book_icon

Nokia apresenta nova geração do portfólio AirScale, com chips ReefShark

As novidades em 5G abrangem antenas para rádio de banda básica e MIMO massivo, que oferecem maior capacidade, cobertura e fácil implantação

Nokia apresenta nova geração do portfólio AirScale, com chips ReefShark

A Nokia lançou globalmente sua mais recente linha de produtos AirScale 5G, com cobertura para banda básica, cabeças de rádio remotas e antenas ativas MIMO massivas, com beamforming digital. As soluções, abastecidas pela última geração de chipsets ReefShark (Sistema-em-um-só-chip, SoC, em inglês), oferecem os mais altos níveis em capacidade e rendimento de rede, ao mesmo tempo em que tornam mais eficientes os processos de implementação e operações. O lançamento dos novos produtos já está em andamento.

A Nokia apresentou sua nova geração de antenas MIMO massivas AirScale com tecnologia ReefShark e os produtos 32TRX e 64TRX, bem como soluções de cabeça de rádio remota 8T8R. A 32TRX, com 17kg, é a unidade mais leve do mercado, o que simplifica e acelera as implantações nos sites. O baixo peso, vale destacar, foi conquistado mantendo-se a capacidade de sustentar alta frequência de largura de banda (banda larga de 200 MHz e banda larga instantânea de 400 MHz), oferecendo uma saída de potência de alta frequência de rádio e sem redução de desempenho. Tanto as novas antenas MIMO massivas 32TRX quanto as 64TRX podem ser utilizadas em rede compartilhada e em espectro fragmentado.

O novo portfólio da Nokia permite que as operadoras ofereçam a seus clientes, consumidores e corporativos, experiências 5G de ponta, com velocidades de vanguarda, capacidade e conectividade sustentadas por uma implantação plugável, simples e eficiente

A Nokia apresentou também seus novos cartões plugáveis de banda básica, alimentados pelos chips ReefShark, para incrementar a capacidade do módulo do sistema AirScale. Os novos cartões fornecem até oito vezes mais rendimento e atendem a oito vezes mais células, em comparação com as gerações anteriores. De fácil instalação, tornam mais simples o processo de atualização e o funcionamento prolongado do AirScale. O módulo de banda básica da Nokia admite a conexão simultânea de até 90 mil usuários e oferece rendimento de 84 Gbps. Os cartões plugáveis, por sua vez, reduzem o consumo de energia em até 75%. A banda básica modular AirScale permite às operadoras móveis que escalem suas capacidades, de forma flexível e eficiente, à medida que desenvolvem seus negócios em 5G.

O software Single RAN da Nokia passa a incluir 5G, o que acelera os lançamentos da quinta geração e reduz o Custo Total de Propriedade (TCO, em inglês), ao melhorar a eficiência da rede em sua totalidade, por integrar transporte, operação e software, bem como por permitir maior uso compartilhado de hardware.

A combinação entre o software Single RAN da Nokia e os novos cartões de banda básica proporciona capacidades multigeracionais (2G, 3G, 4G, 5G) e multibanda, além de ser compatível com as mais recentes interfaces fronthaul (eCPRI) em uma única plataforma de banda básica, o que resulta em simplificação da rede e em redução de custos.

A arquitetura de banda básica AirScale da Nokia foi projetada para o futuro, com a capacidade de atender à crescente demanda por tráfego sem fio. Ao manter a computação de L1 e L2 (Camada 1 e Camada 2) separada de L3 (Camada 3) e das unidades plugáveis de banda básica de transporte, é possível agregar mais capacidade à rede, quando e onde for necessário. A modernização da rede pode ser alcançada por simples atualização e software ou pela adição de novas unidades plugáveis à banda básica existente.

Os chips ReefShark da Nokia terão papel também crítico na possibilidade de uso de ferramentas desenvolvidas para Inteligência Artificial (IA) e machine Learning (ML). A Nokia já emprega IA e ML em gestão preditiva de cargas, detecção de anomalias e direcionamento inteligente de tráfego. Adicionalmente, a Nokia vem realizadando testes inovadores em otimização de padrões e MIMO massivo, economia de energía, organização avançada de pacotes e detecção de padrões de alarme.

“Nossa nova geração de produtos de banda básica e rádio AirScale com tecnologia ReefShark é uma prova do sucesso da transformação de nosso negócio e da capacidade de fornecer produtos líderes de mercado para nossos clientes globais. O novo portfólio da Nokia permite que as operadoras ofereçam a seus clientes, consumidores e corporativos, experiências 5G de ponta, com velocidades de vanguarda, capacidade e conectividade sustentadas por uma implantação plugável, simples e eficiente”, disse Tommi Uitto, presidente de redes móveis da Nokia. “Nossos novos produtos AirScale estão prontos para O-RAN, consomem menos energia e marcam nosso compromisso em relação às mudanças climáticas. É com profundo entusiasmo que vemos nossos produtos nas mãos de nossos clientes e o impacto transformador da tecnologia 5G”, finalizou.

Serviço
www.nokia.com:

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.