book_icon

YouCare, a camiseta que pode salvar vidas

A nova tecnologia wearable é capaz de detectar um grande número de parâmetros bio-vitais do indivíduo e transmiti-los, de forma inteligente, graças ao 5G

YouCare, a camiseta que pode salvar vidas

O YouCare é uma nova proposta de monitoramento remoto de saúde, baseado em uma revolucionária tecnologia vestível (wearable), totalmente têxtil, lavável e fácil de usar. Esta inovação, fabricada na Itália, é capaz de detectar um grande número de parâmetros bio-vitais do indivíduo e transmiti-los, de forma inteligente, graças à tecnologia 5G. O uso de dispositivos têxteis como a camiseta sem componentes de metal e com sensores naturalmente “inseridos” no tecido faz parte de um projeto apresentado no Mobile World Congress 2021 (MWC Barcelona), que termina amanhã (1/7) na Espanha.

Durante o evento, a ZTE declarou que está particularmente orgulhosa de ser parceira nesta inovação e acredita firmemente que a tecnologia 5G é a chave para uma melhor qualidade de vida. A ZTE enfatizou ainda que acredita no talento e nas capacidades e deseja continuar dando sua contribuição para o desenvolvimento tecnológico italiano e global. Por isso, a partir de setembro, iniciará o teste YouCare 5G no Centro de Inovação e Pesquisa localizado em L’Aquila, na Itália.

O YouCare permite a detecção de parâmetros bio-vitais, como um eletrocardiograma “real”, uma análise do ato respiratório, os componentes do suor, o esforço muscular e a temperatura corporal, que nunca foram detectados por sensores têxteis. A camiseta permite a transmissão, via conexão 5G ZTE, para centros de saúde e controle, bem como para usuários individuais.

“É uma invenção que vai mudar a qualidade de vida e a qualidade da assistência médica domiciliar e remota a muitos cidadãos com problemas de saúde e pessoas vulneráveis, ​​que sofrem de doenças crônicas, garantindo a acessibilidade aos serviços de atendimento e o apoio de nossa rede nacional e internacional”, disse Francesco Rocca, presidente da Cruz Vermelha Italiana e IFRC. “Trabalhamos no projeto desde 2018 e hoje podemos apresentar os resultados desta importante experimentação, nascida no momento mais difícil do surgimento da Covid-19. Esta experimentação permite-nos pensar com orgulho no caminho percorrido até agora e olhar para o futuro com esperança e certeza de ter demonstrado o compromisso, a capacidade e a dedicação da rede da Cruz Vermelha,

A tecnologia têxtil, patenteada e certificada, desenvolve novos serviços para a proteção da saúde nas áreas da telemedicina, trabalho, esporte e bem-estar geral da pessoa. Ao monitorar a saúde, o estresse e os comportamentos de vida ativos, melhora a segurança das pessoas, dos idosos e dos esportistas.

Os parâmetros bio-vitais do YouCare, detectados por sensores poliméricos imperceptíveis “fixados” no tecido, são enviados para uma unidade de controle miniaturizada, que registra os dados, os converte em formato digital e, finalmente, os envia, graças ao 5G, para uma plataforma bidirecional transmitindo-os para o smartphone ou smartwatch do usuário, além de uma unidade remota que analisa os valores com o software médico.

“Desde o primeiro momento acreditamos e investimos no que nos parecia uma ideia totalmente revolucionária que hoje é uma realidade concreta. Certificada como Dispositivo Médico, foi enriquecida pelos algoritmos preditivos de doenças cardiovasculares da BSP-Medical, líder mundial na área da Ciência de Dados Médicos”, disse Umberto Sgambati, CEO do Proger Group spa que, por meio do Start-Up Let’s Web-Earable Solutions, criou o sensor  Smart T-shirt utilizado no YouCare.

Serviço
www.zte.com.cn

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.