book_icon

O impacto da pandemia e o papel da tecnologia no ensino médico

É certo que o surgimento da pandemia afetou diretamente todo o setor de saúde. Os hospitais e instituições da área tiveram suas rotinas transformadas em questão de dias, em um contexto de incertezas até para os profissionais mais experientes. Não distante disto, o segmento de educação também sofreu com as mudanças de hábitos, paralisação das atividades, novos formatos e a necessidade de inclusão de novas tecnologias para viabilizar a qualidade do ensino.

Diante deste cenário, as universidades de medicina viram-se cercadas de novos desafios. Como lidar com uma emergência mundial em saúde, com adaptações às novas metodologias de ensino, com escassez de profissionais – que migraram das salas de aula para a linha de frente no combate ao Covid –, ao mesmo tempo em que precisam garantir a formação de profissionais capacitados? Tudo isso tem levado a uma verdadeira revolução na educação médica, que precisou de uma transformação brusca para conseguir cumprir este papel.

Os principais desafios da educação médica
Com o isolamento social imposto pela pandemia, as universidades, independente da fluência em TI, tiveram que se adaptar – como todo o mercado – e adotar um novo modelo de ensino: o EAD. Mas como manter o engajamento dos alunos neste novo processo de aprendizagem e propiciar a própria retenção do conhecimento? Em especial, levando em consideração a diferença de perfis de alunos, classes sociais, níveis de familiaridade com a tecnologia e os graus de maturidade das universidades no que tange o uso destas ferramentas.

É fato que, antes mesmo da pandemia, muitas universidades de medicina vinham apostando em metodologias ativas de ensino, para garantir a formação de profissionais capacitados e mais independentes. De certa forma, estes métodos possibilitam, por exemplo, a montagem de grupos de estudo e de salas invertidas, que tem como papel estimular os alunos a buscarem conhecimento espontaneamente e não aguardar apenas as informações trazidas pelos professores durante o período de aula.

Mesmo com esta atualização por parte das instituições, nada se compara à transformação gerada por este novo cenário. A mudança cultural e de espaço, bem como a inclusão de um ambiente 100% digital, desencadearam incertezas sobre o futuro acadêmico para a maioria dos alunos, agravadas pelo cancelamento temporário e emergencial das atividades práticas daqueles que cursam os primeiros ciclos da graduação.

Claro que o cenário abrupto abriu os olhos de toda a comunidade acadêmica para a necessidade de investimentos em tecnologia. Em um momento inicial, a ideia era dar continuidade ao processo de formação dos alunos, em diferentes estágios do curso, não só para não atrasar seus estudos, mas também prepará-los para atuação imediata.

O papel da tecnologia no ensino médico
No entanto, o que foi feito é um grande passo para novas possibilidades e para a evolução da educação médica quando o cenário estiver mais próximo da normalidade. Em algumas instituições, as aulas online, além de mais interativas, ganharam o reforço de plataformas mais atualizadas e condizentes com a realidade dos estudantes e com as necessidades de cada universidade, que poderão ser utilizadas para melhorar a infraestrutura e expandir as formas de ensino, mesmo em um cenário pós-pandemia.

Para os alunos em ciclos mais avançados, em que os atendimentos em hospitais e postos de saúde fazem parte da realidade e do dia a dia, o desafio era outro: Como ter acesso a conteúdos médicos confiáveis e de qualidade, enfrentando ora a carência de orientações e, em um segundo momento, um volume avassalador de informações – muitas delas sem embasamento científico – que surgiam e mudavam a todo momento?

Este novo contexto exigiu um forte crivo sobre as diretrizes mais atualizadas a serem seguidas. Primeiro, para preparar o corpo docente para que ele pudesse transferir esse conhecimento para os alunos. Segundo, para dar suporte a estes estudantes no momento de tomada de decisões importantes.

O paradigma da medicina baseada em evidências é bem reconhecido pela classe médica, mas é relativamente recente e ainda está em evolução. No entanto, já se percebe uma mudança interessante no sentido de usar as tecnologias como validação científica.

Neste momento, os recursos de suporte à decisão clínica tornaram-se um dos pilares para auxiliar o trabalho desenvolvido pela área médica e garantir a efetividade clínica. As evidências assumiram um papel fundamental em um momento delicado.

Com o passar do tempo, o cenário pandêmico tende a se aproximar do fim em diversas partes do mundo. No entanto, as consequências e o impacto tecnológico gerados neste momento devem permanecer como um forte aliado para o futuro da evolução do ensino médico nas universidades.

Por Marcelo Lancerotti, country manager da unidade de Efetividade Clínica da Wolters Kluwer, Health no Brasil.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.