book_icon

Mercado de armazenamento continua aquecido, diz relatório da IDC

Embora a pandemia tenha afetado as vendas de HDDs e SSDs, o mundo continua gerando mais e mais dados, que precisam ser armazenados

Mercado de armazenamento continua aquecido, diz relatório da IDC

A IDC publicou recentemente novas previsões para os mercados mundiais de unidades de disco rígido (HDD) e discos de estado sólido (SSD). Embora ambos os mercados tenham sido afetados pela pandemia de Covid-19, as perspectivas parecem boas, já que a demanda por armazenamento continua forte em várias áreas. As remessas mundiais de petabytes da indústria de HDD devem ter uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 18,5% no período de previsão de 2020–2025 e a capacidade média por unidade deve aumentar em um CAGR de 5 anos de 25,5%.

“Enquanto o mercado de HDD cliente continua em declínio devido ao crescimento no uso de SSD, a pandemia aumentou a curto prazo a demanda por certos tipos de HDDs, particularmente HDDs móveis, bem como HDDs com capacidade otimizada”, disse Edward Burns, diretor de Pesquisa da Unidade de Disco Rígido e Tecnologias de Armazenamento da IDC. “E a demanda por capacidade de armazenamento continua a crescer em um ritmo constante, à medida que o mundo cria e armazena mais e mais dados”, enfatizou.

A pandemia acelerou a necessidade de transformação e a demanda mundial por SSDs aumentou devido a essa tendência, pois tanto os consumidores quanto as empresas buscaram aproveitar os benefícios das tecnologias  

Segundo o relatório, a demanda de petabytes de HDD de clientes de armazenamento OEM será maior em 2021, em grande parte devido a um aumento nos projetos de Data Center local, tendências de reabertura de negócios e liberação de verbas orçamentárias para projetos locais que anteriormente estavam suspensos no início a pandemia.

A demanda de HDD de provedores de serviços em Nuvem e clientes de Data Centers de hiperescala deve permanecer forte durante todo o período de previsão, com petabytes crescendo a um CAGR de 31% até 2025. A demanda de petabytes de HDD permanece sólida e a nova demanda de armazenamento em blockchain e criptomoedas, como a Chia, está criando uma demanda maior em um mercado já apertado.

Além disso, o aumento da demanda por PCs provocada por necessidades de trabalho em casa e ensino a distância resultou em uma previsão significativamente mais alta para HDDs de clientes em 2021 e ao longo da previsão. O mercado de HDDs de classe de vigilância por vídeo permanecerá no caminho certo com a forte demanda de capacidade impulsionada pelo crescimento da vigilância por vídeo, visão de máquina, resolução de câmera e tendências de retenção de vídeo do cliente.

SSDs estão em alta

Como o mercado de HDD, a demanda por SSDs continua a se beneficiar das tendências para trabalho e escola em casa, que impulsionaram a demanda por PCs. A maior demanda de SSD também se reflete no mercado corporativo, à medida que as empresas fazem os investimentos necessários em Nuvem e TI tradicional para dar suporte às operações de negócios.

“A pandemia acelerou a necessidade de transformação e a demanda mundial por SSDs aumentou devido a essa tendência, pois tanto os consumidores quanto as empresas buscaram aproveitar os benefícios das tecnologias”, disse Jeff Janukowicz, vice-presidente de Pesquisa de Solid State Drives da IDC. “A IDC acredita que a maioria das tendências de longo prazo permanecem intactas, permitindo uma adoção mais ampla de SSD durante o período de previsão, e as unidades de SSD em todo o mundo e a capacidade enviada são maiores do que a previsão anterior graças ao aumento da demanda de dispositivos clientes, armazenamento corporativo e provedores de serviço em Nuvem”, comentou.

A IDC espera que as remessas de unidades de SSD em todo o mundo aumentem em um CAGR de 2020–2025 de 7,8% e a receita mundial de SSD cresça em uma CAGR de 9,2% no mesmo período, atingindo US$ 51,5 bilhões em receita até 2025. As remessas de capacidade SSD em todo o mundo devem crescer em um CAGR 2020–2025 de 33%, já que a IDC espera uma erosão contínua de preços nas perspectivas de preços de SSD de longo prazo.

O relatório mostra que o preço do SSD permanece volátil e elevado no curto prazo, à medida que os fornecedores procuram combinar o fornecimento com a maior demanda e os clientes finais buscam preços favoráveis. Ao longo da previsão, os avanços contínuos da tecnologia em flash NAND continuarão a permitir soluções mais econômicas, ajudando a aumentar ainda mais a demanda por SSDs.

A demanda por SSDs de cliente é significativamente maior do que a previsão anterior, visto que as tendências para trabalho e escola em casa aumentaram significativamente as expectativas para o mercado de PCs portáteis durante o período de previsão.

No mercado corporativo, a demanda de curto prazo por SSDs permanece forte, tanto em Nuvem quanto nos segmentos de mercado de TI tradicionais. Acima da previsão, os preços mais baixos impulsionarão a elasticidade da demanda e a otimização do sistema em torno do flash, juntamente com a modernização da infraestrutura digital, e a expansão das arquiteturas centradas na Nuvem continuarão a fornecer a demanda secular contínua por tecnologias de armazenamento de estado sólido.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.