book_icon

CIOs têm papel ativo no avanço da diversidade, equidade e inclusão, segundo Gartner

Líderes de TI podem alavancar recursos de influência e tecnologia para apoiar grupos marginalizados

CIOs têm papel ativo no avanço da diversidade, equidade e inclusão, segundo Gartner

O Gartner,empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, alerta que, como parte de suas responsabilidades de liderança, os Chief Information Officers (CIOs) devem alavancar sua influência e recursos de tecnologia para assumir um papel ativo no avanço das iniciativas de diversidade, equidade e inclusão dentro de suas organizações.

“As implicações da pandemia e as injustiças sociais aumentaram as expectativas dos funcionários no que diz respeito à diversidade, equidade e inclusão”, diz Rob O’Donohue, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. “Os CIOs têm uma enorme oportunidade de usar sua posição como líderes de negócios digitais para apoiar grupos frequentemente marginalizados e cumprir compromissos executivos com ação.”

Os CIOs podem promover a diversidade dentro da área de TI criando conexões com instituições educacionais e organizações sem fins lucrativos para ajudar a impulsionar ou acelerar grupos marginalizados em uma carreira de tecnologia 

O Gartner recomenda que os CIOs e seus subordinados diretos se concentrem em quatro ações principais para promover a diversidade, equidade e inclusão nas empresas e em suas comunidades:

Desafie o pensamento existente sobre os programas de diversidade, equidade e inclusão
Os CIOs devem adotar uma abordagem estratégica e reflexiva para seu envolvimento nas iniciativas de diversidade, equidade e inclusão, identificando uma lista de prioridades que terão alto impacto e que a área de TI possa influenciar diretamente.

Os CIOs precisam desafiar suas equipes de TI para responder a diferentes perguntas sobre diversidade, equidade e inclusão, como, “Quais são as barreiras para aumentar a diversidade na profissão de tecnologia?” ou “Por que as mulheres tendem a abandonar o pipeline de tecnologia à medida que suas carreiras progridem?” Os líderes devem selecionar iniciativas com as quais se envolverão e nas quais exista uma paixão coletiva e um senso de propósito alinhado.

Desenvolva uma série de parcerias
Os CIOs podem promover a diversidade dentro da área de TI criando conexões com instituições educacionais e organizações sem fins lucrativos para ajudar a impulsionar ou acelerar grupos marginalizados em uma carreira de tecnologia. Essas parcerias podem oferecer treinamento e acesso à tecnologia, o que dá suporte à criação de um pipeline diversificado de talentos em TI.

Além disso, os CIOs podem desenvolver parcerias com outras partes interessadas para garantir a diversidade dos fornecedores de tecnologia de sua organização. O Gartner define um fornecedor diversificado como uma empresa que pertence e é operada por pelo menos 51% de indivíduos que fazem parte de um grupo tradicionalmente sub-representado.

“A diversidade de fornecedores oferece vantagens para a organização, como novas abordagens para a transformação digital, maior inovação e novos canais para aquisição de bens e serviços”, avalia O’Donohue.

Estabeleça conexões para superar as desigualdades digitais na comunidade
“Em muitas partes do mundo, uma das maiores barreiras à equidade é o acesso à tecnologia”, destaca o analista do Gartner. “A exclusão digital tornou-se ainda mais visível desde a chegada da pandemia.”

Por isso, os diretores de tecnologia devem identificar as desigualdades tecnológicas na comunidade local ou em outras regiões do mundo e alavancar parcerias e recursos internos para ajudar a fechar a lacuna. Resolva as desigualdades oferecendo acesso a serviços de tecnologia, aplicativos e / ou conhecimento técnico. Por exemplo, considere fazer parceria com uma escola local em um bairro de baixa renda para fornecer laptops e tablets aos alunos, ou ofereça a seus funcionários uma introdução à codificação bootcamp.

Fortalecer a inclusão da comunidade de TI
Os CIOs e líderes de TI podem usar sua influência para alcançar grupos marginalizados em suas equipes e incutir um senso de inclusão. Apoiar os funcionários por meio de iniciativas de coaching ou grupos de suporte aos funcionários (como uma comunidade de “Mulheres em Tecnologia”), que podem ajudar a promover um local de trabalho diversificado e inclusivo.

“Como membros do C-Level, os CIOs estão posicionados de forma única para fornecer patrocínio executivo-chave e alocar recursos para oferecer suporte, mentoria e outros esforços de inclusão”, diz O’Donohue.

Serviço
www.gartner.com

 

Chief Information Officers (CIOs)

Gartner

influência e recursos de tecnologia

Rob O’Donohue

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TENDÊNCIAS

Tecnologias imersivas ganham impulso nos negócios

Leia nessa edição sobre carreira

INDÚSTRIA 4.0

Fábrica conectada

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SERVIÇOS

Trunfos dos menores

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

A casa também foi para a Nuvem

Julho| 2021 | #48 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento