book_icon

SAS reconhecido por esforços para combater o desmatamento com IA

Empresa foi premiada pela Fast Company e Prnews graças ao projeto desenvolvido em conjunto com a IIASA

SAS reconhecido por esforços para combater o desmatamento com IA

O SAS, empresa global em Analytics, foi, mais uma vez, reconhecido por suas iniciativas que combinam inovação e responsabilidade sócio-ambiental. Hoje, Dia Internacional das Florestas, a empresa comemora as menções honrosas nas premiações World Changing Ideas 2021, da Fast Company, e CSR & Diversity 2021, da Prnews, pelo projeto desenvolvido em conjunto com o IIASA (Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados) para monitorar o impacto do desmatamento na Amazônia usando Inteligência Artificial.

No prêmio World Changing Ideas, da Fast Company, o SAS foi reconhecido na categoria IA e Dados, que exalta empresas, políticas, projetos e conceitos ativamente engajados e comprometidos na busca de inovação para resolver crises sanitárias e climáticas, injustiça social ou desigualdade econômica. Já no prêmio CSR & Diversity, da Prnews, que homenageia comunicadores que utilizam suas plataformas para melhorar comunidades regionais e a comunidade global em geral, o SAS foi reconhecido na categoria Gestão Ambiental.

O projeto foi lançado no Dia da Terra 2020 e, durante todo o ano, foram adicionadas mais e mais imagens de toda a Amazônia para expandir os esforços  

Detectando o desmatamento, um clique por vez
A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e abriga impressionantes 10% da biodiversidade do mundo. Infelizmente, o desmatamento está provocando a destruição da floresta; aproximadamente 800 km2 de floresta são destruídos todos os meses. Mais grave ainda, durante a pandemia da Covid-19, houve um aumento do desmatamento no Brasil.

Para incentivar respostas mais fortes à política de desmatamento, o SAS e o IIASA construíram juntos uma plataforma de IA para analisar imagens de satélite da floresta e indicar a localização e a magnitude dos danos com mais eficiência. Um exército de cientistas de dados foi reunido para revisar as imagens e melhorar os modelos de IA. Eles classificaram os sinais de impacto humano nas imagens, ajudando a aprimorar os algoritmos de inteligência artificial e acelerar os processos analíticos. A melhor visualização do desmatamento ajuda a apoiar políticas cruciais para proteger nossas florestas com mais velocidade e eficácia.

O projeto foi lançado no Dia da Terra 2020 e, durante todo o ano, foram adicionadas mais e mais imagens de toda a Amazônia para expandir os esforços. Até hoje, pessoas de 119 países classificaram mais de 919 mil km2 da Amazônia. Utilizando imagens dessa região ecologicamente diversa, o modelo de visão computacional recebe uma variedade de exemplos para aprender a detectar o impacto humano em qualquer parte da floresta. Além disso, os cientistas de dados começaram a classificar imagens mais novas para identificar onde ocorrem novos impactos humanos. Se os pesquisadores conseguirem comprovar que o modelo de previsão é capaz de identificar as áreas de maior risco de desmatamento futuro, poderão ajudar governos e órgãos de monitoramento florestal a rastrear e responder cuidadosamente às mudanças florestais.

O SAS trabalha sem parar para ajudar a resolver este sério problema e, recentemente, uniu forças com a Amazon Conservation para expandir os esforços e desenvolver algoritmos de IA que acelerem a identificação, o monitoramento e a intervenção em caso de desmatamento ilegal em locais-chave da Amazônia.

Serviço
www.sas.com/br

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.