book_icon

Via otimiza comunicação utilizando plataforma de gestão de APIs da Engineering

Criada junto à companhia especializada em Transformação Digital, a nova plataforma para centralizar e gerenciar APIs é a aposta da Via para se tornar 100% digital. Como resultado, foram otimizadas aproximadamente 492 horas mensais dedicadas à desenvolvimentos, aumentando o valor agregado ao negócio e aos clientes

Via otimiza comunicação utilizando plataforma de gestão de APIs da Engineering

O uso das APIs (Interface de Programação de Aplicações) permite a criação de plataformas e aplicativos de forma mais simples. De olho no seu ecossistema – em especial as startups, a Via, que se tornou uma potência em tecnologia e é responsável pelas bandeiras Casas Bahia, Ponto e Extra.com, assim como pela fabricante de móveis Bartira, implementou uma plataforma de gestão de APIs.

Desenvolvida sob medida junto à Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital, a iniciativa visa tornar o uso padronizado e seguro.

Driblamos este cenário ao centralizar em apenas um local todas as APIs, que traduzem suas necessidades de negócios atuais e futuras, colocando os envolvidos numa única página e acessando às mesmas informaçõe  

Como resultado, a Via otimizou seus desenvolvimentos em 492 horas mensais. Neste cenário, todas as áreas técnicas e dedicadas à produtos foram beneficiadas com essa implementação devido à melhoria na comunicação entre os parceiros e os departamentos. O modelo prevê a unificação dos processos e, também, o ganho de agilidade, diminuindo, consequentemente, os gastos de tempo e dinheiro.

“Com o objetivo de nos tornarmos uma empresa 100% digital, estamos preparados para as diversas integrações resultantes do nosso programa Via Next de parcerias e investimentos em startups, realizadas por meio de APIs, um movimento que foi reforçado com o anúncio da criação de um fundo de R$ 200 milhões de corporate venture capital (CVC) para investimentos em startups em até cinco anos” acrescenta Paulo Castro, gerente executivo de arquitetura da Via.

Segundo Michele Liguoro, diretor comercial da Engineering, o principal desafio para uma empresa que está crescendo exponencialmente é manter uma comunicação centralizada com todo seu ecossistema, como a Via conta com 46 mil colaboradores e diferentes bandeiras sob sua responsabilidade, é ainda mais desafiador.

“Driblamos este cenário ao centralizar em apenas um local todas as APIs, que traduzem suas necessidades de negócios atuais e futuras, colocando os envolvidos numa única página e acessando às mesmas informações”, esclarece Rafael Lategahn, diretor da área de Digital Business da Engineering.

Com apenas seis meses de desenvolvimento por ambas as empresas, seguindo os padrões definidos pela Via, atualmente, a plataforma é responsável por solucionar o ciclo de vida de uma API, possibilitando à gestão de suas integrações, tanto construídas como em construção. Isso resulta em visibilidade e previsibilidade para os tomadores de decisões, além de agilidade aos desenvolvedores.

“Neste momento, estamos avançando para habilitar a implementação da plataforma de APIs às integradoras do nosso marketplace, permitindo o cadastramento de seus produtos de forma automática, o que vai otimizar o processo de on boarding na Via. Além disso, estamos preparando nossa plataforma aberta para ser disponibilizada externamente”, explica Vagner Guedes, gerente de arquitetura da Via.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.