book_icon

HPE compra a Ampool para acelerar análise de workload SQL

Aquisição adiciona novos conhecimentos para fornecer melhor serviço SQL de código aberto local e Nuvem híbrida

HPE compra a Ampool para acelerar análise de workload SQL

A HPE anunciou na quarta-feira (7/7) a compra da Ampool, desenvolvedor de uma plataforma de dados projetada para fornecer um mecanismo de análise SQL de alto desempenho nativo da Nuvem para engenheiros de dados e analistas de negócios. Ampool se juntará à organização de software HPE Ezmeral e desempenhará um papel fundamental na aceleração do tempo de execução analítica para cargas de trabalho SQL interativas, ajudando a melhorar a qualidade, repetibilidade, rendimento e tempo para valorizar a IA/ML, análises e dados dos clientes.

A Ampool tem grande experiência na construção de um catálogo de metadados compartilhados com controle de acesso baseado em funções, que fornece uma visão consistente das diferentes fontes de dados de back-end

Segundo Anant Chintamaneni, vice-presidente e gerente geral da HPE Ezmeral, com a explosão de recursos de dados e Nuvem, as empresas exigem cada vez mais serviços de análise de dados com operações semelhantes à Nuvem. “A Structured Query Language (SQL) continua a ser uma carga de trabalho de banco de dados predominante em muitas organizações. À medida que a HPE faz parceria com clientes e ISVs para tornar o HPE Ezmeral a plataforma de software de destino para toda a amplitude de cargas de trabalho com uso intensivo de dados, surgiu uma necessidade clara de modernizar a camada SQL”, disse o executivo. “As tecnologias SQL locais atuais não levam em consideração os novos requisitos em torno da Nuvem híbrida e da escala. Como resultado, a modernização da camada SQL está na vanguarda das transformações analíticas para enfrentar os desafios da Nuvem híbrida”, comentou.

O HPE GreenLake oferece aos clientes uma base para impulsionar a transformação digital por meio de uma plataforma elástica como serviço, que pode ser executada no local, na Borda ou em uma instalação de colocation. A plataforma HPE GreenLake da Borda para Nuvem combina simplicidade e agilidade com governança, conformidade e visibilidade que vem com a TI híbrida e fornece uma variedade de serviços em Nuvem, incluindo HPE Ezmeral Container Platform e HPE Ezmeral ML Ops.

“A aquisição baseia-se nessa estratégia, ao adicionar os componentes de tecnologia da Ampool e experiência em código aberto ao portfólio da Ezmeral, que com o tempo se transformará em um conjunto de serviços de aceleração SQL disponibilizados por meio da plataforma em Nuvem HPE GreenLake. Esta aquisição também é mais uma evidência do investimento, foco e execução da HPE para a construção de uma base open souce para o portfólio de software HPE Ezmeral, entregando capacidade superior a análises finais em mercados de crescimento rápido”, comentou Chintamaneni.

Expertise

A Ampool construiu uma camada de federação de dados exclusiva e escalonável combinada com um mecanismo de aceleração de várias camadas para aumentar as velocidades de processamento de consulta analítica em escala. Fundada por Milind Bhandarkar, a Ampool traz uma equipe de engenheiros de classe mundial do Yahoo, LinkedIn, VMware/Pivotal e Veritas. Os engenheiros da Ampool também possuem liderança significativa em código aberto com contribuições importantes para projetos como Apache Geode, Presto/Trino, Apache Spark e Apache Ranger.

“A natureza das cargas de trabalho interativas baseadas em SQL mudou drasticamente na última década. A inteligência de negócios e os relatórios sobre Data Warehouses evoluíram para análises ad-hoc mais sofisticadas em maior escala e dados mais diversificados. As ferramentas SQL locais atuais são rígidas, lentas e opinativas para a tecnologia de armazenamento subjacente específica, como HDFS. São necessárias inovações para enfrentar o desafio dos altos custos de movimentação de dados, bem como os requisitos de residência de dados”, observou Chintamaneni.

De acordo com o executivo, as organizações exigem um conjunto de mecanismos de consulta nativos da Nuvem fracamente acoplados que podem oferecer suporte a várias ferramentas de análise e inteligência de negócios em uma variedade de fontes de dados de back-end. Essas fontes incluem sistemas de arquivos, armazenamentos de objetos e Data Warehouses. Essa necessidade tem sido o princípio orientador para o tempo de execução de analítica do HPE Ezmeral. A HPE oferece ofertas ricas para Apache Spark nativo da Nuvem para dar suporte à análise de lote para engenharia de dados.

“Nossa próxima área de foco é oferecer suporte a tempos de execução SQL, especificamente Presto de código aberto, bem como os melhores produtos ISV para casos de uso de análise ad-hoc rápida e interativa. A equipe Ampool traz conhecimento e tecnologia de código aberto para fornecer uma camada de cache para lidar com a velocidade”, afirmou Chintamaneni. “O uso de vários mecanismos de computação SQL baseados em contêineres efêmeros, como Presto e Spark, introduz a necessidade de metadados persistentes a serem armazenados e gerenciados externamente. A Ampool tem grande experiência na construção de um catálogo de metadados compartilhados com controle de acesso baseado em funções, que fornece uma visão consistente das diferentes fontes de dados de back-end”, finalizou.

Serviço
www.hpe.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.