book_icon

Intel apresenta sua visão e tecnologias para Edge e 5G

Em pré-evento a uma semana do Mobile World Congress 2021, empresa mostra a força e o arsenal que tem no segmento de redes de comunicação

Intel apresenta sua visão e tecnologias para Edge e 5G

A Intel realizou na segunda-feira (21/6) um pré-evento virtual como parte do Mobile World Congress 2021 (28/6 a 1/7). Chamado Edge of Wonderful – Unleashing the Possibilities of 5G, o evento contou com a palestra de Dan Rodriguez, vice-presidente corporativo e gerente geral do Grupo de Plataformas de Rede da Intel, que mostrou a visão da empresa sobre Edge Computing e 5G, aproveitando para anunciar novas tecnologias e produtos para este segmento. “A próxima fronteira é transformar a rede de acesso para inaugurar a era da rede de acesso de rádio virtualizada (vRAN), fornecida por meio de um ecossistema aberto. Isso traz agilidade semelhante à Nuvem e recursos de automação que podem ajudar a otimizar o desempenho de RAN e, em última análise, melhorar a qualidade da experiência para os usuários finais”, disse Rodriguez no evento.

Segundo o executivo, nos próximos anos haverá uma escala global de implementações de estação-base vRAN, de centenas a “centenas de milhares” e, eventualmente, milhões. “A Dish Wireless está construindo a primeira rede 5G nativa da Nuvem nos EUA. O lançamento em sua primeira cidade, Las Vegas, é o ponto de partida para uma rede nacional, que será implementada em uma infraestrutura com tecnologia Intel”, contou. “Embora ainda seja cedo para a vRAN, a Intel viu essa necessidade chegando e dobrou para baixo com nosso hardware, arquitetura de referência de software FlexRAN e o ecossistema. Quase todas as implementações comerciais de vRAN já estão rodando na tecnologia Intel, incluindo provedores como a Deutsche Telekom. E estamos trabalhando com outras empresas líderes globais em telecomunicações para oferecer suporte a seus testes e implantações de vRAN”, observou Rodriguez.

Novas demandas

Segundo a Intel, vários setores estão procurando implementar recursos de Edge Computing e uma consideração importante é a capacidade dos clientes corporativos de personalizar rapidamente seus aplicativos de borda. No lado do software, a empresa tem garantido que os desenvolvedores tenham o que precisam para criar software mais facilmente. Uma solução é o Intel Smart Edge, que inclui uma oferta comercial e um kit de ferramentas de código aberto para a camada de computação de borda multiacesso para migrar, orquestrar e gerenciar cargas de trabalho mais facilmente na borda, rede e Nuvem.

À medida que o 5G floresce para atingir todo o seu potencial, juntamente com o Edge Computing, a Inteligência Artificial (IA), a Nuvem e as cidades inteligentes se tornarão a norma; a automação de fábrica florescerá com a Indústria 4.0; e os locais de varejo irão redesenhar a experiência de compra. Para os consumidores, jogos em Nuvem e Realidade Virtual e Aumentada em redes móveis se tornarão uma experiência cotidiana. “Mas isso só é possível com redes robustas o suficiente para oferecer comunicações confiáveis ​​e de baixa latência de uma forma flexível e escalonável para as necessidades de hoje e os requisitos de amanhã para novos serviços de borda baseados em IA”, disse Rodriguez.

Tecnologias

Como parte de seu evento virtual MWC 2021, a Intel apresentou várias implementações de rede baseadas em suas tecnologias. A empresa também anunciou novas adições ao seu portfólio de produtos para 5G e Edge, reafirmando sua posição como uma das principais fornecedora de silício de rede. A empresa confirmou sua liderança em rede de acesso por rádio virtual (vRAN), afirmando que quase todas as implementações comerciais de vRAN estão rodando com sua tecnologia.

“A transformação da rede é crítica para liberar as possibilidades do 5G e maximizar o aumento da vantagem para criar novos e melhores resultados de negócios para nossos clientes em todo o mundo. Como fornecedor líder de silício de rede, temos conduzido essa mudança para virtualizar o núcleo para acessar a borda e implementar recursos de Edge Computing com nossa experiência, para impulsionar a revolução digital de nossa sociedade”, comentou Rodriguez

Para a Intel, as operadoras desejam uma infraestrutura mais ágil e flexível para liberar todas as possibilidades de 5G e borda à medida que atendem às crescentes demandas de rede de mais dispositivos conectados. Ao mesmo tempo, a digitalização está criando oportunidades para usar o potencial de 5G, borda, IA e Nuvem para remodelar setores que vão desde manufatura ao varejo, saúde, educação e muito mais. De acordo com uma pesquisa recente com 511 tomadores de decisão de tecnologia da informação, 78% acreditam que a tecnologia 5G é crucial para acompanhar a inovação.

Operadoras como Deutsche Telekom, Dish Wireless e Reliance Jio estão transformando as redes e contando com a tecnologia Intel. Seu trabalho demonstra como a experiência e a tecnologia da Intel os ajudam a criar soluções inovadoras para cumprir sua visão.

A Reliance Jio  anunciou que fará inovações com a Intel em rádio 5G e núcleo sem fio, e colaborará em outras áreas associadas, que incluem IA, Nuvem e Edge Computing, o que a ajudará na implantação de 5G.

A Deutsche Telekom está usando a tecnologia Intel FlexRAN com aceleradores na rede O-RAN que está implantando em Neubrandenburg, Alemanha. A empresa conta com a Intel como parceira de tecnologia, pois ela oferece RAN de alto desempenho em escala.

A Dish Wireless depende das contribuições da Intel para o ecossistema 5G ao construir a primeira rede 5G nativa da Nuvem nos Estados Unidos. O lançamento em sua primeira cidade, Las Vegas, assim como em sua rede nacional, será implantado em infraestrutura alimentada por tecnologia Intel no núcleo da rede, acesso e borda.

A Cohere é pioneira em uma nova abordagem para melhorar a utilização do espectro, aproveitando os recursos do FlexRAN. Ele está integrando e otimizando o software multiplicador de espectro no controlador inteligente RAN. Os testes da Cohere mostram que sua tecnologia de multiplexação espacial Delay Doppler está melhorando a estimativa de canal e oferecendo uma melhoria de até duas vezes na utilização do espectro para as operadoras.

Portfólio

Em 2023, espera-se que 75% dos dados sejam criados fora do Data Center – no perímetro, nas fábricas, nos hospitais, nas lojas de varejo e nas cidades. Os desenvolvedores desejam convergir vários recursos na borda, como IA, análise, mídia e rede. A Intel oferece um portfólio diversificado de produtos prontos para uso, que inclui silício rico em recursos, incluindo processadores Intel Xeon D de última geração, software aberto e otimizado e centenas de soluções pré-configuradas e integradas da borda para a Nuvem, fornecidas por meio de um ecossistema de parceiros globais.

A plataforma de rede Intel é uma base de tecnologia que pode reduzir a complexidade do desenvolvimento, acelerar o tempo de colocação no mercado e ajudar a garantir que os clientes e parceiros possam tirar proveito dos recursos do hardware Intel, do núcleo ao acesso ao perímetro. Inclui arquiteturas de referência em nível de sistema, drivers e blocos de construção de software que permitem o rápido desenvolvimento e entrega de soluções de rede com tecnologia Intel, oferecendo um caminho mais fácil e rápido para desenvolver e otimizar software de rede.

O Intel Smart Edge consiste em duas ofertas de software para a camada de computação de borda multiacesso, que agora terá uma arquitetura unificada e base de código para ajudar os clientes a integrar e gerenciar aplicativos de borda e funções de rede, quer eles queiram comprar uma solução comercial ou construir sua própria solução. Trata-se de um software comercial focado em casos de uso corporativos no local, como redes privadas e equipamentos universais nas instalações do cliente. O Intel Smart Edge Open evoluído e aprimorado (anteriormente conhecido como OpenNESS) é um kit de ferramentas de software aberto, que permite aos desenvolvedores criar plataformas de ponta altamente otimizadas e de alto desempenho.

A família Intel Agilex FPGA está se expandindo, com um novo FPGA com aceleração de criptografia integrada, que pode suportar MACSec em aplicativos 5G. Isso adiciona outra camada de segurança ao vRAN nos níveis de fronthaul, midhaul e backhaul.

A família Intel Ethernet Serie 800 está se expandindo, com o primeiro adaptador Ethernet compatível com SyncE da Intel,  projetado para sistemas com restrição de espaço no limite e adequado para RAN de alta largura de banda 4G e 5G, bem como outros tempos e latências. É voltado para aplicações sensíveis em setores como industrial, financeiro e de energia.

Serviço
www.intel.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.