book_icon

RPA é um campo de crescimento rápido e desejável, diz estudo da UiPath

Pesquisa revela que 97% se dizem satisfeitos e 87% afirmam que a tecnologia tem impacto positivo na sociedade

RPA é um campo de crescimento rápido e desejável, diz estudo da UiPath

A UiPath, provedora de software de automação corporativa, divulgou nesta quarta-feira (16/6) as principais descobertas de seu estudo State of the RPA Developer Report 2021, que destaca o rápido crescimento da carreira de Automação de Processos Robóticos (RPA) e revela como os desenvolvedores de RPA se sentem sobre seu futuro e o impacto da automação na sociedade. A pesquisa descobriu que 97% dos profissionais de RPA estão satisfeitos com suas carreiras. Destes, 63% relatam que estão “muito satisfeitos”, um aumento em relação aos 51% do ano passado – sinalizando que os desenvolvedores de RPA estão engajados em seu trabalho, apesar das interrupções nos negócios no ano passado. Ao mesmo tempo, 87% também acreditam que o RPA terá um impacto positivo na sociedade. Foram entrevistados 1 mil desenvolvedores de RPA de todo o mundo em abril de 2021.

A automação está despertando um enorme potencial para que as empresas atendam melhor os clientes e se tornem mais ágeis e resilientes, o que está expandindo uma categoria de trabalho inteira para pessoas de todas as origens e níveis de habilidade

De acordo com o relatório, o RPA é um campo de crescimento rápido e desejável para o qual é relativamente fácil fazer a transição. A pesquisa descobriu que 92% dos profissionais de RPA acham que a indústria de RPA tem um alto potencial de crescimento nos próximos cinco anos. As contratações na indústria continuam altas, já que 77% esperam que sua organização contrate mais desenvolvedores RPA nos próximos 12 meses, ante 70% no ano passado.

Enquanto 35% dos entrevistados disseram que o RPA é sua primeira função profissional, o RPA não está apenas atraindo novos talentos para a força de trabalho. Dois terços dos desenvolvedores de RPA vêm de outras funções de desenvolvimento de software e 21% eram ex-analistas de negócios. Metade dos desenvolvedores de RPA disse que foi fácil fazer a transição para suas funções.

Para 86% dos profissionais, o RPA é mais diverso ou pelo menos tão diverso em comparação com outros campos de desenvolvimento de software. Há sinais de melhora na diversidade de gênero e idade: 20% dos profissionais da RPA que responderam são mulheres e metade dos entrevistados tem mais de 30 anos. De forma promissora, em uma seleção de alunos pesquisados ​​pela primeira vez este ano, 82% estão considerando um emprego na RPA depois de se formarem, citando interesse na tecnologia e sua crença de que é um trabalho significativo.

Oportunidades

Embora os desenvolvedores queiram permanecer no campo, muitos estão em busca de novos empregos ou estão abertos a novas oportunidades – 80% dos profissionais da RPA estão em busca de novos empregos ou relatam estar abertos a novas oportunidades, embora a maioria desses candidatos (75%) queira permanecer no campo. Os principais motivos pelos quais procuram fazer uma mudança incluem o desejo de progredir na carreira (78%), aumentar o salário (78%) e aprender novas habilidades (76%).

Como muitos outros, os profissionais da RPA mudaram a forma de trabalhar este ano. A grande maioria (85%) dos entrevistados começaram a trabalhar em casa e a maioria ainda está trabalhando (em abril de 2021). Embora 90% dos desenvolvedores de RPA queiram continuar trabalhando em casa pelo menos parte do tempo, aqueles que são novos no trabalho remoto enfrentaram desafios, incluindo dificuldade para desconectar (47%) e colaboração (46%).

“A automação está despertando um enorme potencial para que as empresas atendam melhor os clientes e se tornem mais ágeis e resilientes, o que está expandindo uma categoria de trabalho inteira para pessoas de todas as origens e níveis de habilidade”, disse Tom Clancy, vice-presidente sênior da UiPath Learning. “É emocionante ver mais diversidade e carreiras gratificantes em automação florescendo. Estamos empenhados em capacitar todos os que desejam adquirir habilidades RPA para ter sucesso no local de trabalho do futuro por meio de recursos educacionais gratuitos, programas de treinamento e eventos comunitários”, comentou.

Serviço
www.uipath.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.