book_icon

Votorantim Cimentos adota nova prática ESG com SAP Ariba

Censo de Fornecedores realizado em solução que mapeia critérios de sustentabilidade e de minorias que devem ser priorizadas nos processos de compra da companhia

Votorantim Cimentos adota nova prática ESG com SAP Ariba

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, está atualizando a sua base de fornecedores cadastrados para ampliar a sua visibilidade sobre a conformidade dos seus parceiros em relação a práticas ambientais e sociais por meio da plataforma SAP Ariba, sistema que a empresa utiliza desde 2017. O levantamento chamado de Censo de Fornecedores tem o objetivo de definir os critérios e minorias que devem ser priorizadas nos processos de compra da companhia para ampliar a base de fornecedores com impacto social.

Segundo Carvalho, a iniciativa faz parte do Programa Suprimentos Sustentável, iniciado em 2020, que busca adequar as práticas de compras da Votorantim Cimentos para garantir que nenhum fornecedor descumpra a legislação ou as normas de compliance da empresa  

O Censo de Fornecedores está sendo realizado via Ariba SIPM (sigla em inglês de Supplier Information and Performance Management) no momento da homologação e re-homologação, que é quando os parceiros são convidados a preencher uma pesquisa sobre sua atuação em Sustentabilidade. Nas perguntas são abordados temas como gênero e raça dos 5 principais executivos e da liderança da empresa, contratação de pessoas com deficiência e atuação no desenvolvimento da comunidade local, seja por meio de contratação de funcionários ou por investimentos sociais, para identificar o perfil de atuação dos fornecedores e ampliar o impacto social da empresa. A Votorantim Cimentos já utiliza critérios de sustentabilidade em suas decisões de compras e a tendência é que esse processo fique ainda mais transparente e produtivo com a conclusão do Censo.

“Já utilizamos o Ariba Sourcing para a definição de fornecedores de todas as nossas compras. Nas definições dos produtos e serviços que adquirimos através do Ariba Sourcing também é possível definir as exigências ou adicionais sustentáveis. Essa pontuação é levada em conta na hora da nossa decisão de compra e pode se sobrepor ao critério de menor preço para algumas categorias de produtos. Essa iniciativa está alinhada com nossos Compromissos 2030 em que queremos gerar valor compartilhado nas comunidades que atuamos. Temos a meta de obter 60% de fornecimento para nossas fábricas de empreendedores localizados na região onde estão nossas operações”, explica Henrique Carvalho, gerente geral de Suprimentos da Votorantim Cimentos.

O executivo explica que com esse processo de definição dos pesos referente a cada item na pontuação é possível priorizar o impacto dos parceiros da companhia, como contratação de empresas que tenham mulheres na liderança ou daquelas que compensam suas emissões de carbono. Essa análise é feita antes da abertura da proposta financeira do fornecedor, assim, priorizando os critérios de Sustentabilidade na tomada de decisão.

Segundo Carvalho, a iniciativa faz parte do Programa Suprimentos Sustentável, iniciado em 2020, que busca adequar as práticas de compras da Votorantim Cimentos para garantir que nenhum fornecedor descumpra a legislação ou as normas de compliance da empresa. Ao mesmo tempo, o programa impulsiona benefícios socioambientais para a empresa pela área de Suprimentos, por exemplo, gerando renda nas localidades que a empresa atua; reduzindo a pegada de carbono na cadeia de suprimentos e o aumentando a diversidade e inclusão no perfil dos fornecedores da companhia.

Ao realizar o processo de cadastro, os fornecedores devem aceitar o Termo de Condições Gerais da Votorantim Cimentos. Caso seja identificado indícios de má conduta, o fornecedor é desmobilizado e bloqueado para evitar futuras contratações.

“A Votorantim Cimentos é desde o início um case de sucesso na adoção das soluções de gestão de compra SAP Ariba e ficamos muitos felizes de acompanhar a jornada de sustentabilidade da empresa, integrada às soluções SAP. A gestão da cadeia de suprimentos é um fator chave na agenda ESG e a definição de KPIs e indicadores de contratação e de acompanhamento dos contratos é muito importante para garantir além dos resultados de negócios, os impactos cada vez mais esperados pela sociedade de empresas deste porte”, explica Silvio Abade, vice-presidente da SAP Ariba no Brasil.

Serviço
www.sap.com/brazil
www.votorantimcimentos.com.br

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.