book_icon

Acordo entre Cisco e Senai-SP promovem e aceleram a digitalização da Indústria

Parte do programa de aceleração digital da Cisco no Brasil, iniciativa inclui ações voltadas para capacitação profissional, inovação, cibersegurança e promoção das tecnologias habilitadoras para a Indústria 4.0

Acordo entre Cisco e Senai-SP promovem e aceleram a digitalização da Indústria

A Cisco e o Senai-SP anunciam parceria e iniciativas para o desenvolvimento, modernização e Transformação Digital da indústria brasileira. O acordo inclui o desenvolvimento de projetos com foco em áreas como Automação industrial, Indústria 4.0, Telecomunicações, 5G e Segurança Cibernética.

A Cisco acredita no potencial da Indústria nacional para o Brasil avançar ainda mais em sua digitalização, por isso um dos pilares do programa Cisco Brasil Digital e Inclusivo é apoiar o desenvolvimento do setor no País. O acordo com o Senai-SP reforça o compromisso da Cisco em promover a formação e capacitação profissional, incentivar a inovação e promover a adoção de tecnologias habilitadoras para a Quarta Revolução Industrial.

A Transformação Digital da Indústria vai além da adoção de tecnologias habilitadoras para o que chamamos de indústria 4.0  

Uma das iniciativas da parceria é a implantação de soluções de comunicação, conectividade e ciberseguranca no Senai Indústria 4.0 OpenLab, laboratório desenvolvido para auxiliar e acelerar a capacitação de profissionais nas metodologias e tecnologias de suporte à Industria 4.0. Com isso, estudantes e empresas podem ver na prática a integração de Tecnologias de Informação e Automação em uma planta industrial real e viva. O OpenLab está localizado em São Caetano, São Paulo, e a iniciativa também permite o acesso remoto ao laboratório por outras unidades do Senai-SP ou mesmo da casa de alunos e professores, por meio do uso de ferramentas de colaboração e acesso remoto com segurança. A implementação das soluções foi realizada em conjunto com a Nexa, parceria de negócios da Cisco e integradora de soluções de TI e Automação.

Outra iniciativa da Cisco e Senai-SP é a realização de estudos de maturidade em Indústria 4.0, baseados na metodologia desenvolvida pela Vdma – Mechanical Engineering Industry Association, que serão conduzidos em um conjunto de empresas brasileiras, permitindo não apenas identificar o estágio atual da adoção das práticas e tecnologias da Indústria 4.0, mas desenhar um plano de ação para a Transformação Digital destas companhias.

A Cisco e o Senai-SP já estão trabalhando para fortalecer o ecossistema de inovação e desenvolver o empreendedorismo brasileiro com o Programa de Inovação Aberta em Indústria 4.0. Lançado em janeiro deste ano como parte do Cisco Brasil Digital e Inclusivo, o Programa selecionou cinco startups com projetos de tecnologias para indústria 4.0, que atualmente estão em processo de aceleração e mentoria, nas área de otimização do processo produtivo, manutenção prescritiva e redução de riscos.

Com a educação profissional em seu DNA, o Senai-SP também é um grande parceiro do programa de educação e empregabilidade, Cisco Networking Academy, beneficiando mais de 3,8 mil alunos em todo o Estado desde 2017. O Senai-SP tem trabalhado ainda com a Cisco para capacitar profissionais em ciberseguranca, sendo um dos parceiros do programa CiberEducação da Cisco do Brasil.

“A Transformação Digital da indústria vai além da adoção de tecnologias habilitadoras para o que chamamos de indústria 4.0. Ela inclui também investimentos em inovação, a transformação de processos e, principalmente, a transformação de pessoas”, afirma Ricardo Mucci, diretor-geral da Cisco do Brasil. Estamos muito animados com a parceria com o Senai-SP para apoiar o desenvolvimento, modernização e transformação da indústria brasileira”, completa.

“Esta parceria é a oportunidade de aproximar ainda mais os universos de tecnologia de Automação da indústria com tecnologia de informação, além de amplificar a discussão sobre temas como Segurança Cibernética, 5G e Wi-Fi6 nos ambientes industriais como plataforma para a digitalização. É preciso democratizar o acesso e acelerar a adoção destas tecnologias em toda indústria, avançando assim na transformação digital do setor”, afirma Rodrigo Uchoa, diretor de Transformação Digital da Cisco do Brasil.

Ricardo Terra, diretor regional do Senai-SP, afirma que a parceria com a Cisco, uma empresa de classe mundial, abre oportunidades para as indústrias de São Paulo e do Brasil trabalharem na vanguarda da inovação, conectividade e cibersegurança, “as ações com a Cisco trazem força, velocidade e segurança para atuarmos em nossa principal missão: desenvolver capital humano e apoiar de maneira inovadora a transformação digital da indústria”, completa.

Serviço
http://newsroom.cisco.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.