book_icon

Netshow.me aprimora serviço de transmissão ao vivo e streaming com Nuvem Microsoft

Com serviços do Azure, empresa conseguiu aumentar capacidade, velocidade e gerenciamento de operações durante o crescimento na demanda por conteúdos digitais

Netshow.me aprimora serviço de transmissão ao vivo e streaming com Nuvem Microsoft

A Netshow.me, empresa de soluções para gerenciamento, distribuição, monetização de vídeos e conteúdo online, identificou um crescimento exponencial na demanda por suas plataformas de transmissão de vídeo online. Com foco em proporcionar a melhor experiência aos seus clientes com mais velocidade, escalabilidade e segurança, a empresa fez a migração da sua infraestrutura para a plataforma de Nuvem Microsoft Azure.

A empresa brasileira iniciou suas operações após compreender uma oportunidade no mercado, devido às recentes tecnologias de fibra óptica e 4G, para a criação de uma plataforma de streaming para ajudar artistas a rentabilizarem seus trabalhos por meio de apresentações ao vivo e digitais. Após a realização de três mil shows entre a sua fundação em 2013 e 2015, a empresa passou a expandir a sua operação para atender o mercado corporativo com eventos online, palestras e workshops, bem como o setor de mídia para conteúdo televisivo, de educação e o de esportes com aplicativos e plataformas de transmissão de jogos ao vivo pela internet.

Conseguimos refinar nossos processos em um momento de pouca demanda. Quando o nosso volume de transmissões e eventos ao vivo explodiram de fato, ainda no início da pandemia, já estava tudo migrado e funcionando

Atualmente, a empresa oferece software para veiculação de conteúdo em vídeo em tempo real, além de ferramentas como player, chat, landing page e relatórios informativos. E, com este crescimento no mercado de atuação com aumento nas demandas de clientes e de usuários finais impactados pela plataforma, a Netshow.me identificou a necessidade de uma infraestrutura que fosse segura e flexível – que suportasse os picos de acesso nas plataformas – e que pudesse aumentar a capacidade de armazenamento de dados, devido à alta volumetria.

De acordo com Daniel Arcoverde, sócio fundador e CEO da Netshow.me, a decisão foi então de migrar a infraestrutura, que antes contava com máquina virtuais para o Microsoft Azure e o AKA (Azure Kubernetes Service), serviço de implementação e gerenciamento de aplicativos em contêineres. A implementação da arquitetura necessária para suportar toda a aplicação das lives e OTTs (Over the Top, da sigla em inglês), que são plataformas de distribuição de conteúdo pela internet, ambas fornecidas pela empresa, teve o apoio da Kumulus, empresa parceira, e do distribuidor Scansource.

A implementação foi realizada em um momento importante para a companhia, uma vez que, devido à pandemia, a demanda pelas soluções da Netshow.me apresentou crescimento massivo. “Conseguimos refinar nossos processos em um momento de pouca demanda. Quando o nosso volume de transmissões e eventos ao vivo explodiram de fato, ainda no início da pandemia, já estava tudo migrado e funcionando”, diz Arcoverde.

A tecnologia Microsoft permitiu, então, potencializar a escalabilidade da Netshow.me sem a necessidade de operação técnica e, assim, reduzir o custo operacional da empresa. “Conseguimos entregar uma experiência espetacular com alta volumetria para clientes de esportes, que são os mais críticos, e empresas grandes com cerca de 50 mil colaboradores assistindo a uma live ao mesmo tempo”, celebra Daniel.

Além disso, a Netshow.me conseguiu fazer uma melhor gestão dos dados, aliada a recursos de segurança, bem como otimizar o desenvolvimento e o gerenciamento de aplicativos de transmissão, cursos etc., por meio de aplicação que monitora aplicativos ativos com detecção automática de problemas e ferramentas de análise avançada para identificar o comportamento dos usuários com precisão. Por fim, a empresa conta com alta disponibilidade para a rede e seus aplicativos por meio do Azure Load Balancer que faz o balanceamento da carga do tráfego de rede privada e internet e eleva a confiabilidade do aplicativo. “Estamos bem evoluídos em nível de maturidade na nuvem e isso é valorizado no mercado atual”, finaliza Arcoverde.

 

Azure Load Balancer

Daniel Arcoverde

Netshow.me

Nuvem Microsoft Azure

vídeos e conteúdo online

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TENDÊNCIAS

Tecnologias imersivas ganham impulso nos negócios

Leia nessa edição sobre carreira

INDÚSTRIA 4.0

Fábrica conectada

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SERVIÇOS

Trunfos dos menores

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

A casa também foi para a Nuvem

Julho| 2021 | #48 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento