book_icon

Silício e software da Intel impulsionam expansão do 5G e da borda

Tecnologias Intel impulsionam expansão de vRAN e da borda

Silício e software da Intel impulsionam expansão do 5G e da borda

Durante o evento virtual MWC 2021, a Intel apresentou implantações de rede inovadoras movidas por sua tecnologia, além da nova Intel Network Platform. A companhia também anunciou novidades em seu portfólio de produtos para 5G e a borda, reforçando sua posição como principal fornecedor de silício de rede do mercado. A empresa confirmou sua liderança em redes de acesso via rádio virtualizadas (vRAN), destacando que praticamente todas as implantações comerciais de vRAN usam tecnologia Intel. Ao longo dos próximos anos, a empresa prevê o crescimento de implantações de estação base vRAN no mundo todo, passando de centenas a “centenas de milhares” até milhões.

“A transformação de rede é fundamental para liberar todas as possibilidades do 5G e maximizar o uso da rede na criação de resultados de negócios novos e ainda melhores para nossos clientes espalhados pelo mundo. Somos líderes no fornecimento de silício de rede e estamos impulsionando essa mudança a fim de virtualizar o núcleo para acessar a borda e implementar recursos de computação de ponta com nossa vasta experiência e, por fim, impulsionar a revolução digital da sociedade como um todo”, explica Dan Rodriguez, vice-presidente corporativo da Intel para o Network Platforms Group.

Porque é importante
 As operadoras estão em busca de uma infraestrutura cada vez mais ágil e flexível para liberar todas as possibilidades do 5G e da borda à medida que atendem ao aumento na demanda de rede por um número crescente de dispositivos conectados. Ao mesmo tempo, o processo de digitalização do mundo em que vivemos está criando novas oportunidades para o uso de todo o potencial do 5G, da borda, inteligência artificial (IA) e da nuvem na reformulação de setores inteiros, incluindo manufatura, varejo, saúde, educação e muito mais. De acordo com um estudo recente realizado com 511 tomadores de decisão de tecnologia da informação, 78% acreditam que a tecnologia 5G é fundamental para quem quer acompanhar o ritmo da inovação.

 As operadoras estão em busca de uma infraestrutura cada vez mais ágil e flexível para liberar todas as possibilidades do 5G e da borda à medida que atendem ao aumento na demanda de rede por um número crescente de dispositivos conectados  

De acordo com esses tomadores de decisão, ao longo dos próximos dois anos a borda estará entre as três principais possibilidades de uso do 5G. Por meio de seu vasto portfólio que conta com diversas opções de silício com recursos e soluções de software otimizadas, a empresa pode acessar uma oportunidade de silício de borda estimada em US$ 65 bilhões até 2025. A tecnologia da Intel já foi empregada em mais de 35.000 implantações na borda para clientes finais.

Sobre implantações de rede e inovações
 Empresas de telecom como Deutsche Telekom, Dish Wireless e Reliance Jio estão transformando suas redes graças à tecnologia Intel. Suas histórias de sucesso mostram de que forma a experiência e tecnologia da Intel podem ajudar a criar soluções inovadoras dentro da visão dessas companhias.

A indiana Reliance Jio anunciou que fará co-inovações com a Intel em rádio 5G e núcleo sem fio, além de colaborar em outras áreas associadas que incluem IA, nuvem e computação de ponta, o que a ajudará na implantação da tecnologia 5G.
A Deutsche Telekom está usando a tecnologia Intel FlexRAN com aceleradores em O-RAN Town, na rede O-RAN em fase de implantação em Neubrandenburg, na Alemanha. Com 65 mil habitantes, a pequena cidade cobre uma área de 85 quilômetros quadrados. A empresa convidou a Intel para atuar como seu parceiro de tecnologia no processo de entrega de sua RAN de alto desempenho em larga escala.

Já a DISH Wireless conta com as contribuições da Intel em seu ecossistema 5G na construção da primeira rede 5G nativa da nuvem nos EUA. A primeira cidade é Las Vegas e a rede, que deve alcançar todos os estados do país, será implantada em uma rede que usa tecnologia Intel no núcleo, acesso e borda da rede.

Por sua vez, a Cohere é pioneira em uma nova abordagem para melhorar a utilização do espectro por meio dos recursos do FlexRAN da Intel. A empresa está empenhada em integrar e otimizar o software multiplicador de espectro no controlador inteligente da RAN. Os testes da Cohere mostram que sua tecnologia de multiplexação espacial Delay Doppler aprimora a estimativa de canal e oferece uma utilização até duas vezes melhor do espectro para as operadoras. A conclusão é da Vodafone, após realização de testes de 700Mhz em seus laboratórios.

A Intel Network Platform é uma base tecnológica capaz de simplificar o processo de desenvolvimento, acelerar o tempo de lançamento e ajudar a garantir que clientes e parceiros aproveitem todos os recursos do hardware da Intel – do núcleo, ao acesso e à perímetro  

Sobre a maximização de dados na borda
A estimativa até 2023 é que 75% dos dados sejam criados fora dos centros de dados – na borda, em fábricas, hospitais, lojas de varejo e cidades, por exemplo. Os desenvolvedores desejam convergir várias capacidades na borda, incluindo IA, analytics, mídia e rede. A Intel oferece um portfólio diversificado de produtos prontos para uso com silício rico em recursos, incluindo processadores Intel Xeon D de última geração, software aberto e otimizado, além de centenas de soluções pré-configuradas e integradas de ponta para a nuvem, fornecidas por meio de um ecossistema de parceiros globais.

A EXOR International firmou uma parceria com a Intel a fim de ativar uma fábrica inteligente de ponta a ponta em Verona, Itália, que irá servir como exemplo dos benefícios da digitalização da Indústria 4.0 para fabricantes de todos os tamanhos. A rede e infraestrutura de rede da companhia contam com a tecnologia dos processadores Intel Xeon e Intel Atom, além dos FPGAs Intel. Já os softwares Intel Edge Controls e Intel Edge Insights for Industrial aprimoram ainda mais as percepções de dados, enquanto o conjunto de ferramentas OpenVINO da Intel realiza a inspeção de qualidade. A solução inclui integração de dados de recursos humanos, vendas, marketing e logística, e fornece à EXOR International benefícios operacionais em tempo real, incluindo programação de funcionários e rastreamento de folgas, inventário semanal e rastreamento de suprimentos e manutenção de registros de produção e pedidos.

A espanhola Cellnex Telecom, com apoio da Intel, Lenovo e Nearby Computing, fornece capacidades totalmente novas e inovadoras na borda, enquanto a Cellnex atende a uma ampla gama de implantações verticais. A solução da Cellnex foca na otimização do uso do hardware e do gerenciamento dos serviços e tem como base a solução Intel Smart Edge Open. Assim, a Cellnex consegue agir com mais rapidez nos dados e fornecer gerenciamento de nível de serviço, melhorar a qualidade do serviço e fornecer uma experiência mais consistente para seus usuários finais. Implantada em Barcelona, esta solução deve se estender a mais mercados usando o mesmo projeto desenvolvido com a Intel e a Nearby Computing.

Sobre Tecnologia Fundacional
A Intel oferece o portfólio mais completo de soluções de rede a indústria, incluindo um conjunto completo de processadores, aceleradores, adaptadores Ethernet, memória, kits de ferramentas de software e projetos de solução. Atualmente, a empresa está expandindo seu portfólio de produtos de ponta para ajudar os clientes a atingir o custo total de propriedade correto e acelerar seus cronogramas de lançamento.

A Intel Network Platform é uma base tecnológica capaz de simplificar o processo de desenvolvimento, acelerar o tempo de lançamento e ajudar a garantir que clientes e parceiros aproveitem todos os recursos do hardware da Intel – do núcleo, ao acesso e à perímetro. Nenhum outro provedor de silício oferece esse tipo de ambiente para software flexível e abrangente. A Intel Network Platform inclui arquiteturas de referência em nível de sistema, drivers e blocos de software que permitem o desenvolvimento e entrega rápida de soluções de rede com tecnologia Intel, proporcionando um caminho mais fácil e rápido para o desenvolvimento e otimização do software de rede.

Já a solução Intel Smart Edge é formada por duas ofertas de software para a camada de computação na borda de multiacesso que passa a ter uma arquitetura e base de código unificadas, ajudando os clientes a integrar e gerenciar aplicativos e funções de rede na borda, tanto para adquirir uma solução comercial ou criar sua própria solução. O Intel Smart Edge é um software comercial focado em casos de uso corporativos no local, incluindo redes privadas e equipamentos universais nas instalações do cliente. O Intel Smart Edge Open é a versão melhorada e aprimorada do OpenNESS e consiste em um kit de ferramentas de software aberto que permite que os desenvolvedores criem plataformas de ponta altamente otimizadas e de alto desempenho.

A família FPGA Intel Agilex está crescendo com a chegada de um novo FPGA com aceleração de criptografia integrada capaz de suportar MACSec em aplicativos 5G. Isso adiciona outra camada de segurança ao vRAN nos níveis de fronthaul, midhaul e backhaul.
A família Intel Ethernet 800 Series também está crescendo, com a chegada do primeiro adaptador Ethernet compatível com SyncE da Intel, desenvolvido para sistemas com restrição de espaço na borda e adequado para RAN 4G e 5G de alta largura de banda, bem como outras aplicações sensíveis a tempo e latência em setores como de indústria, finanças e energia.

Serviço
newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.