book_icon

Cresce a participação de mulheres no segmento de Supply Chain

Segundo a pesquisa do Gartner, elas representam 41% da força de trabalho, ante 39% registrado no ano passado

Cresce a participação de mulheres no segmento de Supply Chain

As mulheres representam 41% da força de trabalho da cadeia de suprimentos em 2021, ante 39% em 2020, de acordo com uma pesquisa recente do Gartner. Cada nível de liderança teve um aumento na representação, exceto o nível executivo, em que houve um ligeiro declínio. Em 2021, as mulheres representavam 15% dos cargos de nível executivo, ante 17% em 2020.

A pesquisa The Women in Supply Chain Survey 2021, conduzida em conjunto com a Awesome, pesquisou 223 organizações da cadeia de abastecimento de fevereiro a março de 2021. Os resultados mostraram a maior porcentagem de mulheres na força de trabalho da cadeia de abastecimento desde a primeira edição da pesquisa em 2016.

Para esses entrevistados, há uma maior responsabilidade pelos resultados – e vemos a correlação com representação e inclusão mais fortes aparecendo nos pipelines

“Ao contrário de outras indústrias, a missão crítica da cadeia de abastecimento durante a pandemia de Covid-19 significou que muitos setores não reduziram sua força de trabalho, mas continuaram a contratar e até enfrentaram escassez de talentos, especialmente nas cadeias de abastecimento de produtos”, disse Dana Stiffler, analista e vice-presidente de Cadeia de Suprimentos do Gartner. “Isso resultou em muitas mulheres, não apenas mantendo sua posição nas organizações da cadeia de suprimentos, mas aumentando sua representação nas organizações. Também registramos um número recorde de compromissos específicos e ações lideradas pela cadeia de suprimentos e vimos os programas existentes começando a dar frutos”, comentou.

De acordo com o relatório, a pandemia não parece ter interrompido os esforços de igualdade de gênero na cadeia de abastecimento, tanto que 84% das organizações respondentes afirmaram que a Covid-19 não teve impacto perceptível em sua capacidade de reter e promover mulheres.

No entanto, 54% dos entrevistados disseram que reter mulheres em meio de carreira é um desafio crescente. A falta de oportunidades é o principal motivo pelo qual mulheres em meio de carreira deixaram uma organização ou provedor de cadeia de suprimentos. A segunda opção mais selecionada foram as oportunidades de desenvolvimento.

“Os líderes da cadeia de suprimentos que levam a sério seus esforços de igualdade de gênero devem criar programas de desenvolvimento de liderança sob medida e explorar políticas de trabalho flexíveis que atendam às necessidades das mulheres em meio de carreira”, disse Stiffler.

Os anos anteriores mostraram que definir metas e ter objetivos declarados são motores cruciais para melhorias em pipelines e outros resultados de DEI. Em 2021, a proporção de organizações da cadeia de abastecimento com qualquer tipo de meta saltou para 73%, ante 64% em 2020. Dentro do subconjunto de entrevistados (29%) que declararam objetivos, 68% disseram que a organização da cadeia de abastecimento tinha uma iniciativa direcionada nas mulheres, um grande aumento frente aos 46% de 2020.

“É encorajador ver que a maior parte desse salto foi para metas mais formais e metas específicas em scorecards de gestão. Para esses entrevistados, há uma maior responsabilidade pelos resultados – e vemos a correlação com representação e inclusão mais fortes aparecendo nos pipelines”, concluiu Stiffler.

Serviço
www.gartner.com

cadeia de abastecimento

carreira

COVID-19

Dana Stiffler

Gartner

mulheres

supply chain

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento