A Samsung Electronics, uma das maiores fabricantes de semicondutores do mercado, apresentou nesta quinta-feira (10/6) o primeiro sensor de imagem de pixel de 0,64 microns (μm) da indústria, o Samsung ISOCELL JN1 de 50 megapixels (Mp). Equipado com as mais recentes tecnologias de pixel, como ISOCELL 2.0 aprimorado, Smart-ISO e Double Super PDAF, o JN1 pode capturar imagens mais vívidas no menor sensor móvel de 50Mp da indústria.
“As tecnologias avançadas de pixel da Samsung mais uma vez ultrapassaram os limites com a maior precisão para desenvolver um sensor de imagem com o menor tamanho de pixel da indústria, mas com desempenho poderoso. O novo ISOCELL JN1 com 0,64μm será capaz de equipar os smartphones mais elegantes de amanhã, com fotos móveis de ultra-alta resolução”, afirmou Duckhyun Chang, vice-presidente executivo de Negócios de Sensores da Samsung Electronics. “À medida que impulsionamos nosso compromisso com a inovação em tecnologias de pixel, continuaremos a trazer uma ampla gama de ofertas de sensores de imagem móveis para o mercado”, completou.
Uma nova adição à linha de sensores de imagem de alta resolução da Samsung, o JN1 emprega a tecnologia ISOCELL 2.0 com aprimoramentos adicionais que melhoram a sensibilidade à luz em cerca de 16%. Para ambientes com pouca luz, o sensor utiliza a tecnologia de binning de quatro para um pixel da Samsung, chamado Tetrapixel, que mescla quatro pixels adjacentes de 0,64μm em um grande pixel de 1,28μm para quadruplicar a sensibilidade à luz para fotografias mais brilhantes de 12,5Mp.
Com essas tecnologias avançadas, todas integradas em um pequeno formato óptico de 1 / 2,76 polegadas, o JN1 é o sensor de imagem mais versátil da Samsung. Por meio de estreita colaboração com parceiros do ecossistema, o JN1 é compatível com produtos existentes de 1/8 de polegada, permitindo que o sensor seja usado para câmeras frontais, ultra-panorâmicas ou telefoto, além das opções padrão de câmeras panorâmicas. Isso significa que os usuários podem tirar selfies altamente detalhadas ou fotos de grupo em uma resolução de até 50Mp, bem como vídeo de alta resolução de até 4K e altas taxas de zoom. O sensor menor também pode reduzir a altura do módulo da câmera em cerca de 10 por cento, minimizando a protuberância da câmera para designs mais finos e simplificados em smartphones de última geração.
Chip para 5G
Outra novidade apresentada pela Samsung foi sua tecnologia de radiofrequência (RF) baseada no processo de 8 nanômetros (nm). Espera-se que essa tecnologia de fundição de ponta forneça uma ‘solução de um chip’, especificamente para comunicações 5G com suporte para designs de chips multicanal e multiantena. Espera-se que a extensão da plataforma RF de 8nm da Samsung expanda a liderança da empresa no mercado de semicondutores 5G de aplicações sub-6GHz para mmWave.
A tecnologia de processo RF de 8nm da Samsung é a mais recente adição a um já amplo portfólio de soluções relacionadas a RF, incluindo RF de 28nm e 14nm. A empresa estabeleceu sua liderança no mercado de RF através do fornecimento de mais de 500 milhões de chips de RF móveis para smartphones premium desde 2017.
“Por meio da excelência em inovação e processo de fabricação, reforçamos nossas ofertas de comunicação sem fio de próxima geração”, disse Hyung Jin Lee, líder da Equipe de Desenvolvimento de Tecnologia de Fundição da Samsung Electronics. “À medida que o 5G mmWave se expande, o RF de 8nm da Samsung será uma ótima solução para clientes que buscam bateria de longa duração e excelente qualidade de sinal em dispositivos móveis compactos”, afirmou.
Serviço
www.samsung.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo