book_icon

Universidade Prosegur oferece qualificação para mais de 160 mil colaboradores em 20 países

Universidade Prosegur oferece qualificação para mais de 160 mil colaboradores em 20 países

O Grupo Prosegur, que atua no Brasil e referência global em segurança privada, oferece gratuitamente a seus milhares de colaboradores a Universidade Prosegur (UP), uma plataforma de aprendizagem online ativa, dinâmica e contínua, voltada às áreas profissional e pessoal. A iniciativa busca incentivar que cada participante seja protagonista do seu próprio desenvolvimento. Ao todo, são mais de 160 mil colaboradores impactados pela UP em todos os países onde o Grupo Prosegur atua e mais de 150 conteúdos disponíveis para o acesso.

Os conteúdos interativos de treinamentos são divididos entre trilha de desenvolvimento essencial, destinado a todos colaboradores, com foco nas necessidades de cada cargo e determinados em conjunto com a área de Recursos Humanos e gestores; e trilha específica, quando os clientes atendidos pelo grupo demandam qualificação singular para seu atendimento.

Buscando tornar a rotina de aprendizado mais acessível, todo o conteúdo da plataforma pode ser acessado via celular, tablet ou computador  

Além dos cursos tradicionais de aprendizado, desde o início de 2020 o Grupo, tem realizado uma série de lives e webinars focados na saúde e bem-estar do colaborador, etiquetas de home office, liderança à distância, entre outros temas, que podem ser acessados também na UP.

Treinamentos no Brasil
No Brasil, a plataforma UP foi reformulada em 2019 e os 44 mil colaboradores do Grupo Prosegur têm acesso a todos os cursos. “Nossa meta é que 90% dos funcionários tenham cumprido a trilha essencial até o final do ano. Para auxiliá-los, enviamos e-mails semanais com sugestão de cursos e criamos um ranking interno para motivar as equipes a realizarem os treinamentos”, conta Marcelo Rucker, diretor de recursos humanos do Grupo.

“É extremamente gratificante saber o quanto as equipes estão engajadas e comprometidas em cumprir suas trilhas personalizadas de aprendizado. Os materiais disponibilizados na UP estão em constante atualização, justamente para oferecer a melhor qualificação possível para profissionais e entregar um trabalho de ponta aos clientes que atendemos em todo o mundo”, completa Rucker.

Buscando tornar a rotina de aprendizado mais acessível, todo o conteúdo da plataforma pode ser acessado via celular, tablet ou computador. A empresa disponibiliza, ainda, o Espaço UP em suas bases operacionais, onde o profissional consegue realizar os treinamentos em equipamentos com headsets oferecidos pela empresa, em um ambiente privado.

Plano estratégico
A cada triênio, a empresa realinha suas estratégias de negócios para que as equipes alcancem as metas propostas para o período subsequente. Atualmente, por exemplo, os profissionais podem realizar cursos sobre Direitos Humanos e de Diversidade, Comunicação, Inteligência Emocional, Gestão da Mudança, Gestão de Conflitos, Postura e Relacionamento com Clientes, Conduta e Ética treinamentos na área de tecnologia e inovação (IoT, IA, Data Science, Robotics, Blockchain, etc.), além de assuntos mais técnicos e de necessidade específicas.

Com um monitoramento de Business Intelligence (BI) desenvolvido para controle da evolução das trilhas, os gestores podem consultar as informações atualizadas sobre sua equipe, como percentual de colaboradores que finalizaram os cursos, quais estão em andamento, etc. A partir deste ano, o plano de carreira dos colaboradores incluiu o cumprimento da carga horária mínima de cursos exigidos pela empresa.

“A dedicação e disciplina de cada colaborador para aprender algo novo ou se aperfeiçoar naquilo que já conhece, contribui não apenas para sua atuação direta na empresa, mas possui um papel fundamental na sua carreira e no seu desenvolvimento pessoal. É por isso que temos a constante preocupação em acompanhar a adesão dos profissionais, para que a trilha de aprendizado traçado para cada um deles reflita o caminho de seu sucesso profissional”, finaliza Rucker.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.