orquestração e gerenciamento de infraestrutura para redes fixas e móveis, acelerando a capacidade das telecoms de implantar redes 5G.

O software é pré-integrado com o HPE 5G Core Stack e também integra-se com NFs de diversos fornecedores da HPE e parceiros. A integração e os testes com a HPE e as NFs dos parceiros estão sendo realizados no Laboratório 5G da HPE em Fort Collins, Colorado.

“Para aproveitar totalmente a oportunidade apresentada pelo 5G e pela divisão de rede, as operadoras de telecomunicações precisam adotar os princípios abertos e Cloud-native que foram incorporados aos padrões da indústria”, diz Domenico Convertino, vice-presidente de gerenciamento de produto do HPE Communications Technology Group. “Em linha com essa abordagem, a HPE desenvolveu recursos de automação totalmente integrados que eliminam o risco de implantações 5G e maximizam o retorno de negócios para os operadores de rede. Com base em nossa liderança em nuvem de telecomunicações, sistemas de suporte de operações e orquestração, estamos apresentando uma oferta integrada que acelera a automação no setor.”

A nova solução de automação 5G traz orquestração baseada em intenção com um novo recurso 5G para o HPE Service Director e fornece garantia de serviços e rede baseada em AI / ML com um novo produto, o HPE 5G Automated Assurance.

Um novo recurso 5G para o HPE Service Director
O HPE Service Director orquestra infraestrutura e serviços 5G complexos de maneira simples e sem código para otimizar os processos operacionais em conectividade, computação, aplicativos e funções de rede. Ele usa modelagem baseada em intenção para projetar modelos de serviço e suas políticas para orquestrar os processos de negócios e o ciclo de vida completo em ambientes híbridos, permitindo que os operadores adotem o DevOps. O novo recurso 5G do HPE Service Director oferece orquestração de divisão de rede 5G orientada por perfil e sem toque, e gerenciamento totalmente automatizado do ciclo de vida dos slices de rede em todos os domínios. É complementado pelo HPE NFV Director, uma oferta de orquestração de recursos compatível com ETSI comprovada e escalonável para VNFs e CNFs.

HPE 5G Automated Assurance
O HPE 5G Automated Assurance permite que as empresas de telecomunicações automatizem a detecção, a previsão e a correção de problemas de rede 5G e degradação de serviço, graças à inteligência pronta para 5G baseada em dados e em ML, e um design aberto e seguro. Ele coleta e analisa uma grande quantidade de informações diversas da rede 5G em tempo real para detectar anomalias ou padrões de problema e acionar a correção apropriada. A solução HPE 5G Automated Assurance foi projetada desde o início para operar em um ecossistema com vários fornecedores, interagindo facilmente com diferentes tecnologias de diversos fornecedores.

Essas duas novas soluções de automação são complementadas pelo Agregador de Recursos HPE para Gerenciamento de Infraestrutura Aberta , que simplifica o gerenciamento da infraestrutura de computação de telecomunicações em milhares de locais.

Disponibilidade
Os pacotes de software de automação de 5G para HPE Service Director e HPE 5G Automated Assurance estarão disponíveis globalmente em outubro de 2021.

Serviço
www.hpe.com
hpe.com/telco/automate

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.