A FM Logistic, operadora de logística e Supply Chain, divulgou os resultados financeiros para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2021. A empresa registrou faturamento de 1,380 bilhão de euros, queda de 3,6%, afetada, principalmente, pela desaceleração econômica que impactou em 73 milhões de euros. Porém, logo no 2º semestre do ano passado, o cenário mais favorável fortaleceu um crescimento positivo de 1,5%.
O EBIT (lucro antes de juros e impostos) foi de 38,8 milhões de euros, 8,7% menor do que no ano passado. A diminuição reflete os custos mais elevados associados às medidas de adaptação à Covid-19, que totalizaram em torno de 8,1 milhões de euros, porém, compensados em parte por medidas de redução e repasse de custos.
“Em uma economia turbulenta, a FM Logistic revelou-se notavelmente resiliente. A prova disso é que assinamos 207 milhões de euros em novos contratos entre abril de 2020 e março de 2021, sendo que a grande parte deles estão relacionados aos serviços de omnichannel e e-commerce. Os esforços dos colaboradores ajudaram milhões de consumidores a obter os produtos que precisavam. Continuaremos a construir nossas posições fortes nas indústrias de bens de consumo e varejo para ajudá-las a implementar estratégias sustentáveis”, explica Jean-Christophe Machet, CEO da empresa.
Negócios crescentes em serviços omnichannel e e-commerce
O fechamento intermitente das lojas físicas, em 2020, acelerou a demanda por logística omnichannel e as vendas online. Atualmente, a FM Logistic oferece soluções omnichannel para 57% da carteira de clientes.
Outro fator relacionado aos negócios foi a necessidade crescente de serviços de logística urbana, como micro depósitos, dark stores e soluções “click & collect”, que indica pontos de retirada. Nesses setores, a empresa estendeu contratos com grandes varejistas como Carrefour, Intermarché e Sephora.
Os novos contratos mais notáveis conquistados no ano fiscal de 2020/2021 incluem uma marca global de cosmético e cuidados com a pele, um grande fabricante de brinquedos e várias empresas líderes em comércio eletrônico, especialmente, na França, Espanha e Índia. As principais renovações foram assinadas com Mondelēz e a Nestlé.
Destaques regionais
As receitas foram divididas entre França (40%) e outros países (60%), proporção semelhante aos últimos anos.
Por país, a receita na França diminuiu 1,9% fechando em 548 milhões de euros. Os volumes menores refletem a Covid-19, porém, foram mitigados pela maior demanda no comércio online e varejo alimentício.
A receita e a lucratividade aumentaram na Espanha e na Itália, impulsionadas pela logística do e-commerce. O maior crescimento foi registrado na Espanha (+ 22%), suportado pelo contínuo desenvolvimento da unidade de logística urbana Citylogin.
No Leste Europeu, a FM Logistic buscou o desenvolvimento dos serviços de transporte. Na Rússia, as receitas do setor tiveram um incremento de 20%. A filial da Ucrânia voltou a ter lucratividade, auxiliada pela duplicação dos volumes do comércio online.
Na Romênia, a empresa garantiu a renovação do contrato de 5 anos com uma das maiores empresas de alimentos e nutrição do mundo. Na Europa Central, a FM Logistic conquistou 25 novos contratos e renovou com outros 29 clientes, além de iniciar a construção de uma nova plataforma logística em Wiskitki, a 10 km do Centro de Transporte da Polônia, um hub internacional aéreo, ferroviário e rodoviário.
Na Ásia, a FM assinou contratos com grandes empresas de comércio eletrônico, incluindo um com a Pepperfry, o principal mercado de móveis e produtos domésticos da Índia, e outro com a VinShop, uma das maiores organizações de compra do Vietnã, subsidiária do OneMount Group.
Negócios no Brasil
A FM Logistic do Brasil, assim como as outras unidades, quer estar inserida no mercado como uma empresa de logística “green”, que se preocupa com o meio ambiente e a sustentabilidade. Para isso, tem investido em frota de veículos ecológicos (elétricos, híbrido, gás ou hidrogênio). A filial brasileira tem crescido três vezes mais do que o mercado logístico e tem a intenção de duplicar o crescimento orgânico em três anos.
“Nosso foco está nos setores de cosméticos, varejo e consumo, baseado em um desenvolvimento sustentável e investimento em equipes comerciais para atendimento dos serviços de omnichannel e transportes. Para dobrar o faturamento, investiremos em tecnologia e na ampliação dos centros de distribuição”, afirma Ronaldo Fernandes da Silva, presidente da FM Logistic do Brasil.
Segundo o executivo, os negócios da empresa estão centralizados em 30% no segmento de bens de consumo, 27% em cosméticos, 22% no varejo e 21% no industrial. “Retomamos a atuação com o transporte, o que ofertará um maior escopo de serviços aos clientes, e seguiremos investindo em novos produtos como o omnichannel e a distribuição urbana utilizando frota ecologicamente sustentável”, ressalta. No Brasil, a FM Logistic fechou, recentemente, contrato com a Henkel e sua marca Schwarzkopf.
Cadeias logísticas mais sustentáveis
No ano fiscal de 2020/21, a FM Logistic deu novos passos para contribuir para cadeias logísticas mais sustentáveis, que incluem o lançamento de uma campanha de treinamento em saúde e segurança em mais de 10 países, o fornecimento de painéis sustentáveis para 50 clientes, o que permite monitorar as emissões de gases de efeito estufa das atividades terceirizadas.
A empresa também investiu em energia renovável nas operações da Europa Central. Também está em andamento um projeto para produzir hidrogênio a partir da eletrólise da água em duas instalações piloto em Escrennes (França) e Illescas (Espanha). A FM também desenvolveu serviços específicos sem o uso de embalagens para varejistas e fabricantes de produtos, com destaque para a rede de supermercados Franprix, em Paris.
As emissões globais de dióxido de carbono das operações de armazenagem da FM Logistic continuaram diminuindo. A redução geral em termos absolutos atingiu 17% entre 2018 e 2020.
Projeções para 2021 e 2022
Com base na carteira de clientes atual e nas expectativas de aumento na demanda por serviços de omnichannel e logística urbana, a FM Logistic prospecta atingir um crescimento orgânico na receita no ano fiscal 2021/2022, o que refletirá, principalmente, a redução dos impactos da Covid-19 e no equilíbrio cambial.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo