book_icon

Totvs ajuda Grupo Polar a garantir armazenamento e transporte da vacina contra a Covid-19

Para nós, a principal vantagem da parceria com a Totvs foi conseguirmos trabalhar de forma integrada, gerando economia de recursos, evitando retrabalho e aumentando muito a nossa produtividade

Totvs ajuda Grupo Polar a garantir armazenamento e transporte da vacina contra a Covid-19

A pandemia evidenciou uma série de desafios enfrentados pela indústria farmacêutica, dentre eles, o momento em que os medicamentos saem do fabricante e precisam de transporte e armazenamento seguros e eficazes até chegarem ao destino. Sejam vacinas ou medicamentos termolábeis, todos exigem o controle de temperatura e umidade para garantir a sua eficácia, perante as normas da Anvisa.

Para atender essa demanda, o Grupo escolheu o Totvs BackOffice – Linha Protheus, que permitiu à companhia ter um melhor controle de planejamento de compras, recebimentos, estoque, contas a pagar e produção, garantindo ganho de produtividade e confiabilidade nas informações  

Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Polar é especialista e pioneiro em soluções para atender essa Cadeira Fria (também conhecida como Cold Chain), no mercado nacional. Além da fabricação de embalagens para o transporte de medicamentos, o Grupo Polar conta com o Laboratório Valida, que possui um time de farmacêuticos e engenheiros que implementam a qualificação de embalagens, equipamentos, armazéns e frotas refrigeradas, além do controle de refrigeração no momento do transporte. Esse nível de qualificação permite a atuação da empresa no segmento de vacinas, incluindo as contra a Covid-19.

“A Anvisa impõe uma série de regulamentações sobre o monitoramento de tempo e temperatura dos medicamentos; a nossa função é prover, além da qualificação, embalagens e equipamentos que garantam o armazenamento e o transporte correto dessas medicações dentro do range de temperaturas estabelecido durante todos os pontos da cadeia – do fabricante até a administração ao paciente. Isso se torna ainda mais importante com as vacinas contra a Covid-19, já que há imunizantes que exigem, por exemplo, um armazenamento e controle térmico a -70ºC, e dada a atual situação da doença no Brasil, este é um processo em que não pode haver erros que eventualmente resultem no desperdício de doses e a sua ineficácia na população”, explica Gilberto Codarin, diretor administrativo financeiro do Grupo Polar.

Por trabalhar com insumos e produtos que exigem muito cuidado e atenção, o Grupo Polar sentiu a necessidade de contratar um sistema de gestão capaz de centralizar informações e ajudar no gerenciamento dos processos internos: “nos faltava uma base consolidada de informações para a tomada de decisões gerenciais e para operar as funções básicas de gestão de controles”, afirma o executivo. Para atender essa demanda, o Grupo escolheu o Totvs BackOffice – Linha Protheus, que permitiu à companhia ter um melhor controle de planejamento de compras, recebimentos, estoque, contas a pagar e produção, garantindo ganho de produtividade e confiabilidade nas informações.

“No Laboratório Valida, nós temos sete câmaras climatizadas, que executam ciclos de temperaturas personalizados e possuem monitoramento constante. Com o sistema da Totvs, conseguimos trabalhar de forma integrada, com economia de recursos, aumentando a produtividade e evitando retrabalho”, complementa Codarin.

A diretora de Manufatura, Logística e Agroindústria da Totvs, Angela Gheller, reforça a credibilidade e confiança que a escolha de um ERP garante em um processo tão complexo quanto as tecnologias envolvidas na cadeia fria. “Cada vez mais observamos e entendemos a importância dos dados e das informações precisas nas operações rotineiras, assim como em decisões gerenciais e estratégicas para os negócios. No caso do Grupo Polar, essa necessidade de acesso em tempo real dos processos e informações ganha um peso a mais, uma vez que se trata de produtos essenciais”, afirma a executiva.

“Para nós, a principal vantagem da parceria com a Totvs foi conseguirmos trabalhar de forma integrada, gerando economia de recursos, evitando retrabalho e aumentando muito a nossa produtividade”, finaliza o diretor do Grupo Polar.

Angela Gheller

Anvisa

armazenamento e transporte da vacina

COVID-19

Gilberto Codarin

Grupo Polar

Sistema Totvs

Totvs BackOffice - Linha Protheus

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TENDÊNCIAS

Tecnologias imersivas ganham impulso nos negócios

Leia nessa edição sobre carreira

INDÚSTRIA 4.0

Fábrica conectada

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SERVIÇOS

Trunfos dos menores

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

A casa também foi para a Nuvem

Julho| 2021 | #48 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento