book_icon

Equinix estabelece meta de neutralidade climática para 2030

Empresa é a primeira no setor de data center a se comprometer a alcançar neutralidade climática em 2030, pautada por metas baseadas na ciência e agenda de inovação sustentável

Equinix estabelece meta de neutralidade climática para 2030

A Equinix, empresa mundial de infraestrutura digital, anunciou que está comprometida com a neutralidade climática e estipulou uma meta baseada na ciência (SBT, na sigla em inglês) para a redução de emissões em suas operações globais e cadeia de fornecimento até 2030. Alinhado com o Acordo de Paris, esse compromisso é uma etapa essencial para garantir que a Equinix continue avançando em investimentos e inovações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e manter o aquecimento global em 1,5 ºC.

Estima-se um impacto considerável desses esforços de sustentabilidade no ecossistema digital geral, com possíveis benefícios para diferentes clientes da Equinix que integrarem objetivos ambientais a suas redes de fornecimento digitais. A Equinix planeja permanecer comprometida em envolver essas partes interessadas para gerar transparência e impacto.

A infraestrutura digital é a espinha dorsal da economia de hoje e permite que as pessoas trabalhem e se conectem de qualquer lugar  

As metas são apoiadas pela liderança e estratégias da Equinix em energia renovável, finanças ecologicamente sustentáveis, defesa de políticas públicas e design e operações líderes. A meta de redução de emissões baseada na iniciativa Science Based Target (SBTi) é pautada pelo forte histórico da empresa em crescimento sustentável e inovação, incluindo a obtenção de mais de 90% de cobertura de energia renovável para seus data centers de 2018 a 2020.

“Parabenizamos a Equinix por estipular metas baseadas na ciência condizentes com a limitação do aquecimento a 1,5 °C, a meta mais ambiciosa do Acordo de Paris. Assim, a Equinix está tomando providências para prevenir os efeitos mais prejudiciais das mudanças climáticas”, afirmou Heidi Huusko, gerente sênior do Pacto Global das Nações Unidas (UNGC), um dos parceiros da iniciativa Science Based Targets.

Até o momento, a Equinix emitiu US$ 3,7 bilhões em títulos ecologicamente sustentáveis para projetos em edifícios ecologicamente sustentáveis, energia renovável, eficiência energética e hídrica, resíduos e transporte limpo. A Equinix é um membro fundador do Climate Neutral Data Centre Operator Pact da UE, bem como membro do conselho fundador da Renewable Energy Buyers Alliance (REBA). A empresa está comprometida em projetar e atuar com foco ambiental e, em 2020, investiu US$ 14 milhões para erguer um Centro de Excelência em Consumo eficiente de energia global, dedicado a aumentar a eficiência em seus sites.

Como parte de sua meta com base científica, a Equinix tem como objetivo reduzir as emissões de Escopos 1 e 2 (diretas e indiretas da eletricidade) em 50% até 2030 em comparação com a base de referência de 2019. Para atingir esse objetivo, a Equinix pretende alcançar energia 100% renovável até 2030, cumprindo seu compromisso com o RE100. Reduções adicionais de emissões de carbono serão alcançadas através do consumo eficiente de energia, reduzindo a perda de refrigeração, eliminando refrigeradores de alto potencial de aquecimento global (GWP) e investigando a substituição de geradores a diesel por tecnologias de geração mais limpas no local.

A Equinix também está se comprometendo a fazer parcerias com os principais fornecedores, engajando-se com os responsáveis por 66% das emissões relacionadas a fornecedores de bens e serviços adquiridos, para definir suas próprias metas baseadas na ciência até 2025. A empresa também atuará em atividades relacionadas a combustível e energia (FERA) com o objetivo de reduzir, até 2030, 50% das emissões de carbono associadas à entrega de energia em seus sites.

“A infraestrutura digital é a espinha dorsal da economia de hoje e permite que as pessoas trabalhem e se conectem de qualquer lugar. Temos a mesma percepção que os governos, o setor e nossos clientes têm de que inovação e ação são essenciais para garantir que os data centers sejam mais sustentáveis e reduzam rapidamente as emissões de carbono para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. Nossa mais recente pesquisa Global Tech Trends ilustrou essa questão com um aumento na demanda por maior transparência na infraestrutura de TI. Vemos isso no aumento [mais de 100%] nas solicitações de nossos relatórios de energia ecologicamente sustentável (GPRs), que permitem que os clientes acompanhem o progresso em relação às suas próprias metas de sustentabilidade e esforços de relatórios”, comentou Raouf Abdel, EVP de Global Operations da Equinix.

Além de atingir suas metas baseadas na ciência, a Equinix pretende alcançar a neutralidade climática até 2030 por meio de suas emissões de Escopos 1 e 2. A empresa planeja tirar proveito de compensações de carbono específicas e buscar novas inovações, como biodiesel, hidrogênio ecologicamente sustentável e outras tecnologias de geração de baixo carbono no local.

“É preciso ações coletivas para gerar um impacto global nas mudanças climáticas, e o próximo passo da Equinix é de grande importância. Estipular metas baseadas na ciência e reduzir as emissões em todo o alcance de uma organização são ações fundamentais para um progresso mensurável e alinhadas com nossa própria estratégia climática”, comentou Page Motes, diretor de sustentabilidade global da Dell Technologies.

Para Jennifer Cooke, diretora de pesquisas da IDC, “a Equinix está liderando pelo exemplo para ajudar a criar um ecossistema de data centers mais sustentável. Além de estipular uma meta baseada na ciência, a empresa continua investindo e progredindo significativamente na operação de instalações altamente eficientes e na compra de energia renovável para reduzir seu impacto no meio ambiente, ao mesmo tempo que demonstra seu compromisso com a transparência na geração de relatórios sobre seu alcance operacional.”

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.