book_icon

Dell e Dish vão construir a primeira rede aberta 5G RAN Edge dos EUA

A Dell fornecerá a base de infraestrutura de rede, dispositivos de alimentação, softwares e diversas outras soluções de negócios

Dell e Dish vão construir a primeira rede aberta 5G RAN Edge dos EUA

A Dell Technologies e a Dish Network anunciaram nesta quinta-feira (17/6) que firmaram um acordo de infraestrutura estratégica para apoiar o lançamento da primeira rede 5G nativa em Nuvem dos Estados Unidos. As empresas estão reimaginando como as redes 5G RAN são construídas e implementadas com um ecossistema de parceiros, tecnologias e a base de infraestrutura aberta da Dell. A Dish afirma que está desenvolvendo sua rede 5G aberta e nativa da Nuvem do zero. A Dell Technologies fornecerá a base de infraestrutura de rede, dispositivos de alimentação, software e soluções para ajudar os clientes a aproveitarem a conectividade e as oportunidades de negócios possibilitadas pela combinação de 5G e Edge Computing.

Com a Dell Technologies APEX Flex On Demand, a Dish pode aumentar ou diminuir o uso do servidor, pagando apenas pelo que usa. A Dell fornecerá sistemas de borda com integração de fábrica, enquanto os serviços e profissionais de suporte ajudarão a garantir uma implantação eficiente e gerenciamento do ciclo de vida  

“Ao colaborar com a Dell Technologies, teremos a infraestrutura de hardware e software necessária para aproveitar a potência e o potencial do 5G. A abordagem de ecossistema aberto da Dell nos ajudará a dimensionar nossa rede RAN com agilidade, velocidade e consistência, trazendo novas oportunidades de negócios para clientes corporativos e consumidores, completando nossa estratégia de Nuvem”, disse Marc Rouanne, diretor de Rede da Dish. “Escolhemos alavancar a tecnologia da Dell porque eles têm um histórico comprovado de transformação de redes e uma vontade de trabalhar conosco no projeto e implementação de Infraestrutura como Código (IaC). Com a ajuda deles, estamos mais perto de implementar a primeira rede Open RAN 5G nativa da Nuvem dos Estados Unidos”, salientou.

Usando o software de segurança e a cadeia de fornecimento global da Dell Technologies, a Dish implementará a infraestrutura aberta de hardware e software da Dell para sua rede 5G, que conectará milhões de pessoas e fornecerá 5G e casos de uso de borda em setores de saúde, educação, governo, varejo, manufatura, bancário e além. Com o provisionamento e implantação zero-touch da Dell de funções de rede RAN em contêineres, a Dish poderá simplificar e automatizar a implementação de software e serviços em vários locais geográficos.

“A Dish está abrindo novos caminhos ao construir uma rede 5G nativa da Nuvem projetada para um futuro em que o Edge Computing e as novas aplicações 5G colidem de maneiras que ainda não havíamos pensado”, disse Dennis Hoffman, vice-presidente sênior e gerente geral da Dell Tecnologias para Negócios de Sistemas de Telecomunicações. “Colocaremos nossas décadas de experiência em transformação digital para ajudar a simplificar e automatizar a rápida implantação de 5G RAN e rede de borda da Dish”, completou.

O acordo

A Dell e a Dish estão criando soluções de rede sem fio 5G privadas, redes de longa distância definidas por software e plataformas de Nuvem de borda de multiacesso. Com o objetivo de fornecer valor a uma ampla gama de setores, as empresas estão trabalhando juntas em uma estratégia de entrada no mercado para fornecer soluções simples e contínuas para gerar valor para os clientes no limite.

Ambas as empresas irão desenvolver tecnologia para Open RAN, SmartNICs, colocation micro-edge emergente, automação operacional e outras áreas de P&D. Equipes conjuntas buscarão e criarão soluções de computação de borda de acesso múltiplo (MEC) para oportunidades empresariais e de pequeno porte.

A Dell e o DISH permitirão recursos avançados de Machine Learning (ML) para monitorar a integridade do sistema e ajudar a prever as anomalias que podem afetar o desempenho ou os serviços. Elas projetarão a infraestrutura de rede de locais de celular a Data Centers para oferecer melhor desempenho, eficiência de energia e operações automatizadas.

A Dish implantará servidores Dell EMC PowerEdge em locais de torres de celular e em locais RAN centralizados para lidar com as demandas crescentes de cargas de trabalho, com uso intensivo de dados baseadas em borda. Projetado para ter sucesso em ambientes hostis, a rede usará servidores robustos Dell EMC PowerEdge XR11 para oferecer suporte à sua Nuvem privada e aplicativos de borda. Também será usada servidores Dell EMC PowerEdge R740 e R750 para oferecer suporte à virtualização e às demandas de cargas de trabalho nativas da Nuvem.

Flexibilidade

Com a Dell Technologies APEX Flex On Demand, a Dish pode aumentar ou diminuir o uso do servidor, pagando apenas pelo que usa. A Dell fornecerá sistemas de borda com integração de fábrica, enquanto os serviços e profissionais de suporte ajudarão a garantir uma implantação eficiente e gerenciamento do ciclo de vida.

A Dell e a Dish estão estabelecendo equipes de colaboração de tecnologia avançada para identificar e desenvolver tecnologias futuras e oportunidades de investimento. As empresas irão colaborar no roadmap e diversidade de silício para 5G RAN e infraestrutura de ponta com foco em melhorias de custo de serviço, densidade de desempenho, confiabilidade operacional e consumo de energia de equipamentos de telecomunicações na rede 5G.

As empresas estão se unindo para desenvolver e comercializar soluções, por exemplo, estão projetando e certificando notebooks habilitados para Dell 5G com opções de conectividade Dish para levar o 5G a mais pessoas e lugares. As empresas oferecerão gerenciamento de dispositivos e recursos de provisionamento eSIM, para que os clientes possam ativar o serviço sem um cartão físico em redes privadas e compartilhadas, tudo dentro de um modelo “pague pelo o que usarem”.

Serviço
www.delltechnologies.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.