book_icon

Gartner: serviços de TI será desenvolvida por profissionais de fora da área de tecnologia até 2024

Nova categoria de compradores empresariais está ocupando uma fatia maior do mercado de TI

Gartner: serviços de TI será desenvolvida por profissionais de fora da área de tecnologia até 2024

O Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, anuncia pesquisa que mostra que, até 2024, 80% dos produtos e serviços de TI serão desenvolvidos por profissionais que não são da área de tecnologia.

Essa tendência é impulsionada por uma nova categoria de compradores que não faz parte da área de TI. Outros departamentos estarão em breve comprando produtos e serviços de TI mais do que os executivos da própria área de tecnologia. Prova disso é que atualmente os gastos de TI liderados pelas áreas de negócios já representam cerca de 36% do orçamento total do setor de TI.

O crescimento de dados digitais, ferramentas de desenvolvimento e aplicações com Inteligência Artificial (IA) estão entre os muitos fatores que permitem a democratização do desenvolvimento de tecnologia além dos profissionais de TI  

“Os negócios digitais são tratados como uma atividade de equipes pelos líderes e não mais como domínio exclusivo da área de TI”, diz Rajesh Kandaswamy, Distinto Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “O crescimento de dados digitais, ferramentas de desenvolvimento e aplicações com Inteligência Artificial (IA) estão entre os muitos fatores que permitem a democratização do desenvolvimento de tecnologia além dos profissionais de TI.”

Covid-19 impulsiona o desenvolvimento de novos produtos e serviços – Além disso, a invasão da tecnologia em todas as áreas de negócios e entre os consumidores está criando demanda por produtos e serviços que surgem fora dos departamentos de TI. As necessidades desses compradores nem sempre se encaixam perfeitamente nas ofertas técnicos dos fornecedores tradicionais.

Isso foi agravado pela crise do Covid-19, que apenas expandiu a quantidade e o tipo de casos de uso que a tecnologia. Em 2023, o Gartner prevê que US$ 30 bilhões em receita serão gerados por produtos e serviços que não existiam antes da pandemia.

Os analistas do Gartner destacam que a rápida expansão dos serviços em Nuvem (Cloud), iniciativas de negócios digitais e serviços remotos abriu os negócios para novas possibilidades de integração e otimização.

Mais de um terço dos fornecedores de tecnologia competirão com empresas de ‘não-tecnologia’ até 2024 – A Covid-19 também reduziu as barreiras para quem está fora de TI e busca criar soluções baseadas em tecnologia, fornecendo possibilidades de entrada para qualquer pessoa que possa consiga oferecer soluções para as necessidades geradas durante a pandemia. Esses participantes incluem profissões não-tecnológicas dentro das empresas – ou “tecnólogos de negócios” – incluem desenvolvedores sociais, cientistas de dados e sistemas de Inteligência Artificial.

Os fornecedores de tecnologia estão cada vez mais entrando em mercados relacionados ou em concorrência com empresas não-tecnológicas, incluindo novas companhias que inovam em serviços financeiros e no varejo. Vale destacar que o varejo está criando soluções voltadas para TI com mais frequência e com mais ambição à medida que mais empresas continuam seus esforços de transformação digital para manter as vendas apesar da pandemia. Por isso, o Gartner espera que os anúncios de lançamentos de tecnologia feitos por empresas não-tecnológicas proliferem nos próximos 12 meses.

“A disponibilidade de tecnólogos de negócios fornece novas fontes de inovação e a capacidade de realizar novos trabalhos. Assim, os fornecedores de tecnologia e serviços precisarão estender o fornecimento de ideias e o desenvolvimento de tecnologia para novas comunidades, sejam elas baseadas no desenvolvimento dos cidadãos, em suas próprias comunidades de clientes ou outras fontes”, avalia Kandaswamy.

Serviço
www.gartner.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.